segunda-feira, 30 de março de 2009

Diabetes: Calculadora online determina risco da doença

Investigadores britânicos desenvolveram uma ferramenta online indicada para prevenir o risco de uma pessoa vir a desenvolver diabetes do tipo 2.
A página está disponível em www.qdscore.org, podendo ser consultada para prever o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, uma doença que só em Portugal afecta cerca de um milhão de pessoas.

A calculadora é baseada em factores significativos de risco, como a idade, etnia, índice de massa corporal, tabagismo, nível sócio-económico, historial da doença na família, diagnóstico de doenças cardiovasculares, hipertensão e utilização de drogas esteróides.
Posteriormente os cientistas calcularam a importância relativa de cada um destes factores, incorporando-os numa fórmula que prevê com exactidão o risco de vir a desenvolver a doença durante o período de dez anos.

Para Julia Hippisley-Cox, autora do estudo, o código postal e a etnia eram específicos para os casos britânicos, mas que o algoritmo da fórmula pode oferecer uma noção precisa de qualquer forma, mesmo sem os outros factores.
A investigadora acrescentou ainda que para os que pensam estar em risco, a perda de peso e a prática de exercício físico são fundamentais.

Pedro Santos

http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=987247

Sem comentários: