terça-feira, 24 de março de 2009

Exercício reduz sintomas depressivos

Investigadores norte-americanos afirmam que menos de uma hora de exercício praticado diariamente reduz os sintomas depressivos e aumenta a auto-estima em crianças com peso acima da média

A equipa de cientistas estudou 207 crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 11, e que tinham peso acima da média. Foram escolhidas, de forma aleatória, para continuarem a ter um estilo de vida sedentário ou para fazerem exercício 20 a 40 minutos por dia durante o período de 13 semanas.
Os resultados demonstraram que o grupo que realizava exercícios por 40 minutos tinha os maiores benefícios em termos psicológicos.

Karen Petty, um dos autores da pesquisa, afirmou que o estudo demonstrou que quanto mais exercício melhor era, diminuindo os sintomas depressivos e aumento a auto-estima. Os investigadores acrescentaram ainda que estes benefícios surgiam mesmo sem que o peso das crianças se alterasse de forma significativa após o período de três meses.

O estudo debruçou-se em actividades divertidas que aumentavam o batimento cardíaco, como jogos de corrida, saltar à corda, basquetebol e futebol.

Pedro Santos

http://www.upi.com/Health_News/2009/03/20/Exercise_reduces_depressive_symptoms/UPI-95411237606085/#comments

Sem comentários: