quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Prometheus Labs adquire fármaco para o cólon irritável da GSK

A companhia farmacêutica privada Prometheus Laboratories Inc. entrou num acordo com a britânica GlaxoSmithKline(GSK) para a aquisição dos direitos exclusivos, nos Estados Unidos, do fármaco para a Síndrome do Cólon Irritável (SCI), o Lotronex (hidrocloreto de alosetron), um fármaco que foi retirado do mercado em 2000, quando alguns pacientes apresentaram problemas intestinais graves, mas que foi reintroduzido dois anos depois com restrições de utilização.

A Prometheus irá promover e comercializar o Lotronex sob um acordo exclusivo de distribuição até a aquisição estar completa, o que é esperado em Janeiro de 2008. Os termos do acordo do fármaco, que só atingiu vendas de 14 milhões de dólares em 2006, não foram revelados.

A companhia irá continuar a fornecer o Lotronex exclusivamente através do actual programa estabelecido de prescrição do Lotronex. O fármaco só poderá ser prescritos por médicos que aderiram ao programa. O Lotronex é o único fármaco, que necessita de prescrição médica, aprovado pela FDA para mulheres com Síndrome do Cólon Irritável grave com diarreia predominante.

O Lotronex está indicado somente para mulheres com SCI grave com diarreia predominante que não responderam à terapia convencional, e cujos sintomas da SCI são crónicos. Os estudos clínicos não foram efectuados para confirmar adequadamente os benefícios do fármaco para homens ou pacientes com menos de 18 anos.

Isabel Marques

Sem comentários: