domingo, 29 de julho de 2007

Recurso destinado aos médicos pode ser útil aos farmacêuticos
Apoio gratuito à prescrição de medicamentos


Porque as dúvidas de médicos e farmacêuticos chamados a prescrever medicamentos são frequentes, designadamente no que toca à adequação de determinados fármacos a doentes em circunstâncias especiais – em termos de contra-indicações, interacções com outros produtos ou possíveis efeitos sobre a gravidez e lactação – está agora disponível online um novo serviço de apoio à prescrição. A consulta de dados sobre mais de 3300 compostos químicos e princípios activos é rápida, fiável e gratuita.

O ePocrates Rx, disponível em http://www.epocrates.com/products/rx/, num computador, PDA ou Pocket PC, é um novo programa informático permite a médicos e farmacêuticos encontrar resposta para um amplo conjunto de perguntas relacionadas com a segurança da prescrição de determinados fármacos. Abrindo caminho a uma ampla base de dados, em que pontificam mais de 3300 medicamentos e substâncias activas, informa sobre as indicações terapêuticas de cada produto, a posologia indicada para crianças e adultos, o eventual ajuste das doses em doentes insuficientes renais ou hepáticos, as reacções adversas mais graves e frequentes, as possíveis interacções medicamentosas, os “black box warnings (perfis de segurança), os efeitos sobre a gravidez e a lactação, notas de farmacologia e do utilizador.
No caso particular de pacientes polimedicados poderá ser útil a consulta do MultiCheck, uma ferramenta que permite detectar interacções entre vários fármacos seleccionados pelo utilizador (30 no máximo). Outra possibilidade oferecida pelo programa online é o MedMath, serviço que permite obter o cálculo das doses pediátricas dos medicamentos, clearance da creatinina e os índices de massa corporal e de colesterol LDL, entre outros indicadores. Já o MedTools converte analgésicos opióides e estima as equivalências de corticóides. São recursos quase infindáveis que estão agora ao dispor dos profissionais de saúde, e que possibilitam uma prescrição mais acertada e segura dos medicamentos mais indicados para casa doente.

Carla Teixeira
Fonte: ePocrates Rx, Revista Portuguesa de Clínica Geral, Sílvia Henriques, do Centro de Saúde São João (Porto)

1 comentário:

Carla Teixeira disse...

Olá a todos! Creio que este site poderá ser útil a todos nós, como fonte de notícias e elemento de consulta em caso de dúvidas. Fica o alerta. Bom trabalho.