segunda-feira, 16 de março de 2009

Toxoplasmose ligada a esquizofrenia

Cientistas britânicos afirmam que o parasita da toxoplasmose pode ser responsável pelo desenvolvimento da esquizofreina e doenças bipolares

A equipa de investigadores da Universidade de Leeds demonstrou que o parasita pode desempenhar um papel no desenvolvimento das condições actuando ao nível da produção da dopamina, um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina que tem como função a actividade estimulante do sistema nervoso central.

A toxoplasmose, que é transmitida através das fezes dos gatos, e que pode ser encontrada em vegetais mal lavados e carne mal passada infectada, é considerada bastante comum. A maioria das pessoas que têm o parasita são saudáveis, mas aquelas que são imuno-suprimidas, especialmente mulheres grávidas, têm bastantes riscos em termos de saúde que podem mesmo ser fatais.

"A toxoplasmose altera algumas mensagens químicas no cérebro, e essas alterações podem ter um grande efeito no comportamento", afirmou Glenn McConkey, líder do estudo.

"Diversos estudos já demonstraram que existe uma ligação estatística entre incidentes de esquizofrenia e infecção por toxoplasmose, e o nosso estudo é apenas o primeiro passo para descobrir o porquê desta ligação", concluiu o investigador.

Pedro Santos

http://www.upi.com/Health_News/2009/03/13/Toxoplasmosis_linked_to_schizophrenia/UPI-12611236997090/

Sem comentários: