quarta-feira, 25 de março de 2009

Diabetes: Quase um milhão de pessoas sofre da doença em Portugal

Número de casos de diabetes já atinge perspectivas de 2025

O alerta foi dado por Luís Gardete, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal, afirmando que estes dados incluem casos não diagnosticados, que rondam 40% do total, acrescentando ainda que existem muitas pessoas que não sabem que têm diabetes, tendo apenas conhecimento da doença quando já têm sintomas graves.

Luis Gardete mostrou ainda a sua preocupação para estes dados, acreditando que com este ritmo seja possível que 20% da população seja afectada pela doença em 2025.
Parte do crescimento deve-se ao aumento da esperança de vida, já que a doença afecta, na sua maioria, as pessoas mais velhas, embora esteja a afectar cada vez mais jovens.

"Se somarmos os pré-diabéticos ao número de pessoas com a doença, ultrapassamos largamente o milhão de casos", acrescentou ainda Luís Gardete Correia.

O estudo foi desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, juntamente com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina de Coimbra e com o apoio da Direcção Geral da Saúde, baseando-se em interrogatórios e exames a 5167 pessoas em 122 lugares escolhidos de forma aleatória.

Pedro Santos

http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=986144

Sem comentários: