sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Estudo: Vitamina E não ajuda a prevenir artrite reumatóide

Resultados de um estudo indicam que a toma de suplementos de vitamina E não ajudam a reduzir o risco de artrite reumatóide nas mulheres.

A Dr. Elizabeth W. Karlson, do Hospital Brigham e de Mulheres, em Boston, e colegas concluíram que, apesar da existência de mecanismos biológicos plausíveis, o actual ensaio aleatório não demonstrou que a utilização de suplementos de vitamina E, a longo prazo, diminui o risco de desenvolver artrite reumatóide.

Dados de estudos observacionais anteriores demonstraram que dietas alimentares elevadas em antioxidantes estão associadas a menores riscos de artrite reumatóide.

Como parte do Estudo de Saúde das Mulheres (Women's Health Study), 39.144 mulheres com, pelo menos, 45 anos receberam aleatoriamente vitamina E numa dosagem de 600 Unidades Internacionais (UI) dia sim, dia não ou placebo.

Durante o seguimento, que durou em média 10 anos, 50 mulheres no grupo da vitamina E e 56 no grupo do placebo desenvolveram artrite reumatóide. Estes resultados, publicados na edição de 15 de Novembro da “Arthritis Care and Research”, sugerem que os suplementos de vitamina E não afectam significativamente o risco de artrite reumatóide.

Aproximadamente, 20 milhões de pessoas a nível mundial sofrem de artrite reumatóide, uma doença auto-imune que ocorre quando o organismo confunde tecidos saudáveis com substâncias estranhas e se ataca a si próprio. A doença provoca dor, rigidez e inchaço em diversas articulações, sendo que a inflamação também se pode desenvolver em outros órgãos. Estudos têm sugerido que a artrite reumatóide aumenta os riscos cardíacos.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE4AJ6VR20081120

Composto do alho revela-se promissor no tratamento da diabetes

Investigadores japoneses revelaram que um fármaco baseado num químico encontrado no alho ajudou a tratar a diabetes tipo 1 e 2 em ratos, reduzindo os níveis de glicose no sangue.

O Dr. Hiromu Sakurai e colegas, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Suzuka, administraram oralmente o fármaco baseado em vanádio e alicina, um componente encontrado no alho, a ratos com diabetes tipo 1.

Em trabalhos anteriores, os investigadores tinham descoberto que o composto de vanádio e alicina tratava ambos os tipos de diabetes quando injectado, mas este novo estudo, publicado online na revista científica “Metallomics”, da Sociedade Real de Química do Reino Unido, demonstra que o fármaco é promissor como tratamento oral para esta doença metabólica.

A diabetes tipo 1 actualmente é tratada com injecções diárias de insulina, enquanto a diabetes tipo 2 é tratada com fármacos, sendo que alguns apresentam efeitos secundários.

Isabel Marques

Fontes:

www.upi.com/Health_News/2008/11/20/Garlic_compound_a_potential_diabetes_drug/UPI-31781227199810/