quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sintomas da menopausa não respondem a terapia com medicamentos naturais

Uma revisão a uma série de medicamentos naturais à base de plantas, comummente utilizados para controlar os sintomas da menopausa, revelou poucas evidências de que estes sejam efectivos.

Os investigadores também descobriram uma falta de estandardização ou garantia de qualidade relativamente a estes preparados, segundo o relatório publicado no "Drug and Therapeutics Bulletin”.

De acordo com os editores do relatório, não existem evidências fortes que apoiem os medicamentos naturais frequentemente tomados para aliviar os sintomas incómodos da menopausa.

Esta revisão incluiu o cohosh-preto, também denominado Actea racemosa ou cimicifuga, trevo vermelho, Dong quai (angelica chinesa), óleo de prímula, ou onagra, ginseng, extracto de inhame selvagem, Agnus castus (proveniente da árvore agnocasto ou árvore-da-castidade), lúpulo, salva e kava-kava, ou kavaína.

O editor da revista, o Dr. Ike Iheanacho, referiu à Reuters Health que as descobertas levantam diversas questões para as mulheres, sendo que os problemas potenciais incluem questões de qualidade, se o produto é de facto aquilo que está anunciado na embalagem, e se será ou não o mesmo produto na embalagem seguinte, visto que existe uma falta de estandardização na preparação do produto.

O Dr. Iheanacho acrescentou que, mesmo que estes produtos sejam seguros, existe uma falta de evidências que demonstrem que aliviam os sintomas.

A mensagem que se pretende passar não é a de que as mulheres não devem utilizar estes medicamentos, mas sim que as pacientes devem informar o seu médico acerca do produto que estão a utilizar, devendo este ser investigado na medida do possível.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE50Q5OU20090127

Estudo: Cladribina reduz taxas de recaída da esclerose múltipla

Dados de uma investigação de dois anos demonstraram que o fármaco de formulação oral cladribina, da Merck KGaA, reduziu significativamente as taxas de recaída em pacientes com esclerose múltipla por surtos e remissões (recorrente/remissiva), em comparação com placebo.

O estudo CLARITY envolveu 1 326 pacientes que receberam aleatoriamente uma de duas doses de cladribina ou placebo. Após 96 semanas, os dados demonstraram que os pacientes que receberam a dose mais baixa de cladribina apresentaram uma redução relativa de 58 por cento das taxas de recaída, em comparação com placebo.

Por outro lado, os pacientes que receberam a dose mais elevada de cladribina atingiram uma redução relativa de 55 por cento das taxas de recaída, em comparação com placebo.

A Merck também declarou que o ensaio atingiu outros objectivos, relativamente à redução da actividade da lesão, proporção de sujeitos livres de recaída e progressão da incapacidade.

Adicionalmente, os resultados demonstraram que a frequência de eventos adversos entre os pacientes que receberam cladribina foi baixa e comparável ao que foi observado entre aqueles que receberam placebo. Contudo, a taxa de linfopenia foi mais elevada no grupo da cladribina, embora este efeito adverso fosse esperado dado ao provável mecanismo de acção do fármaco.

A Merck indicou que planeia apresentar o fármaco às autoridades reguladoras dos Estados Unidos e da União Europeia em meados de 2009.

A Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio, entre outras.

Várias áreas dispersas do cérebro e medula espinal são afectadas, sendo que os sintomas podem ser leves ou severos, e aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de maneira imprevisível.

A forma mais comum de Esclerose Múltipla em doentes com idade inferior a 40 anos é a Esclerose Múltipla por surtos e remissões, que ocorre em 60 por cento dos casos. Os doentes sofrem "ataques", também denominados surtos ou exacerbações, seguidos por períodos de remissão com recuperação completa ou quase completa.

Isabel Marques

Fontes:

www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=D95711E75924408CA8D00FC07C183575
www.anem.org.pt/menu-anem/esclerosemultipla.htm

Doença inflamatória do intestino em crianças ligada a níveis elevados de folato

Investigadores norte-americanos descobriram que as crianças com doença inflamatória do intestino têm níveis de folato, ou ácido fólico, surpreendentemente elevados.

O Dr. Melvin Heyman e colegas, da Universidade da Califórnia, em San Francisco e em Berkeley, referiram que as crianças com casos de doença inflamatória do intestino, recentemente diagnosticados, têm concentrações mais elevadas de folato no sangue do que aquelas sem a doença.

Esta situação questiona a teoria de que os pacientes com doença inflamatória do intestino são propensos a ter deficiência de folato.

Investigações anteriores demonstraram que os adultos com doença inflamatória do intestino tendem a ter níveis de folato mais baixos do que aqueles que não sofrem da doença.

Contudo, a doença inflamatória do intestino pediátrica parece ser algo diferente da forma adulta da doença, sendo que, antes deste estudo, publicado na “American Journal of Clinical Nutrition”, pouco se sabia acerca dos níveis de folato em crianças recentemente diagnosticadas com a doença.

O Dr. Heyman referiu que este é um trabalho entusiasmante, que abre portas para investigações adicionais sobre o papel do ácido fólico e a sua base genética no desenvolvimento da doença inflamatória do intestino, especialmente em pacientes jovens.

O investigador explicou que a doença inflamatória do intestino, um termo global que se refere a doenças que provocam inflamação crónica nos intestinos, tais como colite ulcerativa e doença de Crohn, ocorre nas crianças de todos as idades e pode provocar dor abdominal, diarreia, febre, hemorragia e deficiências nutricionais.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/27/Inflamed_bowel_and_high_folate_linked/UPI-62391233118708/

Estatinas podem ajudar a tratar distúrbio dos vasos sanguíneos no cérebro

Investigadores norte-americanos descobriram que, em ratos, um distúrbio dos vasos sanguíneos no cérebro, que pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, ataques ou paralisia, pode ser tratado com estatinas.

Os investigadores, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Utah, referiram que, se os resultados do estudo em ratos forem confirmados num ensaio piloto com humanos, as estatinas poderiam fornecer um tratamento seguro e pouco dispendioso para a malformação cavernosa cerebral, um distúrbio ainda sem terapia farmacológica conhecida.

Um dos autores do estudo, o Dr. Dean Y. Li, director do Programa de Medicina Molecular da Universidade do Utah, referiu que a cirurgia ao cérebro ou o tratamento com radiação têm sido as únicas opções para os pacientes com malformação cavernosa cerebral.

O Dr. Li acrescentou que, devido aos riscos que estas operações acarretam, os neurocirurgiões mostram-se relutantes em realizá-las, a não ser que o paciente esteja em perigo iminente.

De acordo com o investigador, o estudo propõe uma potencial estratégia para uma simples terapia farmacológica, que poderá custar somente alguns euros por mês na farmácia.

Contudo, os estudos em animais têm primeiro de ser avaliados no ensaio clínico piloto em humanos que está a ser iniciado.

A malformação cavernosa cerebral é um distúrbio no qual os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e enfraquecem, começando a derramar sangue, provocando AVC, dores de cabeça, ataques ou outros problemas.

Os investigadores, que publicaram as descobertas na “Nature Medicine”, suspeitam que as estatinas, tais como o Zocor (sinvastatina), o Lipitor (atorvastatina) e fármacos semelhantes, tratam a malformação cavernosa cerebral ao estabilizar os vasos sanguíneos para que estes não derramem.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/28/Statins_may_treat_blood_vessel_disorder/UPI-99241233129003/

EMEA aprova submissões da Schering-Plough, Teva e Astellas

O Comité Científico de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMEA aprovou três pedidos (Schering-Plough, Teva e Astellas) e deu um parecer negativo (Orphan Europe).

O CHMP aprovou o pedido de comercialização do Ribavirin Teva (ribavirina), da Teva Pharmaceutical Industries, uma versão genérica do Rebetol, fabricado pela Schering-Plough, indicada no tratamento da hepatite C, noticia a PM Farma.

Segundo a agência, foi igualmente aprovado o pedido de “consentimento informado” para o Fertavid (folitropina beta) da Schering-Plough, a versão genérica do Puregon, propriedade da empresa Organon, e validada a extensão da indicação do Protopic (tacrolimus) da companhia Astellas enquanto “tratamento de manutenção”.

O Comité teve opinião contrária relativamente à solicitação da francesa Orphan Europe, que havia submetido um pedido de comercialização do Vedrop (tocofersolano), destinado ao tratamento da deficiência de Vitamina E, devido à deficiente absorção digestiva em pacientes pediátricos diagnosticados com fibrose cística, colestase crónica congénita ou hereditária, refere a PM Farma.

O Protopic está indicado para o tratamento a curto prazo e intermitente a longo prazo da dermatite atópica, moderada a severa, em adultos.

Raquel Garcez

Fonte: http://espana.pmfarma.com/noticias/noti.asp?ref=9722

Aspirina pode ajudar a prevenir lesões no fígado

A Aspirina pode ajudar a prevenir lesões no fígado, indica um estudo norte-americano que aponta, ainda, as pessoas obesas ou com tendência para abusar do álcool como as principais beneficiadas do medicamento.

De acordo com o artigo publicado no Journal of Clinical Investigation, os testes realizados em roedores concluíram que uma dose diária de aspirina pode reduzir o número de mortes causadas por patologias relacionadas com o fígado.

Wajahat Mehal, coordenador da equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, explicou que a estratégia incidiu em “usar a aspirina numa base diária para prevenir os danos do fígado”, sublinhando que “esta descoberta pode reduzir a dor e sofrimento em pacientes com doenças de fígado, usando uma aproximação nova e muito prática”.

Segundo comprovaram estudos anteriores, a utilização diária do analgésico aparece ainda associada à redução ligeira do risco de cancro da mama nas mulheres e na prevenção ataques de coração em pessoas propícias a tal.

Raquel Garcez

Fonte: http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=d3d9446802a44259755d38e6d163e820&id=857bafc1c1370e2b6e482ac40e938489