terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Venda de medicamentos em unidose avança este ano

O Ministério da Saúde garante que a venda de medicamentos em unidose vai avançar ainda este ano, mas em regime experimental e apenas nas farmácias hospitalares.

A venda de medicamentos em dose única é um compromisso do actual Governo assinado em 2006. No entanto, actualmente, a venda de medicamentos em unidose existe apenas no Hospital de Santo André, em Leiria.

A garantia de que este tipo de venda avança este ano foi dada pelo Ministério da Saúde à TSF. Uma notícia que, no entanto, é desconhecida para a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma): "Neste momento não sabemos se há algo em cima da mesa. Para nós trata-se de mera especulação. Não fomos consultados no passado recente sobre absolutamente nada", disse João Almeida Lopes à TSF.

De referir que, há estudos que indicam que o Estado pouparia, por ano, 180 milhões de euros se já estivesse em vigor a venda de medicamentos unidose. Por seu turno, para a Apifarma, a medida representa uma a ameaça para a segurança dos doentes.

Raquel Garcez

Fonte: http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=39940
_correio_da_manha/148523/

Sem comentários: