terça-feira, 30 de outubro de 2007

Estudantes de Farmácia do Porto reúnem-se em congresso
«Qualidade para um futuro de excelência»


Arranca nesta terça-feira no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto o II Congresso Científico da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da UP. Subordinado ao tema «Qualidade para um futuro de excelência», o encontro pretende, durante os próximos dois dias, promover “uma reflexão sobre a qualidade em todas as vertentes profissionais” do sector farmacêutico, segundo a direcção da associação académica.

Tendo em conta que “a qualidade é cada vez mais um objectivo fundamental na evolução de qualquer área científica”, e sendo verdade, na óptica da organização deste congresso, que “a quantidade teve lugar no passado, mas «qualidade» é a melhor palavra para definir os objectivos do presente e do futuro”, os estudantes de Farmácia do Porto entendem que a temática abraçada é ambiciosa, “vasta e difícil”, mas consideram que é também, “no actual contexto científico, mais pertinente do que nunca”. Nessa linha, querem expor e debater argumentos sobre o modo mais eficaz de “definir parâmetros de qualidade, saber avaliá-la, ter a qualidade desejada e adequada às exigências actuais, e com que custos”.
Contando com os apoios da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) e da Caixa Geral de Depósitos, o congresso arranca pelas nove horas, com a recepção dos convidados, e prolonga-se durante todo o dia de hoje, retomando amanhã os trabalhos. Pelo auditório da FEUP passarão diversos intervenientes, entre os quais Rui Botelho, da Ordem dos Farmacêuticos, Noélia Duarte, do Instituto da Qualidade em Saúde, Pedro Barosa, da companhia farmacêutica Schering Plough Farma Lda., Sílvia Moutinho, do Hospital Geral de Santo António, e Maria Cristina Antão, dos Laboratórios Equilibrium. Estão igualmente reservados espaços de debate sobre as várias áreas da profissão – farmácia comunitária, farmácia hospitalar, laboratório de análises clínicas, entre outros temas, serão abordados por diversos especialistas no decurso do congresso –, e um momento de animação, na sessão de encerramento, com uma actuação das Sirigaitas e da Tuna de Farmácia do Porto. O programa completo do evento encontra-se disponível no site da Faculdade de Farmácia, no endereço http://www.ffup.pt/.

Carla Teixeira
Fonte: Associação de Estudantes de Farmácia da Universidade do Porto

Sem comentários: