domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ácidos gordos ómega-3 ajudam a proteger o fígado

Investigadores espanhóis revelaram que as dietas ricas em ácidos gordo ómega-3, provenientes de alimentos como o salmão e as sardinhas, ajudam a proteger o fígado de danos e contra a resistência à insulina.

O Dr. Joan Claria, da Universidade de Barcelona, descobriu que dois tipos de lípidos nos ácidos gordos ómega-3, denominados protectinas e resolvinas, são a causa do efeito protector.

Os investigadores estudaram quatro grupos de ratos com um gene alterado para os tornar obesos e diabéticos. Um dos grupos recebeu uma dieta enriquecida com ómega-3, o segundo grupo recebeu uma dieta de controlo, o terceiro recebeu ácido docosahexaenóico (DHA) e o último grupo recebeu apenas resolvinas.

Após cinco semanas, foram examinadas amostras de sangue e fígado dos ratos do estudo. Os ratos que receberam a dieta rica em ómega-3 exibiram menos inflamação e melhoraram a tolerância à insulina. Isto deveu-se à formação de protectinas e resolvinas dos ácidos gordos ómega-3.

O estudo, publicado na “Federation of American Societies for Experimental Biology Journal”, demonstrou, pela primeira vez, que estes lípidos derivados dos ácidos gordos ómega-3 podem realmente reduzir a ocorrência de complicações hepáticas, tais como esteatose hepática ou fígado gordo e resistência à insulina, nas pessoas obesas.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/13/Omega-3_guards_against_insulin_resistance/UPI-41511234565171/