terça-feira, 31 de março de 2009

Fármaco oncológico cediranib pode ajudar a combater tumores cerebrais

Investigadores revelaram que o fármaco oncológico cediranib, da AstraZeneca Plc, desenvolvido para ser o concorrente do Avastin (bevacizumab), da Roche Holding AG e da Genentech Inc, pode ajudar a combater os efeitos fatais dos tumores cerebrais sem encolhê-los.

Os investigadores referiram que o cediranib ajudou a parar a acumulação de fluido provocada pelo glioblastoma e ajudou os ratos com tumores cerebrais a viver mais tempo.

Tanto o cediranib como o Avastin são terapias delineadas para privar os tumores de alimento impedindo-os de formar vasos sanguíneos, um processo denominado anti-angiogénese.

O Dr. Rakesh Jain e colegas do Hospital Geral de Massachusetts testaram o fármaco em ratos e descobriram que este encolhia os vasos sanguíneos que tinham crescido para alimentar o tumor, fazendo também com que parassem de verter.

O artigo publicado na “Journal of Clinical Oncology” revelou que isto reduziu um tipo de inchaço chamado edema e, embora os tumores continuassem a crescer, os ratos tratados viveram mais tempo do que os ratos que não receberam o fármaco.

O Dr. Jain referiu que as descobertas sugerem que a terapia anti-angiogénese pode aumentar a sobrevivência dos pacientes, mesmo na presença de um crescimento persistente do tumor.

Contudo, o investigador referiu que o fármaco ainda está longe da perfeição no combate ao glioblastoma, o tipo mais agressivo de tumor cerebral, que mata cerca de 10 mil pessoas todos os anos.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE52T7A820090330