terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Perda cognitiva ligada a níveis elevados de homocisteína

Investigadores norte-americanos estabeleceram uma ligação entre elevados níveis de homocisteína, um aminoácido no sangue, e um desempenho cognitivo mais baixo. O estudo forneceu provas de que a presença de uma variante particular de um gene reparador pode aumentar o risco de performance cognitiva baixa.

O estudo “Maine-Syracuse”, ainda a decorrer e que envolve mais de 2 700 pessoas, também observou os níveis de homocisteína nas pessoas com uma variação genética ligada à Doença de Alzheimer, conhecida como apolipoproteina E4, ou ApoE-e4.

Segundo um dos autores do estudo, Merrill Elias da Universidade do Maine, a importância do recente relatório, publicado na edição de Janeiro da "Neuroscience Letters”, é o facto de se ter descoberto que a combinação de homocisteína elevada com a presença do alelo ApoE-e4 representa um grau de risco mais elevado de um desempenho cognitivo mais baixo do que na presença de qualquer um dos factores de risco sozinhos.

Elias declarou que os portadores do alelo ApoE-e4 podem ser considerados como tendo uma capacidade de reparação neuronal menos efectiva. Actualmente, não existe uma maneira precisa que se possa utilizar para modificar os alelos ApoE-e4, de modo a que estes façam um melhor trabalho na reparação das células do cérebro, mas há esperança na prevenção e reversão do défice cognitivo relacionado com a homocisteína elevada, através da redução dos níveis de homocisteína.

Os investigadores descobriram que pessoas sem acidentes vasculares cerebrais e sem demência com níveis de homocisteína mais elevados, adicionalmente portadoras de um ou mais alelos ApoE-e4, têm desempenhos de níveis mais baixos em múltiplas medidas cognitivas do que as pessoas com outras variações do gene ApoE-e4.

Os autores do estudo sugerem aos médicos e nutricionistas a utilização de vitaminas, especialmente aumentando os níveis de folato, vitamina B6 e vitamina B12, para ajudar a reduzir os níveis de homocisteína nos seus pacientes.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com, www.medindia.net

FDA aprova Tekturna HCT para tratamento da hipertensão

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) aprovou o tratamento para a hipertensão da Novartis AG, o Tekturna HCT, uma combinação num único comprimido de dois fármacos anti-hipertensivos, o Tekturna (aliscireno) e o diurético hidroclorotiazida.

Dados clínicos demonstraram que o tratamento com Tekturna HCT resulta em reduções adicionais significativas da pressão sanguínea, em comparação com Tekturna ou hidroclorotiazida sozinhos. O Tekturna HCT está aprovado para pacientes que não estão controlados por qualquer um dos fármacos isoladamente.

Esta é a primeira aprovação para uma terapia de combinação num único comprimido envolvendo o Tekturna, que tem demonstrado baixar consistentemente a pressão sanguínea por 24 horas e em diante.

A eficácia do Tekturna por um período de 24 horas e em diante é importante, porque muitos medicamentos para a pressão sanguínea elevada falham na actuação contínua, especialmente durante as primeiras horas da manhã, quando a pressão sanguínea frequentemente desponta. O Tekturna também tem demonstrado manter as reduções de pressão sanguínea até quatro dias após a última dose.

A aprovação do Tekturna HCT nos Estados Unidos baseou-se em ensaios clínicos que envolveram mais de 2 700 pacientes tratados com Tekturna e hidroclorotiazida.

O Tekturna, que é vendido fora dos Estados Unidos como Rasilez, foi lançado na Europa e nos Estados Unidos em 2007.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Forbes, The Guardian

Baixos níveis matinais de cortisol relacionados com fadiga crónica

Níveis matinais baixos da hormona cortisol podem estar relacionados com a fadiga grave em mulheres com Síndrome de Fadiga Crónica (SFC), segundo um estudo norte-americano.

O estudo, que será publicado na edição de Março da “Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism”, descobriu um perfil diferente para as concentrações matinais de cortisol ao longo do tempo entre mulheres que tinham Síndrome de Fadiga Crónica, e aquelas que não sofriam da condição. O estudo confirma investigações anteriores, que ligam a doença a um desequilíbrio nas interacções normais entre os diversos sistemas do organismo que trabalham em conjunto para gerir o stress.

Segundo o investigador principal, o Dr. William Reeves dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças de Atlanta, as pessoas com SFC têm uma produção geral de cortisol reduzida na primeira hora após acordarem de manhã, sendo este, na realidade, um dos períodos mais stressantes para o organismo.

O estudo analisou 292 pessoas com síndrome de fadiga crónica, 269 pessoas consideradas doentes e 163 consideradas saudáveis. As concentrações de cortisol na saliva foram medidas. As mulheres com Síndrome de Fadiga Crónica exibiram perfis matinais de cortisol significativamente mais baixos, em comparação com as mulheres que não sofriam da síndrome. Os homens com ou sem SFC não demonstraram diferenças nos níveis de cortisol.


Anteriormente, o Dr. Reeves e os colegas relataram que pacientes com sintomas de fadiga crónica apresentam uma curva de cortisol salivar diurna compactada – têm concentrações matinais de cortisol mais baixas e concentrações nocturnas mais elevadas, em comparação com os outros grupos de controlo.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com, www.medpagetoday.com

HPV: Especialistas esclarecem dúvidas na net a partir de Março

A partir do mês de Março os portugueses vão poder esclarecer todas as dúvidas acerca do cancro do colo do útero através da Internet. De acordo com a coordenadora do projecto, Ana Matos, falta apenas formalizar a iniciativa para que uma equipa de especialistas dê início ao trabalho.

Segundo afirmou Ana Matos em declarações à agência Lusa, está marcada para quinta-feira a assinatura de um protocolo com responsáveis do portal «Sapo» e na presença do Director-Geral da Associação Europeia contra o Cancro do Colo do Útero, Philip Davies, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero.

Desta forma, passará a ser possível dar respostas, via Internet, sobre os tipos de Vírus do Papiloma Humano (HPV), a sua relação com o cancro do colo do útero e os meios de transmissão, prevenção e tratamento da doença.

Esta é uma rede de contactos que já foi desenvolvida em outros países europeus.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital, Lusa.

Bayer planta 3 mil árvores em Mafra

A farmacêutica Bayer prepara-se para investir 100 mil euros num projecto de responsabilidade social que visa a plantação de 3 mil árvores, uma por cada colaborador ibérico, na Tapada de Mafra.

A iniciativa surge em resposta ao Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) que tem como objectivo a plantação de 1 bilião de árvores em todo o mundo.

De acordo com o director-geral da Bayer Portugal, João Barroca, citado pelo portal Fábrica de Conteúdos, esta medida pretende focalizar a qualidade de vida das pessoas, não só ao nível da saúde, mas também em aspectos importantes para a sociedade, como o meio ambiente.

O projecto, que decorre a nível internacional, contou já com a colaboração da Bayer em 24 países através da plantação de cerca de 300 mil árvores.

Marta Bilro

Fonte: Fábrica de Conteúdos.