quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Novartis licencia direitos de imunodiagnósticos da hepatite C à Innogenetics

A companhia suíça Novartis AG entrou num acordo com a companhia biotecnológica belga Innogenetics, que envolve a cedência dos direitos de licenciamento de testes diagnósticos do vírus da hepatite C (VHC). Os termos financeiros envolvidos não foram revelados.

Paralelamente, as companhias chegaram a um acordo para terminar a litigação pendente relativa a uma patente que envolvia as duas companhias. Os acordos mantêm os direitos comerciais nos territórios onde a Innogenetics tem interesses de negócios.

No final de 1998, a Innogenetics foi sujeita a acções descritivas e de apreensão baseadas nas alegações de que a companhia teria infringido duas patentes europeias relacionadas com o vírus da hepatite C. As acções foram originalmente lançadas pela Chiron, que foi adquirida pela Novartis em 2006.

Os imunodiagnósticos da hepatite C são um elemento chave para a detecção e confirmação do vírus da hepatite C. Na actualidade, a técnica é utilizada de forma rotineira em diagnósticos clínicos e sorologia.

Actualmente, aproximadamente 190 milhões de pessoas estão infectados dom o VHC e estima-se que cerca de 3 a 4 milhões de pessoas fiquem infectadas anualmente.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, Forbes, www.biotech-intelligence.com

Sem comentários: