quarta-feira, 13 de junho de 2007

Tykerb dá resultados positivos no tratamento do cancro

O fármaco da companhia americana GlaxoSmithKline (GSK), Tykerb, apresentou bons resultados no tratamento de mulheres com cancro da mama HER2- positivo. No entanto, a empresa continua a realizar testes, pois os resultados ainda não estão consolidados.


Numa primeira fase de testes, foram criados dois grupos de doentes de cancro da mama com metástases. Um medicado com Tykerb, onde 60% das pessoas tiveram uma recuperação parcial ou total das metástases. A um outro grupo administraram apenas paclitaxel. Neste apenas houve resultados positivos em 36% dos casos.

A duração de tempo sem reincidências também aumentou de 19 meses para 24, acrescentou a GSK.

As metástases têm se verificado também na actividade cerebral pelo que este foi um factor averiguado na segunda fase de testes. Através da monoterapia com Tykerb 19 doentes, 7% do grupo analisado, conseguiram uma redução aproximada de 50% das lesões cerebrais, sem consequências neurológicas e sem a utilização de esteróides.

A GSK conclui que o Tykerb, associado com a capecitabina, reduz o número de doentes da mama com metástases cerebrais. Adiantou ainda que estão inscritas mil pessoas para continuar o estudo sobre o medicamento.

Sara Pelicano

Fontes: Pm Farma, GSK

Sem comentários: