domingo, 29 de julho de 2007

Organizações farmacêuticas criam guia preventivo para pandemias



Foi criado um novo guia desenhado para ajudar os farmacêuticos a responder a uma pandemia de gripe, através de uma colaboração entre a American Pharmacists Association (APhA), a American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) e a National Association of Chain Drug Stores (NACDS) Foundation. O documento descreve como as farmácias podem ajudar a aumentar a consciencialização e educar o público na luta contra uma pandemia, e como o planeamento por parte dos farmacêuticos, e não só, pode reduzir significativamente o impacto desta doença.

Com instruções específicas, o documento informa os farmacêuticos, que têm um importante papel na resposta a pandemias, que devem conhecer a preparação do governo e os planos de resposta, perceber os recursos disponíveis do sistema de saúde, das corporações e da comunidade e participar activamente em reuniões de planeamento para lidar com pandemias. O guia também recomenda que os farmacêuticos participem em oportunidades de formação em imunização e estabeleçam um plano para manter um abastecimento de recursos para uma semana, tais como medicamentos sujeitos a prescrição médica e provisões consumíveis.

O presidente da NACDS, Steven C. Anderson, salientou que os farmacêuticos são os recursos de saúde da comunidade e irão ter um papel significativo a ajudar o público a responder a um surto pandémico. Este guia não irá somente fornecer informação importante aos farmacêuticos, como também irá ajudá-los a educar e consciencializar os pacientes.

O guia apresenta uma "Pandemic Flu Pharmacy Checklist" que lista provisões para imunizações, tais como algodão com álcool e luvas de látex; consumíveis, como por exemplo, garrafas de água e solução eletrolítica, e medicamento antináuseas e opióides. Adicionalmente, o guia encoraja os farmacêuticos a ter um plano de acção para casa e outro para a farmácia.

Os farmacêuticos têm agora um recurso claro e organizado para estarem meticulosamente preparados no caso de ocorrer uma pandemia, afirmou o Chefe de Pessoal e Coordenador do Projecto, Mitchel Rothholz. O conhecimento adquirido através deste documento pode ajudar os farmacêuticos a serem um recurso valioso para os pacientes e para a comunidade durante um surto de gripe pandémica.

O guia de preparação para pandemias está disponível gratuitamente online, podendo ser consultado aqui:
http://www.nacdsfoundation.org/user-assets/Documents/PDF/Pandemic_Preparedness_Statement.pdf.

Isabel Marques

Fontes: www.medicalnewstoday.com, www.nacdsfoundation.org

Sem comentários: