quarta-feira, 11 de março de 2009

Vegetais podem reduzir risco do cancro da próstata

Investigadores chineses afirmam que uma dieta rica em vegetais pode diminuir o risco de contrair cancro da próstata

A equipa de investigadores examinou mais de cem estudos, concluindo que o mecanismo primário deste efeito positivo dos vegetais seria uma protecção antioxidante contra o ADN e danos celulares.

Os cientistas afirmaram que os tomates e os seus bioprodutos continham o carotenóide antioxidante licopene. Estudos anteriormente realizados demonstraram resultados inconsistentes na diminuição do risco do cancro da próstata, mas os alimentos com licopene são provavelmente protectores.

Os flavonóides são um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes, e que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Existem diversas pesquisas que sugerem que o consumo de legumes, incluindo produtos de soja, protegem contra o cancro da próstata.

Outro grupo de vegetais, que inclui o alho, cebolas, entre outros, apresenta também vários benefícios, mas estudos efectuados são, no entanto, limitados.
Os vegetais crucíferos, como os brócolos, couves-de-bruxelas, couve, entre outros têm propriedades anticancerígenas, mas estudos efectuados com pessoas são também limitados, afirmaram os investigadores.

Pedro Santos

http://www.upi.com/Health_News/2009/03/11/Vegetables_may_reduce_prostate_cancer_risk/UPI-44541236745253/

Sem comentários: