quarta-feira, 17 de outubro de 2007

APODEMO realiza seminário “Saúde e Research”

A Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (APODEMO) promove, nos dias 15 e 16 de Novembro, um seminário dedicado ao tema “Saúde e Research”. O evento, que vai decorrer no Centro Cultural de Belém, destina-se a todos os profissionais directamente ligados ao sector da Saúde, quer a nível médico ou no sector do grande consumo, especialmente na área dos estudos de mercado.

Vários profissionais do sector deverão reunir-se para abordar diversas temáticas distribuídas por diferentes categorias, entre as quais, a crescente limitação no acesso às fontes de informação, que por vezes inviabilizam a realização de investigações de mercado, ou os desafios actuais que se colocam à indústria farmacêutica quer ao nível da confiança dos doentes, da investigação ou dos genéricos.

Em cima da mesa vão estar também as mais recentes alterações reguladoras sentidas no mercado farmacêutico e a sua relação com as políticas de contenção orçamental do Estado, bem como o aumento da quota de medicamentos genéricos nos mercados nacional e internacional e algumas questões relacionadas à adesão, eficácia e relação custo/benefício das terapêuticas.

Os organizadores propõem também um balanço aos dois anos que passaram após a abertura da comercialização de medicamentos a outros locais que não a Farmácia, e uma sessão que irá abordar a importância crescente dos produtos funcionais das empresas de grande consumo, quer em projectos de investigação, no bem-estar e na saúde dos consumidores, e junto dos seus concorrentes no mercado.

A comissão organizadora - da qual fazem parte Nidia Afonso, da Boehringer; Rui Salinas, da Centralcer; Filomena Martins, da IMS; Marina Petrucci, da Apeme; Carmen Castro, da MetrisGfK; Paulo Caldeira da Tns euroteste; António Pais Ruivo, da Prime Focus e Hugo Mendes, da IMS, em representação da direcção da APODEMO – está ainda a ultimar o programa.

Marta Bilro

Fonte: E-mail Farmacia Press, APODEMO, Marketing Farmacêutico.

Sem comentários: