quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma dose de álcool por dia baixa risco de morte

O estudo afirmou que uma dose diária de álcool pode baixar o risco de morte. Esta pesquisa teve em conta as pessoas com mais de 55 anos de idade, concluindo ainda que uma dose semanal não teria qualquer efeito, e três por dia aumentava o risco.

Pesquisas anteriores já haviam revelado que era benéfico o consumo moderado de álcool para a saúde, embora não o tivessem especificado.
O novo estudo, publicado no The Journal of the American Geriatrics Society, analisou mais de 12 mil pessoas durante o período de quatro anos, tendo concluído que o consumo moderado de álcool estava associado a uma redução de 28% no risco de mortalidade comparativamente ao consumo nulo.

Consumir uma ou menos doses por semana não apresentava quaisquer benefícios, e aqueles que consumiam mais de três doses por dia aumentavam os seus riscos em 11%.

"Há outras coisas boas que se pode fazer e que oferecem menos possibilidades de causar danos, como fazer mais exercícios", afirmou Sei J. Lee, principal autor do estudo e geriatra do Veterans Affairs Medical Center em São Francisco, Estados Unidos, acrescentando ainda não estar preparado para aconselhar os abstinentes de álcool a começar a beber.

Pedro Santos

http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=987663

Sem comentários: