quinta-feira, 16 de abril de 2009

Asma juntamente com trânsito diminuem funções dos pulmões

Estudo analisou combinação entre presença de trânsito na vida de pessoas que sofrem de asma

A pesquisa analisou 176 adultos com asma ou rinite, tendo os investigadores descoberto que quanto mais perto os asmáticos vivem de zonas com trânsito, piores são as suas funções pulmonares.
"Viver perto da estrada estava associado a uma função pulmonar mais reduzida", afirmam os cientistas.

A equipa de investigadores verificou a função pulmonar de 176 adultos com cerca de 43 anos de idade de média, sendo que 145 deles estavam a ser tratados para a asma crónica, e 31 para a rinite.

Os cientistas averiguaram a proximidade dos pacientes de zonas com estradas, comparando a sua função pulmonar com a distância dessas mesmas zonas.
Aqueles que viviam mais perto de uma estrada tinham funções pulmonares mais fracas comparativamente aos que viviam mais longe.

Outros estudos já haviam demonstrado que a saúde dos pulmões era afectada por zonas onde havia grande trânsito, mas este é o primeiro estudo a demonstrar que viver perto de uma estrada reduzia as funções pulmonares.

A equipa de investigadores do estudo recomenda assim que os pacientes que sofrem deste tipo de doenças respiratórias tentem reduzir ao máximo a exposição à poluição, sobretudo nas zonas com bastante trânsito.

Pedro Santos

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_82917.html

Sem comentários: