segunda-feira, 9 de março de 2009

Vírus pode impulsionar diabetes em crianças

Estudo britânico afirma que um tipo de vírus comum pode servir como “gatilho” no desenvolvimento de vários casos de diabetes, principalmente em crianças

Segundo os cientistas, sinais de enterovírus, um tipo de vírus comum que provoca sintomas como vómito e diarreia, foram encontrados no tecido pancreático de 60% das crianças pesquisadas que tinham diabetes do tipo 1. Os investigadores afirmaram ainda que foram encontrados sinais de infecção pelo vírus nas células produtoras de insulina em 40% dos adultos analisados e que tinham diabetes do tipo 2.

De acordo com os autores do estudo, o enterovírus poderia estar presente em diversas amostras de tecidos estudadas anteriormente, mas só agora foi possível detectá-lo devido aos avanços tecnológicos.

Apesar de se saber da importância da genética no risco de uma pessoa desenvolver diabetes, os factores ambientais podem também estar envolvidos, e a ideia da doença ser provocada por um vírus já vem sido considerada há décadas.

Foram estudados os sinais de enterovírus em tecidos retirados durante as autópsias de 72 crianças que morreram menos de 12 meses após o diagnóstico de diabetes, tendo os mesmos sido comparados com amostras retiradas de 50 crianças que não apresentavam a doença. Nos tecidos de pessoas diabéticas em que foram encontrados sinais do vírus, este foi descoberto especificamente nas células beta, produtoras de insulina.

Com os resultados do estudo, a equipa de investigadores sugere que nas crianças que têm uma predisposição genética para a diabetes do tipo 1, as infecções por enterovírus podem desencadear uma reacção imunológica que desencadeia o desenvolvimento da doença.

Em relação à diabetes de tipo 2, que normalmente é relacionada com a obesidade nos adultos, os investigadores especulam que a infecção afecte a habilidade das células de produzir insulina, o que combinado com a grande procura pela substância por parte do organismo das pessoas obesas seria suficiente para desenvolver a doença.

Pedro Santos

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/03/090305_diabetesvirus_cq.shtml

Sem comentários: