sexta-feira, 20 de março de 2009

Vendas de medicamentos nas farmácias continuam a descer

Segundo dados da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), os portugueses continuam a comprar cada vez menos medicamentos nas farmácias. Só em Fevereiro o mercado ambulatório de medicamentos (vendas em farmácias não hospitalares) desceu 8,4%, comparativamente ao mesmo período de 2008. Estes dados vieram confirmar a tendência negativa que também se verificou em Janeiro, quando o mercado desceu 8,3%.

A Apifarma afirmou que estes dados vêm comprovar a crise que se instalou no sector, após um crescimento anual em 2008 que ficou nos 0,9%.
Em relação ao número de embalagens vendidas, a indústria farmacêutica refere que em Fevereiro foram vendidas menos 7,1% de unidades do que no período homólogo.

"A tendência mantém-se negativa em Março, que na primeira quinzena registou uma queda, em valor, de 3,5%, comparativamente ao mesmo período em 2008", refere a Apifarma.
O comportamento do mercado tem vindo a preocupar a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, não só do ponto de vista empresarial como também por um eventual impacto na saúde pública.

Pedro Santos

fontes: Agência Lusa

Sem comentários: