domingo, 16 de setembro de 2007

Lipitor é o medicamento sujeito a receitam médica mais vendido nos EUA

Os consumidores norte-americanos gastaram mais dinheiro na compra do Lipitor (Atorvastatina) do que em qualquer outro fármaco sujeito a prescrição em 2004. De acordo com estimativas governamentais, as despesas dos cidadãos com este medicamento redutor do colesterol (comercializado em Portugal como Zarator) atingiram, naquele ano, os 6,5 mil milhões de euros (9 mil milhões de dólares).

O estudo, realizado pela “Agency for Healthcare Research and Quality”, revela que os medicamentos para o colesterol são os que mais geram dinheiro às farmacêuticas que os produzem. Em segundo lugar na tabela surge o Zocor (Sinvastatina) da Merck, com 3,4 mil milhões de euros (4,7 mil milhões de dólares) em vendas.

Os medicamentos antiácidos ocupam também uma boa parte dos gastos com fármacos prescritos nos Estados Unidos da América. O Nexium (Esomeprazol), da AstraZeneca, representa 3 mil milhões de euros (4,2 mil milhões de dólares) do mercado de vendas, enquanto o Prevacid (Lansoprazol, comercializado em Portugal como Gastroliber), arrecada mais de 1,7 mil milhões de euros (2,4 mil milhões de dólares).

Marta Bilro

Fonte: Scientific American, Infarmed.

Sem comentários: