sábado, 9 de junho de 2007

Portugal ao nível dos melhores na ortopedia

A medicina ortopédica em Portugal deu um “salto de gigante” nas duas últimas décadas, posicionando-se lado a lado com o que de melhor se faz na Europa em termos técnicos. A afirmação foi proferida pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, Jorge Seabra, durante a participação nas jornadas nacionais de Ortopedia Infantil, que ontem terminaram no Funchal.

Para o também director do serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra, a forma como os profissionais de saúde estão a fazer as suas especializações, centrando-se em algumas áreas dentro da ortopedia infantil é uma mais-valia que contribui para que alguns serviços sejam considerados mais aptos que outros para realizar determinadas intervenções.

No entanto, a formação é um factor importante que, segundo o especialista, tem sido uma constante entre os profissionais, não só ortopedistas, mas também de outras especialidades, entre os quais se encontram os médicos de família. São estes que, nos centros de saúde, durante as consultas diárias, têm o primeiro contacto com a realidade de algumas patologias, o que permite que alguns diagnósticos sejam feitos fora dos hospitais, acrescentou o responsável.

Numa chamada de atenção para a utilidade do diagnóstico precoce, Jorge Seabra referiu-se à intuição materna como uma forma importante de identificar doenças que, anteriormente, demoravam vários anos a ser reconhecidas, isto porque, muitas vezes são as mães que alertam os profissionais durante as consultas de rotina.

Marta Bilro

Fonte: Jornal da Madeira

Marijuana ajuda a eliminar alergias de pele

Um grupo de cientistas alemães elaborou um estudo que revela os benefícios da marijuana no tratamento de alergias da pele. De acordo com a análise publicada na revista Science, a substância química que confere à marijuana o efeito de provocar alucinações pode também ser usada para tratar alergias da pele. A descoberta poderá conduzir à produção de novos medicamentos baseados no tetrahidrocannabinol (THC), o ingrediente activo na planta, que trata alergias e doenças do foro imunológico.

As consequências negativas da alergia cutânea podem ser anuladas através do efeito provocado pela canabis que regula o sistema imunitário e o sistema nervoso, explicou a equipa de especialistas da Universidade de Bona. Na investigação apresentada, ficou comprovado que a presença dos canabinoides produzidos pelo próprio corpo, diminui a irritação em ratos com alergia ao níquel em 50 por cento, esclareceu o neurobiologista, Andreas Zimmer.

Este especialista vai mais além ao afirmar que as pessoas que sofrem de patologias inflamatórias como a asma ou o eczema possivelmente não produzem endocanabinoides suficientes. Zimmer acredita que terapias diárias baseadas em compostos de THC poderão ajudar no tratamento deste tipo de patologias.

Ainda assim os investigadores advertem que estes pacientes não devem auto-medicar-se com marijuana devido aos efeitos secundários provocados pela substância.

Marta Bilro

Fonte: Newscientist.com, Correio da Manhã

Compostos da Lagarta da Couve podem ajudar no tratamento da Gota

A lagartas da couve podem ter um importante contributo no tratamento da gota. Isto porque, uma investigação levada a cabo pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em colaboração com o laboratório RequiMte e com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, descobriu que este animal é capaz de transformar os compostos vegetais existentes nas couves, em compostos completamente distintos.

O projecto teve inicio nos finais de 2006 e os seus resultados motivaram já diversas publicações em revistas internacionais da especialidade.

Como explica Paula Andrade, uma das responsáveis pela investigação, inicialmente esta tinha o objectivo de identificar os flavonóides, “compostos da couve tronchuda que têm uma acção antioxidante”. No entanto, no decorrer do projecto, as couves em estudo foram invadidas por uma praga de lagartas, que as destruiu. Os investigadores decidiram então analisar as lagartas.

As lagartas, foram de inicio submetidas a um jejum de uma hora, o que levou os investigadores à “conclusão de que fazem o mesmo que nós com os compostos presentes nas couves, ou seja, são capazes de os metabolizar. O resultado é que apenas se detectaram na lagarta três flavonóides iguais aos das couves, enquanto os outros já eram completamente diferentes”, de acordo com Paula Andrade.

Com base nos resultados desta experiência, procedeu-se então a um novo estudo, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, de forma a avaliar os compostos produzidos pelas lagartas, em diferentes fases do seu ciclo de vida e tendo como alimento, diferentes tipos de couves.

Patrícia Valentão, uma das investigadoras ligadas ao projecto, adiantou que, “por enquanto já conseguimos saber que, ingerindo diferentes compostos, as lagartas produzem também compostos diferentes da primeira experiência, até porque agora as submetemos a um jejum de 12 horas, o que lhes permite fazer todo o processo de metabolização”.

Contudo, os resultados foram ainda mais surpreendentes, uma vez que os cientistas verificaram também que, “a actividade anti-oxidante dos compostos produzidos pela lagarta é superior aos da couve que comeu, ou seja, têm maior e melhor actividade antioxidante”.

Estes compostos agora descobertos poderão ser capazes de controlar o ácido úrico, já que têm um efeito inibidor da enzima responsável pela sua formação.

A investigação passará agora por uma fase de avaliação, pois não são ainda conhecidos todos os compostos produzidos pelas lagartas da couve, ao longo do seu ciclo de vida.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

Revlimid tem benefícios em pacientes com mieloma múltiplo

Um estudo de Fase III realizado pelo Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG 4A03) demonstrou que a utilização de Revlimid, um medicamento destinado ao tratamento do cancro oral, tem benefícios nos pacientes com mieloma múltiplo.

Os resultados da investigação foram apresentados na reunião da American Society of Clinical Oncology (ASCO), em Chicago, e referem que os pacientes de todas as idades e etapas de mieloma múltiplo podem beneficiar da utilização de Revlimid com doses reduzidas de dexametasona esteróide. Os dados relativos à utilização deste fármaco em doentes com mieloma múltiplo recém diagnosticado e pacientes com mieloma múltiplo reincidente/resistente serão apresentados no final da próxima semana, durante a reunião da Associação Europeia de Hematologia (European Hematology Association (EHA), que se realiza em Viena.

O vice-presidente da European Myeloma Platform (EMP), Rolf Pelzing, salientou o entusiasmo da associação com o impacto potencial que um tratamento de cancro oral, como é o caso do Revlimid, poderá ter no tratamento de doentes com mieloma múltiplo. “Estamos a trabalhar com a Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMEA na sigla inglesa) para ajudar a disponibilizar este tratamento oral o mais depressa possível para doentes em toda a Europa, de modo a que os pacientes com mieloma múltiplo possam beneficiar deste novo tratamento promissor”, acrescentou o mesmo responsável.

Os primeiros resultados da investigação foram revelados em Abril, quando os cientistas constataram, antecipadamente, que após um ano, os doentes a quem foi administrado Revlimid com uma baixa dose de dexametasona (LDD) apresentaram uma taxa de sobrevivência de 96 por cento, por oposição aos 87 por cento correspondentes ao número de pacientes que receberam Revlimid com a dose elevada de padrão de dexametasona esteróide.

Durante a próxima semana está também agendada a apresentação de dados relativos à acção do Revlimid em simultaneo com melfalan e prednisona em doentes idosos com mieloma múltiplo recém diagnosticado.

O Mieloma Múltiplo é um tumor que surge na medula óssea quando ocorrem mutações nos plasmócitos (células especializadas responsáveis pela produção de anticorpos, essenciais na defesa do organismo contra doenças e infecções). A multiplicação excessiva e descontrolada destas células na medula óssea (tecido que se encontra no interior dos ossos e onde se formam as células sanguíneas) dá origem ao mieloma múltiplo que é o segundo tipo mais frequente de cancro do sangue e afecta mais de 80 mil pessoas na Europa, 750 mil a nível mundial. De acordo com os dados da American Cancer Society, apenas 30 por cento dos doentes com mieloma múltiplo sobrevivem mais de cinco anos, sendo um dos cancros com menor taxa de sobrevivência a longo termo.

Marta Bilro

Fontes: Médicos de Portugal, PR Newswire

Zelnorm retirado do mercado chinês

A China ordenou que fosse interrompida a produção e retirado do mercado o medicamento Zelnorm, da farmacêutica suíça Novartis, destinado ao tratamento de irritações intestinais. A comercialização desta substância tinha já sido suspensa nos Estados Unidos da América e no Canadá depois de terem sido detectados efeitos secundários ao nível cardiovascular.

Num comunicado emitido on-line, a Administração Estatal de Alimentos e Fármacos justifica a decisão das autoridades chinesas mencionando “análises realizadas na China e no exterior” que comprovaram que “os riscos provocados pelo Zelnorm superam os possíveis benefícios para alguns pacientes”.

Desde que foi colocado à venda no mercado chinês, em 2003, o Centro Nacional da China para a Monitorização dos Efeitos dos Medicamentos, recebeu 98 relatórios que referem efeitos secundários. Entre as causas mais comuns estão a diarreia e as náuseas, mas há também quem tenha mencionado a taquicardia, palpitações e tensão baixa, informa o mesmo comunicado.

De acordo com a Xinhua, a agência noticiosa oficial chinesa, o fármaco é produzido por três empresas chinesas e no país há centenas de milhares de pacientes que o usam.

Recorde-se que, em Março, a Novartis acordou suspender as vendas do fármaco nos Estados Unidos da América após uma petição da Food and Frug Administration (FDA), entidade que regula o mercado norte-americano dos medicamentos. O Instituto Suíço de Controlo de Medicamentos (Swissmedic) seguiu o exemplo, e determinou a retirada do fármaco por causar “riscos cardiovasculares agudos”.

Marta Bilro

Fonte: China Daily, PM Farma, reporterodigital.com, estadão.com.br

FDA aprovou primeiro fármaco de emagrecimento sem receita médica

“Alli” começa a ser vendido sexta-feira

A Food and Drug Administration (FDA), entidade que regula o mercado norte-americano dos medicamentos, aprovou o primeiro fármaco adelgaçante que poderá ser obtido sem prescrição médica e que, quando conjugado com a dieta, permite perder mais de 50 por cento do peso que seria perdido com uma dieta regular.

A decisão, divulgada pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, refere ainda que o Alli, nome atribuído ao medicamento, começará a ser comercializado a partir da próxima sexta-feira (15 de Junho). A substância é dirigida à população adulta com excesso de peso que, em simultâneo, esteja sujeita a uma dieta baixa em gorduras e calorias.

Em declarações à agência Efe, a nutricionista Sylvia Meléndez-Klinger, afirmou que não se trata de um “comprimido mágico” mas antes de uma ajuda que pode facilitar a diminuição de peso e contribuir para a prevenção problemas de saúde derivados da obesidade, onde se incluem a diabetes, o colesterol e a hipertensão.

A especialista porto-riquenha considera que “a população é alvo de uma pressão para perder peso” e, contrariamente a outros medicamentos adelgaçantes existentes no mercado, os estudos efectuados pela FDA comprovaram a “eficácia e segurança” do Alli. A explicação para o facto de este medicamento dispensar a recomendação médica é dada pela sua actuação exclusiva ao nível intestinal, não tendo quaisquer efeitos no coração ou no sistema nervoso.

Para que surta efeito, a GlaxoSmithKline recomenda a toma de um comprimido três vezes por dia, às refeições. Desta forma serão eliminadas cerca de 25 por cento das gorduras contidas nos alimentos. Em conjunto com o produto, será distribuído um guia de alimentação saudável, um diário, um contador de calorias e gorduras, cartões de dados para consultas rápidas e acesso gratuito a um plano de acção individual on-line.

Marta Bilro

Fonte: PM Farma, LosTiempos.com, Último Segundo, Portugal Diário

Sumário da semana

Lido Publicado Título
142 04-06-2007 7:49 A alimentação em Portugal (Reportagem)
128 01-06-2007 13:03 Utentes reconhecem qualidade do serviço prestado p...
124 01-06-2007 13:37 Apoio inédito a prematuros
90 05-06-2007 0:15 Laboratório reembolsa Estado em caso de insucesso ...
87 02-06-2007 9:31 Uma abordagem pedagógica para candidatos a médicos
84 05-06-2007 0:34 Quando o leite faz mal
83 01-06-2007 12:53 A doença inimiga do repouso
83 01-06-2007 13:39 Controlar asma na web
83 03-06-2007 18:35 Portugal não fiscaliza mercado de plantas medicina...
80 02-06-2007 9:17 Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (...
75 05-06-2007 19:51 UCB e APDI criam comunidade online para doentes de...
72 03-06-2007 19:46 CE aposta na luta contra o cancro
70 06-06-2007 9:35 Medicamentos: reacções adversas não quantificadas
69 01-06-2007 12:44 Gabinete do Secretário de Estado da Saúde publica ...
69 05-06-2007 19:56 IBM estreia site sobre Ensaios clínicos
64 01-06-2007 13:15 Nova agência europeia de produtos químicos
63 04-06-2007 7:51 ICAP suspende publicidade da Becel na Internet
63 06-06-2007 9:33 E assim nasce um medicamento…
62 03-06-2007 19:24 Tratamentos anti-rugas devem começar antes dos 30 ...
59 02-06-2007 5:56 Aparelho inovador evita amputações
59 02-06-2007 9:19 Benzilpiperazina não permite fabricar droga psicoa...
57 04-06-2007 20:05 Apifarma e farmacêuticos firmam protocolo
57 07-06-2007 6:36 Viracept retirado do mercado
56 01-06-2007 10:31 Novo medicamento contra o cancro é activado por la...
55 04-06-2007 20:20 Hospitais gastaram quase 250 M€ em medicamentos at...
54 02-06-2007 5:18 Boehringer Ingelheim intensifica medidas de combat...
54 04-06-2007 7:38 Adalimumab reduz risco de internamento na doença d...
54 05-06-2007 11:54 Acesso a novos fármacos na Europa
54 06-06-2007 9:30 Nigéria processa Pfizer pela morte de 11 crianças
52 03-06-2007 19:34 Portugal na vanguarda da Urologia
52 04-06-2007 7:57 AstraZeneca compra 96% da MedImmune
52 04-06-2007 20:09 Exjade, novo medicamento oral para eliminar excess...
51 03-06-2007 10:43 ProBioGen e Virbac associam-se para desenvolver pr...
50 06-06-2007 8:51 Cuidado com alergias ao sol
49 01-06-2007 13:08 Caso Vioxx pela terceira vez em tribunal
49 01-06-2007 13:29 Investigação como ponto de partida
48 07-06-2007 18:28 Novo sistema permite medição da glicose on-line
47 02-06-2007 9:16 Mulheres incontinentes mais predispostas a depress...
47 02-06-2007 9:21 Vacina contra tuberculose latente disponível em 20...
47 07-06-2007 6:18 Ginecologista, uma visita cada vez mais precoce
46 01-06-2007 8:01 Utilizadores de produtos naturais não seguem corre...
46 06-06-2007 8:55 Portugal, primeiro país a produzir azeite com esta...
45 04-06-2007 17:41 O FDA aprova Lapatinib :uma nova esperança para a ...
45 04-06-2007 19:49 Gravidez e parto induzem incontinência
44 05-06-2007 12:52 Aprovado o Norditropin da farmacêutica Novo Nordis...
44 07-06-2007 18:38 Laboratório Zambon adquiriu Novaderm
43 02-06-2007 5:29 Dependência da canabis com fim à vista
43 03-06-2007 19:40 União Europeia inicia luta contra medicamentos fal...
43 04-06-2007 18:58 Bluepharma é referência para PME’s portuguesas
43 05-06-2007 12:47 Fármaco para combater a Malária em negociações par...
42 04-06-2007 20:13 Sentença mista no processo das patentes do Prilose...
42 05-06-2007 0:10 12ª Campanha de Reciclagem de Radiografias começa ...
42 05-06-2007 13:08 Bioadesivos: Investigadores portugueses apresentam...
42 05-06-2007 19:17 Orencia, novo tratamento para a artrite reumatóide...
41 02-06-2007 5:23 Portugal e Itália de mãos dadas no diagnóstico de ...
41 04-06-2007 18:33 Aconselhamento farmacêutico evita ida ao médico
41 05-06-2007 19:40 Associação SOS Hepatites defende criação de uma ba...
40 07-06-2007 7:03 GlaxoSmithKline contesta resultados de estudos sob...
39 01-06-2007 7:29 Overdose de ferro em mulheres grávidas
39 07-06-2007 6:27 Acordo entre Caixa e UPS cria o maior grupo hospit...
38 03-06-2007 19:36 Ginseng pode reduzir fadiga em doentes com cancro
38 08-06-2007 16:24 Partir comprimidos ao meio pode ser prejudicial
37 02-06-2007 5:27 Recolha de lotes do medicamento Airtal Difucreme
37 04-06-2007 19:06 Verona Pharma combate doenças respiratórias
37 06-06-2007 8:20 Vírus do HIV latente em crianças
36 05-06-2007 11:53 Cientistas estudam a recção do corpo aos fármacos
36 06-06-2007 6:49 Roche condenada a pagar 1,9 M€ no caso Accutane
36 06-06-2007 9:15 AstraZeneca perde director financeiro para a Goldm...
36 07-06-2007 6:04 90 mil casos de violência contra profissionais de ...
34 04-06-2007 17:45 Subsidiária da Barr condenada a pagar 6 milhões de...
33 01-06-2007 12:56 Projecto «Nascer Cidadão» é um sucesso
33 03-06-2007 19:50 Herceptin traz nova esperança no combate ao cancro...
33 05-06-2007 12:24 Lybrel estará à venda em Portugal em 2008
32 03-06-2007 19:09 ALIMTA® útil no tratamento do cancro do pulmão
32 04-06-2007 7:28 Investigadores americanos desenvolvem Biocomputado...
32 07-06-2007 5:54 Tinea pedis, mais vulgarmente conhecido por pé-de-...
32 07-06-2007 18:23 Cientistas criam células mãe sem embriões
31 03-06-2007 19:16 Pazopanib associado ao recuo do cancro do rim
31 07-06-2007 17:37 Exposição sobre o corpo humano ajuda AMI na recicl...
31 07-06-2007 18:11 As crianças e os perigos das comunidades virtuais ...
31 07-06-2007 18:51 UE aprova utilização de Advagraf em transplantados
30 04-06-2007 19:24 Raios-x coloridos ajudam a detectar tumores de fas...
30 05-06-2007 19:23 Gezmar tem resultados positivos no tratamento do c...
30 05-06-2007 19:31 PJ investiga falsificação de receitas no Funchal
30 07-06-2007 6:24 Merck “rouba” lugar a Altana no DAX 30 da Bolsa de...
30 07-06-2007 17:11 Baixos níveis de testosterona podem ser fatais
29 06-06-2007 7:08 Novo tratamento com células estaminais
29 07-06-2007 6:33 Maraviroc, novo tratamento contra SIDA da Pfizer a...
29 07-06-2007 18:36 Bush retira 24 milhões de euros às investigações s...
28 06-06-2007 6:38 Tribunal dá razão à Mylan no caso do genérico amlo...
28 06-06-2007 8:32 Preanalytical Systems lança www.specimencare.com
27 04-06-2007 17:38 Uma nova esperança no cancro do fígado
27 06-06-2007 9:24 NICE aprova novo tratamento para deixar de fumar
27 07-06-2007 17:20 Estudo identifica genes de sete doenças hereditári...
24 07-06-2007 17:58 Ranbaxy ganha processo das patentes norueguesas de...
22 08-06-2007 15:47 Europa adopta Livro Branco da Obesidade
21 07-06-2007 6:22 Alteração genética no tratamento da disfunção eréc...
21 07-06-2007 18:46 Nova tecnologia diagnóstica para doenças do tórax
20 07-06-2007 18:17 “Complete MoisturePlus” retirado pelo Infarmed
18 07-06-2007 5:26 Novo medicamento em estudo para doentes com cirros...
18 07-06-2007 17:47 Merck reduz para metade preço do Efavirenz
17 06-06-2007 8:26 Ciclo de Conferências sobre Brucelose
17 08-06-2007 15:54 Cientista português distinguido pela Sociedade Eur...
17 08-06-2007 15:56 Estado pode economizar se apoiar tratamentos da Me...
17 08-06-2007 17:55 Crianças hospitalizadas após ingestão de comprimid...
16 07-06-2007 5:23 Fármacos biológicos aumentam eficácia no tratament...
16 07-06-2007 6:06 Apresentado "Centro de Excelência HealthCare Medic...
16 08-06-2007 16:07 Humira aprovado para a Doença de Crohn na Europa
15 02-06-2007 5:33 Conferência inaugural da SPSA no próximo dia 19
15 08-06-2007 16:29 Infarmed promove medicamentos genéricos
15 08-06-2007 16:34 Cientistas analisam capacidade abortiva do Misopro...
14 01-06-2007 10:34 VI Congresso de Nutrição e Alimentação
14 08-06-2007 17:42 Grupo dos Chefes das Agências de Medicamentos (HMA...
13 08-06-2007 17:30 Commonwealth Biotechnologies anuncia o fim da aqui...
12 08-06-2007 15:51 UE aprova utilização de Remicade em crianças com D...
12 08-06-2007 16:14 Pazopanib eficaz no tratamento do cancro do rim e ...
12 08-06-2007 17:58 IBM apresenta software que prevê propagação de epi...
11 08-06-2007 17:45 Nestlé investiga relação entre nutrição e Alzheime...
10 07-06-2007 6:55 Filomena Cabeça e Irene Silveira disputam lugar à ...
9 08-06-2007 15:59 GlaxoSmithKline garante segurança do Avandia
8 05-06-2007 12:42 Medicamentos Genéricos
8 08-06-2007 16:32 Eli Lilly perde direito sobre patente do Zyprexa n...
7 07-06-2007 5:16 MabThera aumenta a sobrevivência nos doentes com L...
6 01-06-2007 7:59 Sumo de maçã pode ajudar a prevenir asma
6 09-06-2007 6:20 Ossos de vidro, uma doença real
5 08-06-2007 17:33 VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de ...
4 02-06-2007 5:07 Café diminui desenvolvimento de gota
4 08-06-2007 16:17 Farmacologia em destaque no Euroanaesthesia 2007
3 02-06-2007 5:10 Crianças obesas: anúncios disparam apetite
3 04-06-2007 19:35 Aprenda a Linguagem dos surdos
3 05-06-2007 20:06 1º Colóquio Regional sobre Tabagismo na Zona Centr...
2 04-06-2007 19:03 Perturbações da Deglutição
2 06-06-2007 9:12 Novo tratamento para cegueira recorre a células es...
1 06-06-2007 6:24 1º Colóquio Regional sobre Tabagismo na Zona Centr...
0 04-06-2007 17:43 Subsidiária da Barr condenada a pagar 6 milhões de...

Aborto

Aborto só na zona de residência

As grávidas que queiram abortar até às dez semanas, à luz da nova lei, terão de se dirigir apenas aos hospitais da zona de residência. De acordo com o Diário de Notícias, muitas unidades não querem receber mulheres de outras regiões, por receio de falta de recursos, designadamente médicos e camas.

O DN diz que o elevado número de médicos objectores de consciência está na origem da situação e que, por isso, o anonimato de quem quiser praticar um aborto, nos termos da lei, poderá estar ameaçado.A regulamentação das alterações à lei está a ser ultimada. O director-geral de Saúde confirma que a resposta aos pedidos deverá ser feita de acordo com a "rede de referenciação", ou seja, deve ser dada pelos blocos de partos correspondentes à área de residência da mulher.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: DN

Estrogéneo usado no tratamento local da atrofia vaginal



Terapia individualizada pode ser benéfica
Estrogéneo usado no tratamento local da atrofia vaginal


Cerca de 40 por cento das mulheres na menopausa enfrentam problemas de atrofia vaginal que podem ser atenuados mediante a administração local de estrogéneo. O esquema terapêutico pode ser individualizado de acordo com a experiência clínica e a preferência da paciente: em creme, comprimidos ou anel vaginal.

A diminuição de estrogéneo é um dos factores de maior preponderância na maioria das alterações anatómicas, citológicas, bacteriológicas e fisiológicas decorrentes da transformação do aparelho reprodutor feminino após a menopausa. Em 10 a 20 por cento dos casos, os primeiros sintomas surgem nos primeiros três anos depois da entrada na menopausa, e ao fim de cinco a oito anos aproximadamente metade das pacientes queixa-se de transtornos urogenitais, enquanto 15 a 20 anos depois há uma grande prevalência de problemas atróficos relacionados com a perda de estrogéneo: a vagina torna-se mais curta e estreita e perde elasticidade.
A atrofia vaginal motivada pelas transformações menopáusicas tende a agravar-se ao longo dos anos, estimando-se que 40 por cento das mulheres na menopausa experimente problemas como secura vaginal, irritação e comichão, embora apenas 25 por cento recorra ao aconselhamento médico. A aplicação local de estrogéneo, através do uso de cremes, da toma de comprimidos ou do uso de um anel vaginal (todos com o mesmo grau de eficácia), pode aliviar os sintomas mais perturbadores sem provocar os efeitos secundários comuns na terapia hormonal. O tratamento deverá ser continuado enquanto persistirem os sintomas.

Carla Teixeira
Fontes: Journal Watch, Women’s Health, Terra.com

Peritos apelam à vacinação contra a hepatite B

Em oito países do Norte da Europa
Peritos apelam à vacinação contra a hepatite B


Doze anos após a Organização Mundial de Saúde ter recomendado a vacinação universal contra a hepatite B, que até ao momento apenas 168 países adoptaram, uma equipa de especialistas em doenças infecciosas e viajantes analisou as várias estratégias nacionais de prevenção da doença e concluiu que “a vacinação de toda a população é a melhor opção para reduzir o impacto da doença na saúde pública”, exortando oito países do Norte da Europa a instituir aquela prática.

A hepatite B é a principal causa de cancro do fígado e está na origem de 500 mil a 1,2 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Só na Europa estima-se que 90 mil pessoas sejam portadoras do vírus e cerca de 22 mil morram anualmente na sequência de infecções. Não obstante este cenário, oito países do Norte da Europa ainda resistem à implementação de um programa universal de vacinação, pelo que os peritos da OMS vieram a público pedir que Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Islândia, Irlanda e Noruega generalizem a medida, que até agora é aplicada apenas aos chamados grupos de risco.
Num artigo publicado na última edição da revista científica «The Lancet», a equipa de investigadores reconhece que a vacinação dos grupos de risco produz um efeito mais imediato e pode ser mais económica do que a vacinação universal. Contudo, avisam que nem sempre é fácil identificar todas as pessoas que integram os grupos de risco, normalmente vítimas do estigma social. Na opinião daqueles especialistas a vacinação universal deve ser feita na infância e na adolescência, acompanhando também as mulheres grávidas, e constitui a forma mais segura e eficaz de diminuir o número de novos diagnósticos, permitindo também proteger as crianças antes de elas serem expostas ao risco.
A vacina é altamente efectiva e quase isenta de complicações (à excepção de uma pequena reacção no local da injecção), e tem a vantagem de, porque a hepatite B é um dos grandes factores predisponentes ao desenvolvimento do cancro no fígado, ajudar a prevenir também a incidência daquele carcinoma. A imunização é feita em três tomas, através de injecção intramuscular, sendo a segunda toma realizada um a dois meses após a primeira, e a terceira cinco meses mais tarde. A produção de anticorpos acontece em 95 por cento dos pacientes, que gozam de um nível de protecção muito próximo dos 100 por cento. A imunidade é garantida pelo prazo de 10 anos, mas poderá mesmo durar toda a vida, podendo a qualquer momento ser avaliada através de uma análise do sangue.

Carla Teixeira
Fonte: El Mundo e HepCentro

EUA comercializam medicamento para emagrecer sem receita

A entidade que controla a venda de medicamntos nos Estados Unidos da América, o FDA, aprovou a venda de um dietético sem receita médica. O fármaco, quando combinado com uma alimentação baixa em gorduras e calorias, pode reduzir em 50% o peso.

O produto vai estar à venda a partir de dia 15 de Junho e está aconselhado a adultos com excesso de peso e o seu consumo deve ser acompanhado de uma alimentação saudável e prática de desporto, explicou a empresa farmacêutica GlaxoSmithKline.

Em declarações à agência noticiosa espanhola, EFE, a nutricioinista Sylvia Meléndez-Klinger salientou que «o produto em si não é mágico, apenas dará um empurrãozino na perda de peso e na prevenção de doenças como a diabetes e a hipertensão».

Os testes realizados pelo FDA para controlo de qualidade do produto demostram que este vai actuar no intestino e não tem efeitos prejudiciais no coraçao e sistema nervoso, adianta a médica.

Sara Pelicano

Fontes: Portugal Diário

Azeite no combate contra o colestrol

Azeite virgem extra com adição de estanóis vegetais é o novo produto da Benecol que tem como objectivo ajudar a combater o colestrol (no termo técnico, HDL). Portugal vai ser o primeiro país a produzir um alimento que tem também a função de medicamento.


A Benecol, em conjunto com a empresa transportadora dos seus produtos, a GL, criou um pólo de produção para o novo Benecol Azeite.

O lançamento vai ser em Portugal e a exportação para os principais mercados mundias está prevista para breve. A empresa pretende vender, até ao final do ano, 60 mil litros o que equivale a 1% da quota do mercado total de azeite.

Sara Pelicano

Fontes: Médicos na Internet

Nova vacina para combater a meningite A

A meningite A é a mais grave das suas três variedades e mata 10% dos doentes. A nova vacina oferece dez anos de imunidade e pode ser aplicada numa extensa faixa etária, entre um e 29 anos de idade, revela estudo feito pelo Projecto de Vacinação da Meningite.

A nova vacina foi testada em 600 pessoas do Mali e Gambis. Os resultados demonstraram que houve um aumento da imunidade 20 vezes superior ao registado quando são utilizadas as vacinas em circulação e redução dos danos colaterais.

Os cientitas planeiam agora um teste em grande escala a a realizar inda este Verão. E pretendem vacinar até 2008 nove milhões de pessoas nos locais de grande risco, como África..


Se estes resultados forem positivos, os investigadores querem introduzir a vacina em todo o continente africano. Contudo, sublinham que este será um trabalho difícil que pode demorar 15 anos para estar concluído.

O especialista em meningite, Eric Bertherat, adiantou ainda que «com a velha vacina era necessário esperar por uma epidemia para depois iniciar a vacinação», agora há uma prevenção.
Acrescenta ainda que este tem sido um trabalho com bons resulatdos e a baixos custos.

Sara Pelicano

Fontes: BBC/ Reuteurs