terça-feira, 17 de março de 2009

Vegetarianos têm menos cancros

Estudo britânico sugere que uma dieta vegetariana pode ajudar a proteger contra os diversos tipos de cancro

A pesquisa analisou os dados de mais de 52 mil homens e mulheres, constatando que aqueles que não consumiam carne tinham, de forma significativa, menos cancros comparativamente aos que consumiam carne.

No entanto e de forma surpreendente, os investigadores também descobriram uma taxa mais elevada de casos de cancro colo-rectal, uma doença associada ao consumo de carnes vermelhas, entre os vegetarianos.

Apesar de haverem recomendações para que as pessoas consumam cinco porções de fruta e vegetais por dia para reduzir o risco de cancro e outras doenças, existem poucos dados sobre a dieta vegetariana propriamente dita.

Neste último estudo os investigadores dividiram os participantes em consumidores de carne, de peixe, vegetarianos e veganistas. Mais tarde, num estudo de acompanhamento, eles constataram que haviam menos cancros porque, provavelmente, os grupos eram mais saudáveis do que o resto da população.

Os cientistas constaram ainda que os casos de cancro eram bastante mais raros entre os consumidores de peixe e nos vegetarianos comparativamente aos consumidores de carne.

"É bastante interessante. Sugere que pode haver uma redução de cancros nos vegetarianos e nos consumidores de peixe, e temos que olhar para estes dados com atenção", afirmou Tim Key, líder o estudo.

Pedro Santos

http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/7942479.stm

Sem comentários: