sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dependência da canabis com fim à vista

Está a ser testada em ratos, uma molécula vegetal inibidora da dependência da canabis. O responsável pelo projecto é um investigador italiano, Marcello Solinas, que acredita que a pesquisa poderá levar ao ensaio de um medicamento, já em 2008.
A molécula vegetal é extraída de uma planta e é denominada por metilicaconitina. Marcello Solinas adianta que a molécula é capaz de dominar a dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer causado pela substância activa da canabis, o tetrahidrocanabinol.
A metilicaconitina deverá em breve ser testada em macacos e só posteriormente em seres humanos, podendo ser uma preciosa ajuda para os dependentes desta droga.
A ser fabricado, o medidamento deverá ser ensaiado nos Estados Unidos, podendo vir a ser comercializado dentro de um período de dez a quinze anos, após os testes.
Esta investigação decorre há três anos, na Universidade de Poitiers, em França, e conta também com a colaboração da Universidade de Cagliari, Itália, e do Instituto Nacional de Abuso de Droga de Baltimore, Estados Unidos.

Inês de Matos

Fonte: Agência Lusa

Recolha de lotes do medicamento Airtal Difucreme

O Conselho de Administração do Infarmed ordenou a suspensão imediata da comercialização do do lote Z15 do medicamento Airtal Difucreme – Aceclofenac 1,5%, na forma de bisnagas de 100 gramas, depois de a firma Almitall – Produtos Farmacêuticos Lda, que produz o fármaco, ter anunciado a intenção de proceder à recolha voluntária daquele lote, com o prazo de validade de Julho de 2009, depois de ter detectado uma alteração das características de homogeneidade do creme, nomeadamente a existência de separação de fases.

Carla Teixeira
Fonte: Infarmed

Cenjor organiza seminário “Jornalismo e Saúde”

“Jornalismo e Saúde” é o mote para o seminário organizado pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor), no dia 15 de Junho, e que pretende promover o rigor e domínio técnico na abordagem dos jornalistas às áreas especializadas da actualidade informativa.

Através da análise de conceitos estruturais da área da Saúde e centrando-se na problemática do HIV-Sida, o seminário irá incidir sobre as fontes de informação, os fundamentos básicos de epidemiologia, as etapas de desenvolvimento de um fármaco ou a gestão e risco dos medicamentos.

Destinada a titulares da Carteira Profissional de Jornalista, a acção de formação, com a duração de um dia, terá lugar no Hotel D. João III, em Leiria. A frequência do evento é gratuita mediante o preenchimento de uma pré-inscrição e da apresentação do Curriculum Vitae.

Marta Bilro

Fonte: Cenjor

IX Congresso Técnico de Anatomia Patológica

IX Congresso Técnico de Anatomia Patológica
Futuro da profissão em debate

Arranca amanhã no Porto, sob a égide da Associação Portuguesa de Técnicos de Anatomia Patológica, o IX Congresso Técnico de Anatomia Patológica, que termina no domingo na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que tem o objectivo de promover o intercâmbio de experiências e a actualização de conhecimentos, num momento de incerteza quanto ao futuro.

Quando se equaciona no seio da classe a alteração da designação da profissão, de técnicos de Anatomia Patológica para biopatologistas, no seio da associação ainda há alguma clivagem face àquele ponto, sendo que alguns dos membros concordam com a mudança que abrevia e simplifica o cargo, enquanto outros entendem que é como técnicos superiores que devem ser chamados.
Líder da comissão organizadora do congresso, Sara Ricardo disse ao FARMÁCIA E MEDICAMENTO que o encontro, embora correspondendo a uma iniciativa anual da APTAP, é este ano particularmente relevante, porque está pendente a aplicação das regras de Bolonha ao curso que dá acesso à profissão, até aqui com a duração de quatro anos, mas que poderá doravante passar a ter apenas três, valendo como licenciatura, ou três mais dois para conclusão do mestrado. De acordo com aquela responsável, a classe está “a lutar para ter uma licenciatura de quatro anos (sendo o último de estágio), mais um para obter o grau de mestre.
O congresso acontece também numa altura em que a possibilidade de ser decidida a aplicação da vacina ao vírus do papiloma humano poderá fazer “esvaziar de conteúdo” a profissão, já que os técnicos de Anatomia Patológica são responsáveis pelo rastreio do cancro do colo do útero que assim, diz Sara Ricardo, “perde algum sentido”. No congresso os associados deverão debater o futuro da profissão, que tem poucos efectivos e “pouca voz”, e reflectir sobre as palestras de oradores como Fernando Schmitt (IPATIMUP), Adhemar Longatto (Universidade do Minho), Ângela Pista (Instituto Ricardo Jorge), Cristina Carvalho (Hospital Geral de Santo António), Paula Leite (Unidade Local de Saúde de Matosinhos), Paula Silva (Universidade do Porto e IPATIMUP), Isabel Vitó e Patrícia Pontes (Hospital de São João) e Hugo Lourenço (IPO de Lisboa), entre outros.

Carla Teixeira
Fonte: contacto telefónico

Portugal e Itália de mãos dadas
no diagnóstico de doenças raras

Promover o diagnóstico de doenças raras em Portugal é o objectivo do protocolo de cooperação que vai ser assinado amanhã entre a Raríssimas, Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, e a fundação italiana B.I.R.D. (Mauro Baschirotto Institute for Rare Diseases). Esta parceria vai permitir que seja feita uma identificação correcta da patologia em adultos e crianças que poderão realizar testes de diagnóstico gratuitos.

Cerca de oito por cento da população portuguesa é portadora de uma das cerca de 7.200 doenças raras contabilizadas a nível mundial ou de uma doença não diagnosticada. Ajustar o tratamento a cada caso e a cada doente e identificar os casos não diagnosticados são algumas das metas estabelecidas pelos responsáveis que integram esta parceria.

Na Europa, uma doença é considerada rara ao atingir uma em cada duas mil pessoas. Na União Europeia, o número de portadores de doença rara situa-se entre os 24 e os 36 milhões, um fenómeno que não pára de crescer já que a cada semana, em todo o mundo, são reportadas cinco novas doenças raras.

Criada em 2002, a Raríssimas pretende ser um elo de ligação entre os doentes e as famílias através da promoção de seminários, formação de voluntariado, pesquisa de doenças raras, estudos epidemiológicos, apoio domiciliário ao portador e família e a realização de parcerias internacionais. A BIRD empenha-se desde 1989 em promover estudos e desenvolver investigação no âmbito das doenças raras.

Para formalizar o acordo e promover a discussão da realidade portuguesa os representantes das organizações, vários profissionais da saúde e doentes vão estar reunidos, entre as 10:00 e as 12:00 horas de amanhã, no Hospital de Dona Estafânia.

Marta Bilro

Fonte: www.rarissimas.pt, www.cienciahoje.pt, Jasfarma

Boehringer Ingelheim intensifica medidas de combate à SIDA

Farmacêutica abdica de patentes em medicamento anti-VIH

A Boehringer Ingelheim anunciou que não vai impor as suas patentes no que diz respeito à produção de versões genéricas do fármaco anti-VIH, Viramune (nevirapina), medida que irá beneficiar, entre outros, 78 países africanos e asiáticos cuja população aufere baixos rendimentos de acordo com a classificação do Banco Mundial. A decisão do grupo privado, que opera a nível global na indústria farmacêutica, pretende facilitar o acesso do tratamento aos pacientes com maiores limitações económicas.

Aos olhos dos observadores da indústria farmacêutica, a decisão da empresa é vista como uma oferta de paz, ou pelo menos como uma inteligente jogada de relações públicas. Desta forma a Boehringer Ingelheim tenta fazer face à crescente pressão que a indústria tem sofrido através de organizações de saúde pública, autoridades locais que se recusam a reconhecer as patentes e mesmo de alguns governos, como o Brasil ou a Tailândia, que tomaram o controlo de patentes importantes para medicamentos chave no tratamento da SIDA e de problemas cardíacos.

Outra das medidas anunciadas pela farmacêutica alemã contempla a redução dos preços nas versões de marca do fármaco nos mesmos 78 países referidos. O tratamento passará, desta forma, a custar aos utentes 0,60 dólares norte-americanos por dia, uma diminuição significativa face ao preço anterior que atingia os 1,20 dólares, valor que será agora praticado em 67 países onde a maioria da população tem rendimentos médios, incluindo algumas nações da Europa de Leste e América Central.

O presidente do grupo, Alessandro Banchi, considera que adequar os preços às especificidades económicas de cada grupo de países é a única forma de agregar necessidades opostas na luta contra a SIDA. É possível refinanciar a investigação e os custos de desenvolvimento para novos tratamentos estabelecendo um sistema de preço em países industrializados e, em simultâneo, “oferecer medicinas a preços razoáveis para os pacientes oriundos de países com recursos diminutos, que de outra forma não podem financiar a medicação antiretroviral”, defendeu o mesmo responsável.

Para além disto, com o intuito de alargar o acesso à nevirapina e a uma medicação e tratamento adequados aos pacientes com SIDA, a Boehringer Ingelheim autoriza que qualquer laboratório farmacêutico, certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), produza o fármaco para os países desenvolvidos.

Marta Bilro

Fonte: livemint.com e PM Farma



Eleições na Ordem dos Farmacêuticos

Bastonário critica afirmações de Irene Silveira

“Desagradavelmente Surpreendido”, foi assim que Aranda da Silva, actual bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, se referiu ás declarações proferidas por Irene Silveira, candidata à sua sucessão. Durante o discurso de apresentação da sua candidatura, Irene Silveira criticou o sistema de qualificação e formação para a renovação da carteira profissional, o que levou Aranda da Silva a relembrar a candidata de que «as bases do sistema de qualificação e formação para a renovação da carteira profissional, foram traçadas durante a direcção da qual a professora Irene Silveira fazia parte. E nos últimos seis anos foram realizadas dezenas de reuniões e nunca a vi levantar objecções». O bastonários apelou ainda, para que a campanha seja «feita com propostas positivas para o futuro, por parte das duas candidatas».

Na segunda-feira, Irene Silveira defendeu a reformulação do actual sistema de renovação da carteira profissional para haver também uma valorização da experiência diária integrada no acto farmacêutico. Segundo a candidata, a ideia inicial tem sido adulterada, «favorecendo negócios e criando entraves a uma verdadeira política de formação».

Desde 2004 que o sistema de revalidação da carteira profissional é baseado num conjunto de actividades de actualização e desenvolvimento profissional, homologadas pela Ordem, realizadas em cada ciclo de revalidação (períodos de cinco anos). A avaliação das actividades é feita pela direcção nacional da Ordem dos Farmacêuticos, que lhes atribui um determinado número de créditos.
Irene Silveira prometeu ainda que não deixaria de «denunciar tudo o que ponha em causa a saúde pública» e «defender as reais capacidades dos farmacêuticos».

Irene Silveira e Filomena Cabeça são as candidatas às eleições para a direcção da ordem dos farmacêuticos, que terão lugar dia 21 de Junho.

Inês de Matos

Fontes: Sol, Agência Lusa

Crianças obesas: anúncios disparam apetite


Um estudo realizado por psicólogos britânicos concluiu que o apetite das crianças obesas e com excesso de peso aumenta mais do dobro depois de verem anúncios de produtos alimentares na televisão.

Às 60 crianças alvo de estudo, de vários pesos, com idades entre os 9 e os 11 anos, foram mostrados anúncios de alimentos e de brinquedos, seguidos de desenhos animados.
A ingestão de comida foi, significativamente maior, em todos os grupos de peso depois dos anúncios de alimentos, comparativamente, após a visualização de anúncios de brinquedos: as crianças obesas aumentaram 134 por cento o seu consumo, as que sofrem de excesso de peso consumiram mais 101 por cento e as de peso normal comeram mais 84 por cento.
Os investigadores observaram também que o peso ditou as preferências alimentares durante a experiência, já que foram postos à disposição das crianças alimentos com alto e baixo teor em gorduras e açúcar.
Segundo os especialistas, as crianças obesas optaram sempre pelo produto alimentar com mais gordura, o chocolate, enquanto as do grupo com excesso de peso escolheram geleias com menos conteúdo gordo e também chocolate.
Jason Halford, director do Laboratório de Comportamento Alimentar Humano da Universidade de Liverpool, afirmou que "a investigação confirma que os anúncios de alimentos na TV têm um efeito profundo nos hábitos alimentares de todas as crianças, duplicando a sua taxa de consumo", "O estudo sugeriu também uma forte ligação entre o peso e a susceptibilidade para comer demais após exposição a publicidade alimentar na televisão", acrescentou.
O estudo foi apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, que decorreu esta semana em Budapeste, capital da Hungria.

Raquel Pacheco
Fonte: Agência Lusa

Café diminui desenvolvimento de gota


Quanto maior é o consumo de café, menor é o risco do desenvolvimento de gota – uma das principais inflamações reumáticas. Esta é a conclusão de um estudo realizado por cientistas de várias universidades e instituições de investigação norte-americanas e canadianas.

O grupo de cientistas - liderado por Hyon Choi, investigador da Arthritis Research Centre of Canada - indica que o estudo prospectivo teve por base uma amostra de 45,869 homens com mais de 40 anos sem história de gota no início do estudo. Após 12 anos de acompanhamento destes indivíduos, e com base em critérios do American College of Rheumatology para a gota, os cientistas documentaram 757 novos casos de indivíduos que desenvolveram a doença.
Com base nestes 757 casos, os cientistas realizaram, de quatro em quatro anos, um questionário de frequência alimentar, onde constava uma pergunta sobre a frequência de consumo de café e bebidas com cafeína como chá, cola, cacau, entre outras.
Entre as opções de resposta, os indivíduos poderiam optar por uma série de possibilidades, que iam desde “nunca” até “duas a quatro chávenas por dia” ou “seis chávenas ou mais diariamente”.
De acordo com os resultados, o risco de gota foi 40% mais baixo para os homens que bebiam quatro a cinco chávenas de café por dia e 59% para os que bebiam seis ou mais chávenas diárias, do que nos homens que nunca bebiam café.
Os investigadores analisaram ainda o consumo de chá e o consumo total de cafeína (com origem noutras bebidas) e chegaram à conclusão que não é a cafeína que influencia a diminuição do risco de gota nos indivíduos que bebem café, mas antes, outros componentes desta bebida. Entre as possibilidades está um forte antioxidante, o ácido fenol clorogénico, presente no café.
Para além do café, para despiste de risco da doença, os especialistas avaliaram ainda a influência de outros factores de risco no desenvolvimento de gota, nomeadamente, massa corporal, historia de hipertensão, consumo de álcool, dieta rica em carne vermelha e lacticínios ricos em gordura.

Raquel Pacheco
Fonte: Arthritis & Rheumatism Journal

Aparelho inovador evita amputações

Quatro investigadores portugueses criaram um aparelho inovador na prevenção do pé diabético – doença que causa uma amputação a cada 30 segundos. O nome do dispositivo médico é «WalkinSense» e será testado, em breve, no Hospital de Santo António, no Porto.

Paulo Santos, Catarina Monteiro, Miguel Correia e Sérgio Cunha são os “pais” do «WalkinSense», o único dispositivo portátil no mundo que pretende evitar amputações a quem sofre de pé diabético e minimizar a degradação da qualidade de vida destes doentes.
O aparelho inovador nasceu no Porto e destina-se ao mercado global. É o primeiro produto desenvolvido pela empresa Tomorrow Options – Microelectronics S.A., uma «spin-off» criada, este ano, com o apoio do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) do Porto.
Prevenir e avaliar os efeitos da doença – que afecta 15 por cento dos diabéticos – foi o intuito que moveu este grupo de investigadores caracterizado por dois mestres em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico e dois doutorados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
O dispositivo pioneiro é composto por sensores colocados nas palmilhas do doente e que permitem ao médico avaliar o quotidiano do doente. “Prático e confortável” é assim que o definem.
“Com o WalkinSense, a recolha de dados sobre a distribuição do peso do corpo na planta do pé e sobre a mobilidade, através de sensores electrónicos, processa-se de modo simples, sem alterar o quotidiano ou o conforto do paciente, permitindo diagnosticar precocemente a doença”, explicaram os mentores do projecto, acrescentando que, simultaneamente, “o dispositivo fornece informação quantificada para a prescrição de palmilhas ou sapatos – específicos para o paciente – de forma a evitar úlceras, amputações, ou outras complicações graves.”
Paulo Santos assume o cargo de director-geral da empresa, e garantiu que, "cerca de 80 por cento dessas amputações podem ser evitadas”, sublinhando que, em todo o mundo, “a cada 30 segundos é amputado um membro devido ao pé diabético.”
De acordo com os investigadores, este sistema vai permitir também “reduzir os pesados encargos com o pé diabético nos sistemas de saúde”, que absorve cerca de 15 por cento do total dos recursos destinados à diabetes.

Preço: 2000 euros
Para sustentar o carácter inovador que confere ao «WalkinSense» a única solução de mercado adaptável às necessidades de pacientes e técnicos, os mentores do projecto destacaram factos descobertos aquando a fase de pesquisa e que, – segundo afirmam –, constituíram a base do trabalho: “Cada amputação ascende a 30 mil, 40 mil dólares e sabemos também que três anos após uma amputação é usual verificar-se uma segunda", por isso, reforçam o carácter “preventivo” do dispositivo.
Actualmente, o aparelho aguarda a fase de testes clínicos para entrar em comercialização. Para avaliar as vantagens do dispositivo nos doentes, o «spin-off» do INESC conta com o apoio do Hospital de Santo António, no Porto, e instituições internacionais, como o centro norte-americano Center for Lower Extremity Ambulatory Research e a clínica britânica Diabetic Foot Clinic.
Rui Carvalho, especialista em consulta de pé diabético no Hospital de Santo António, confirmou que o projecto foi entregue, garantindo que os estudos iniciar-se-ão em breve.
Deste modo, o «WalkinSense» poderá ser comercializado em Fevereiro ou Março de 2008 e o custo irá rondar os 2000 euros.

Portugal: 500 mil diabéticos
O pé diabético traduz-se numa perda da sensibilidade dos membros inferiores. Submetidos a excessos de pressão, os pés ganham lesões que, se não forem tratadas a tempo, poderão levar a uma amputação. Em muitos dos casos, não são tratados, porque não são sentidos.
Outra dificuldade detectada refere-se aos diabéticos obesos ou aqueles cuja doença já provocou cegueira, não conseguindo, assim, ver os pés.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes é a terceira causa de morte no mundo, onde 7,6 por cento da população sofre da patologia.
Em Portugal, estima-se que actualmente o número de diabéticos atinja os 500 mil.
No entanto, segundo previsões, este número deverá chegar aos 700 mil em 2025.

Raquel Pacheco
Fonte: INESC

Controlar asma na web


Os doentes asmáticos já não precisam de sair de casa para avaliar o seu estado de saúde. Um investigador do Porto criou uma aplicação informática que põe pacientes e médicos “a falar” na Internet, de forma gratuita.

Os cerca de 600 mil asmáticos portugueses podem contar com uma nova ferramenta on-line que lhes permite autocontrolarem a doença.
Chama-se P'ASMA (Programa de Autocontrolo, Seguimento e Monitorização da Asma) e é disponibilizado, gratuitamente, pela Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) na sua página web – (www.apa.org.pt).
É, assim, uma espécie de pré-consulta na “web”, em que o doente com asma faz o diagnóstico e obtém informações sobre as terapêuticas que deverá realizar, de acordo com a prescrição médica.
O mérito desta plataforma é do Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e o seu mentor é o investigador e imunoalergologista João Fonseca.
“O paciente insere a informação sobre o seu estado de saúde no sistema informático e recebe, de imediato, respostas sobre o seu estado clínico e indicações para ajustar a terapia que deverá efectuar”, explicou o investigador, sublinhando que o P’ASMA “pretende dar uma voz activa aos doentes” no tratamento da sua patologia.
Lamentando haver uma “resignação comum aos asmáticos”, o médico frisou que, com este “sítio”, os doentes poderão “trocar experiências, ajudando-se mutuamente”, e poderão também, “aceder a informação com a garantia da APA.”
Para além de utilizar um sistema interno seguro de troca de mensagens entre doentes e médicos, a nova plataforma permite criar um arquivo clínico electrónico, outra vantagem destacada por João Fonseca: “Os estudos realizados indicaram que o P'ASMA aumenta a qualidade dos dados recebidos sobre a evolução da doença, o que permite melhorar as decisões clínicas que se tornem necessárias.”

Alargar a hospitais
Segundo revelou o especialista, o desenvolvimento desta aplicação informática resultou do trabalho que realizou na sua tese de doutoramento - intitulada «Improving Clinical Information for a Better Asthma Care: The Central Role of Patients» - e que constatou haver
lacunas nos registos médicos tradicionais. A solução – concretizou o investigador – passará “por uma melhoria na comunicação entre o doente asmático e o médico”, acrescentando que “os resultados demonstraram ainda que 80 por cento dos doentes com asma moderada e grave têm vontade de utilizar tecnologias de comunicação para monitorizar e controlar a doença e melhorar a interacção com o médico.”
O imunoalergologista acredita no sucesso da aplicação que desenvolveu. Anunciando a intenção de, a curto prazo, a aperfeiçoar confessou que tem como ambição alargar a rede: “Gostaria de ver o P’ASMA implementado nos hospitais portugueses com especialidade em asma, funcionando como um complemento do serviço prestado ao asmático, mas para já, é importante integrar a componente de consulta.”
De referir que, existe um projecto do género na Europa e seis em todo o mundo.

Raquel Pacheco
Fonte: Newsletter.up.pt

Apoio inédito a prematuros


O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, está no limiar da inovação. As visitas domiciliárias aos bebés prematuros já mereceram um título de distinção a nível nacional. A unidade de saúde projecta, agora, o apoio a mães adolescentes.


A resposta da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) à especificidade de cuidados que exige um bebé prematuro é um modelo de referência nacional. O acompanhamento destes bebés ao domicílio é um projecto inovador que arrecadou já o primeiro lugar dos Prémios Hospital do Futuro.
Concluída a primeira fase, que teve a duração de um ano e meio – período em que nasceram 50 prematuros no Hospital Pedro Hispano (HPH), tendo os 58 enfermeiros envolvidos efectuado 119 visitas domiciliárias – e, comprovadas as vantagens, a ULSM decidiu apostar na continuidade do serviço que se trata de uma parceria do HPH com os enfermeiros dos quatro centros de saúde (Senhora da Hora, São Mamede Infesta, Matosinhos e Leça da Palmeira).
“O projecto teve uma avaliação positiva, pelo que, propusemos ao conselho de administração integrá-lo nas acções do serviço de Neonatologia no âmbito dos Cuidados Continuados. Foi aceite e já o relançámos”, anunciou ao «Farmácia e Medicamento» a enfermeira chefe do serviço de Neonatologia do HPH.
De acordo com Isabel Feliciano, os principais objectivos do trabalho são “facilitar a integração do prematuro no seu ambiente familiar e contribuir para a redução da morbilidade destes bebés”, informando que, a primeira visita é efectuada logo após 24 horas da saída do bebé do hospital (onde fica estabelecido o plano de vigilância) e, depois, após sete dias.
“O prematuro tem alta hospitalar e, no dia seguinte, recebe a visita de dois técnicos de saúde: o enfermeiro que o acompanhou durante o internamento e o enfermeiro do centro de saúde que o vai passar a vigiar. Fica, assim, estabelecida a comunicação entre ambos que é, no fundo, uma passagem de testemunho. Ao sétimo dia, a visita é então feita pelo enfermeiro familiar e, se se justificar, vai a terceira vez a casa”, explicou.
Considerando que as visitas “transmitem uma maior tranquilidade aos pais” Isabel Feliciano – que lidera todo o grupo de trabalho envolvido –, revelou ao «Farmácia e Medicamento» que estas incidem em “dar conselhos aos pais relacionados com a alimentação, os cuidados com a saúde do bebé, as rotinas de repouso e a administração de medicamentos”.

“Revolução”
No rol das mais valias, a enfermeira chefe do serviço de Neonatologia do HPH destacou também a diminuição do próprio tempo de internamento, e a redução dos custos hospitalares: “No balanço final da primeira fase, a ULSM conseguiu reduzir, em média, seis dias de internamento por cada prematuro, com poupanças também a nível económico.”
Segundo a responsável, um inquérito efectuado junto dos pais permitiu ainda constatar o alto grau de satisfação pela assistência prestada, sendo o serviço de acompanhamento do prematuro ao domicílio responsável pela diminuição da ansiedade e insegurança dos pais.
No Hospital Pedro Hispano, a taxa de prematuridade, de uma forma global, ou seja, gravidezes com menos de 37 semanas, situa-se entre os sete e os oito por cento e a da grande prematuridade – bebés com menos de 1500 gramas – se situa entre os 0,8 e o 1 por cento.
Ao reforçar o facto de a avaliação do estado do bebé no seu próprio ambiente familiar “ajuda a perceber melhor os cuidados que devem ser tomados”, Isabel Feliciano sublinhou que a iniciativa “surge como uma forma de colmatar uma lacuna existente nesta área ao nível do SNS.”
A técnica de saúde caracterizou o projecto que lidera como uma “revolução”, advogando, por isso, “o alargamento do serviço de acompanhamento domiciliário aos idosos.”

“Duas crianças nas mãos”
Em “fase embrionária”, o Hospital Pedro Hispano tem o novo projecto de apoio à mãe adolescente. Mais um passo inovador dado no sentido de contribuir para o desenvolvimento da saúde em Portugal.
Em declarações ao «Farmácia e Medicamento», o director do departamento de Pediatria daquela unidade de saúde adiantou que está a ser implementado um trabalho de investigação sobre as jovens mães do concelho: “Estão a ser efectuados contactos, analisados perfis e feito o levantamento dos problemas iniciais.”
Lopes dos Santos frisou que “já existe uma consulta específica para as mães adolescentes no serviço de Obstetrícia” mas, segundo o médico, a nova aposta passa por criar uma outra consulta no serviço de Pediatria.
“A ideia é criar uma equipa multidisciplinar que dê apoio clínico e psicológico a estas mães, nomeadamente, ajudar a encarar a situação, lidar com a família, com os amigos, com a escola ou o trabalho e com o próprio bebé”, explicou, acrescentando que, “após o parto, a mãe continuará a ser seguida para aconselhamento familiar e até à idade escolar do bebé.”
Lembrando que, a nova legislação prevê consultas de Pediatria até aos 18 anos, o médico Lopes dos Santos defendeu a necessidade de criar uma consulta específica naquele serviço “para criar canais” até, porque, “teremos duas crianças nas mãos: a mãe e o bebé”, concluiu.
Portugal é dos países europeus que tem a maior taxa de gravidezes na adolescência é o primeiro ao nível de grávidas com idades abaixo dos 16 anos e o segundo com grávidas com idades abaixo dos 18.

Raquel Pacheco
Fonte: contacto telefónico

ProBioGen e Virbac associam-se
para desenvolver produtos biológicos

A ProBioGen, uma empresa alemã especializada em engenharia celular e cultura de células, e a Virbac, um laboratório farmacêutico dedicado à produção de medicamentos para a saúde animal, assinaram ontem um acordo de licenciamento para a utilização da nova linha de células derivadas de aves AGE1 da ProBioGen com vista ao desenvolvimento de produtos biológicos.

Esta parceria prevê que a Virbac utilize as linhas celulares estáveis de retina de pato AGE1_cr e as células somíticas AGE1_cs co-desenvolvidas pela ProBioGen, como plataforma de produção para o desenvolvimento de produtos biológicos. Os encargos financeiros por detrás deste acordo não foram revelados.

Para o director executivo da ProBioGen, Michael Schlenk, esta é um avanço muito significativo na comercialização das linhas celulares de aves da ProBioGen. “O desenvolvimento das novas linhas de desenho celulares sob as directrizes da FDA [Food and Drug Administration, entidade que regula o mercado norte-americano dos medicamentos] é um processo longo e que apresenta vários desafios”, afirmou o responsável. Schlenk salientou ainda que a empresa está orgulhosa por ter “criado uma linha de células que não só se enquadra nestes requisitos específicos, como também é segura e economicamente viável para a produção biológica e de vacinas”.

Sedeada em Berlim, a ProBioGen possui autorização para fabricar substâncias activas de uso farmacêutico para serem testadas em estudos clínicos e que cumpram os padrões de qualidade recomendados pela União Europeia e pela FDA. Especializada em células mamárias, a empresa aposta na combinação entre o conhecimento dos investigadores científicos responsáveis pela biologia molecular e a experiencia dos peritos em tecnologia de cultivo celular.


Marta Bilro

Fonte: www.prnewswire.co.uk, www.probiogen.de/ , www.virbac.com

ProBioGen e Virbac anunciam acordo

Nova gama de células avícolas contribui
para criação de produtos biológicos.


A ProBioGen anunciou ontem ter chegado a acordo com a Virbac, para a criação de produtos biológicos, mediante a utilização de uma nova gama de células avícolas. Segundo este acordo, a Virbac utilizará a nova gama de células permanentes baseadas na retina dos patos, AGE1.cr e as células somitas AGE1.cs, desenvolvidas pela ProBioGen, como base para a produção de produtos biológicos.
Sem avançar com detalhes financeiros acerca do acordo alcançado, Michael Schlenk, delegado conselheiro da ProBioGen, afirmou que este acordo marca uma “revolução na comercialização da nossa gama de células avícolas”, revelando-se orgulhoso e satisfeito pela obtenção do acordo, uma vez que “o desenvolvimento das novas gamas de desenho celular, têm que obedecer às complexas directrizes da FDA, sendo um processo moroso e complicado”. Michael Schlenk realça ainda o facto de esta nova gama de células ser segura e representar um custo controlado para produção de vacinas e produtos biológicos
A ProBioGen tem sede em Berlim e tem-se destacado em diversas áreas da industria biofarmaceutica, cuja gama de produtos e serviços incluem o desenvolvimento de gamas celulares altamente produtivas, o desenho de novas gamas celulares para tecidos primários e a produção de glicoproteinas para estudos clínicos, para além da produção de vectores virais para diagnósticos in vitro.
A ProBioGen é uma empresa de biotecnologia de renome mundial e possui autorização de fabrico de substâncias activas, de uso farmacêutico para testes em estudos clínicos, de acordo com os parâmetros de qualidade da União Europeia e da FDA.

Inês de Matos

Fontes: ProBioGen, PR NewsWire

Investigação como ponto de partida

Simpósio debate o álcool na Europa

Evento bi-anual para apresentação e discussão de resultados da investigação actual, sobre o álcool, em particular, no contexto europeu, e sua transferência para a prática e contextos específicos dos Estados-Membros. Será entre os dias 4 e 6 de Junho, em Tutzing (Alemanha).


Membros do German Centre for the Control of Drug Abuse (DHS) irão discutir medidas políticas e seu impacto na procura e oferta de álcool. O programa do evento inclui a apresentação dos esforços desenvolvidos, em relação a esta problemática, pela Organização Mundial de Saúde e pela Comissão Europeia. Serão também apresentadas e debatidas algumas medidas políticas levadas a cabo por países europeus.
A DHS foi fundada em 1947 como uma plataforma comum para todas as associações gratuitas alemãs no campo do tratamento da dependência.
A coordenação da competência em matérias e dos problemas da prevenção e do cuidado da dependência do álcool ou tabaco é o alvo de todos os membros deste sistema. Os empregados das instituições diferentes do membro oferecem a informação e a sustentação aos consumidores, aos abusadores, aos dependentes e aos seus parentes.
O simpósio contará com a presença de inúmeras personalidades quer dos Governos Europeus ou Instituições Europeias, como com professores e investigadores que vão dar o seu contributo nas conferências.
Um estudo recente, realizado pela Comissão Europeia concluiu que Portugal é o terceiro Estado-membro da União Europeia com maior percentagem de abstémios (37 por cento), mas metade dos que bebem fazem-no todos os dias.
Mais de um terço dos portugueses inquiridos afirmaram não ter tomado qualquer bebida alcoólica nos últimos 12 meses, sendo a percentagem de abstémios em Portugal superada apenas por Itália (40 por cento) e Hungria (38), e bem acima da média comunitária (25 por cento).
Apesar da frequência, o consumo dos portugueses parece ser moderado, já que, quando questionados sobre quantas vezes ao longo do último ano tomaram cinco ou mais bebidas numa só ocasião, uma maioria (55 por cento) dos inquiridos (que afirmaram ter bebido nos últimos 12 meses) responderam que nunca o fizeram, o que constitui a percentagem mais elevada entre os 27.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde e Diário Digital

Nova agência europeia de produtos químicos

Entrou hoje em funções em Helsínquia
Nova agência europeia de produtos químicos

No mesmo dia em que entrou em vigor a nova legislação comunitária sobre registo, avaliação e autorização de produtos químicos, o programa REACH, iniciou funções a nova agência europeia de produtos químicos, com sede em Helsínquia, capital da Finlândia.

O regulamento, adoptado em Dezembro de 2006, ao cabo de mais de três anos de intensas negociações, abrange cerca de 30 mil substâncias e substitui quatro dezenas de leis que até agora vigoravam na União Europeia, algumas das quais já com várias dezenas de anos. O objectivo do REACH é o de assegurar um elevado nível de protecção da saúde humana e do Ambiente, designadamente através da substituição de substâncias problemáticas por elementos ou tecnologias alternativos mais seguros, e da disponibilização de informação sobre a toxicidade dos produtos utilizados diariamente.
A nova legislação impõe que as substâncias químicas fabricadas ou importadas em quantidades superiores a uma tonelada por ano sejam obrigatoriamente registadas numa base de dados central. O processo de registo será progressivo, ao longo dos próximos 11 anos, e inicialmente incidirá sobre as substâncias que são fabricadas ou importadas em grandes quantidades, dado o elevado potencial de exposição, e pelas substâncias que tenham propriedades que suscitem maiores preocupações. Com a entrada em vigor do regulamento REACH as autoridades públicas deixam de ser responsáveis por demonstrar a nocividade dos produtos, função que passa a ser atribuída às empresas, que terão de provar que são seguros e desenvolver esforços no sentido de substituir os produtos que não o sejam.
Aos fabricantes e importadores de produtos químicos caberá doravante a avaliação dos riscos decorrentes da sua utilização e a tomada de medidas necessárias para gerir os riscos que venham a ser identificados. A agência agora inaugurada, por seu turno, terá como missão avaliar se as empresas estão a cumprir as suas obrigações, devendo uma das suas primeiras tarefas ser a disponibilização às empresas, em particular às PME, informação suficiente relativamente à forma como devem exercer e demonstrar o seu respeito pelas novas exigências. A nova instância só deverá estar totalmente operacional dentro de exactamente um ano, a 1 de Junho de 2008, com os seus cerca de 40 funcionários a ocupar os primeiros 18 meses de actividade da agência em actividades de apoio ao seu estabelecimento, formação de pessoal e instituição da estrutura operacional.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Caso Vioxx pela terceira vez em tribunal


O juiz de um tribunal norte-americano aprovou uma petição para a realização de um terceiro julgamento no caso em que o anti-inflamatório Vioxx, do laboratório farmacêutico norte-americano Merck, terá alegadamente causado a morte a um cidadão da Flórida. O juiz considerou que as qualificações apresentadas por uma das testemunhas principais do processo foram deturpadas.

Barry Rayburn, um médico que atestou não ter sido o Vioxx a causa de um enfarte que acabaria por ser fatal para Richard Irvin, tentou iludir os jurados ao fazê-los acreditar que era um cardiologista credenciado quando não o era, determinou o juiz feferal Eldon Fallon.

Ted Mayer, um dos advogados que representa a farmacêutica norte-americana garantiu que a Merck está pronta para enfrentar um terceiro julgamento. “Os queixosos já falharam duas vezes. Não acreditamos que agora possam vir a ser bem sucedidos”, defendeu.

O caso remonta a Maio de 2001 quando a viúva de Irvin, Evelyn Plunkett, processou a empresa alegando que o anti-inflamatório teria causado a morte do seu marido que sofreu um ataque cardíaco depois de ter tomado Vioxx durante cerca de um mês. No final do primeiro julgamento o júri não conseguiu chegar a um veredicto unânime, enquanto que no segundo julgamento, em Fevereiro de 2006, os jurados decidiram a favor da Merck. O juiz Eldon Feldon deliberou que ao apresentar-se com uma licença profissional caducada, Rayburn pode ter induzido em erro o tribunal e consequentemente originado a sentença a favor do laboratório farmacêutico.

O grupo enfrenta actualmente 27.300 queixas na justiça norte-americana relacionadas com a utilização do fármaco e contabiliza já 785 milhões de dólares norte-americanos em despesas legais. Até ao momento, dez dos processos foram decididos a favor da Merck e cinco contra.

O anti-inflamatório Vioxx foi retirado do mercado em Setembro de 2004, quando um estudo interno demonstrou que após 18 meses de tratamento, a toma do medicamento aumentava o risco de acidentes cardiovasculares.

Marta Bilro

Fonte: First World, Bloomberg, CNN Money, MSN Money, Diário Económico

Génericos em discussão

"Qualidade como Principio", debate Génericos


O INFARMED irá realizar, com a colaboração da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos (APOGEN), um Simpósio subordinado ao tema "Medicamentos Genéricos em Portugal e na Europa". O evento irá ter lugar no dia 21 de Junho de 2007, no Centro de Congressos do Estoril.

O Simpósio terá inicio ás 9 horas, sendo que o debate, estará aberto ás 9h30 com a conferência: “O lugar dos Medicamentos Genéricos numa Sociedade Moderna”, com a apresentação de Vasco Maria, Presidente do C.D. do INFARMED e o conferencista Greg Perry, Director Geral da EGA.
O ponto alto do simpósio, será por volta das 15h30 com a participação de vários convidados, entre eles, podemos destacar: Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos e Jorge Morgado, Presidente da DECO.
Numa altura, em que se debate, por toda a Europa, a real utilidade dos génericos, é assim importante discutir a adesão dos portugueses a este tipo de medicamentos, que têm a mesma qualidade, eficácia e segurança a um preço inferior ao medicamento original (35 por cento mais baratos do que o medicamento de referência).
Os Estados Unidos e muitos países da Europa já adotam políticas semelhantes há mais de 20 anos.
O mercado mundial de medicamentos genéricos cresce, aproximadamente, 11% ao ano. Alguns estudos indicam, que nos Estados Unidos, a participação de receitas de genéricos alcançou cerca de 42% das prescrições. Os EUA, o Japão e a Alemanha representam cerca de 60% do mercado mundial de genéricos, cuja expansão é inevitável.
O mercado de genéricos representa 72% do receituário médico, nos EUA, a um custo médio de 30% mais barato em relação ao medicamento de marca.
O preço para assistir a este simpósio é de 50 euros (com almoço e documentação incluída), este pagamento deve ser feito através de tranferência bancária. Para estas e para obter a ficha de inscrição, os interessados devem visitar o site do INFARMED (www.infarmed.pt).

Juliana Pereira
Fonte: INFARMED, Portal da Saúde

Farmacêuticos ajudam doentes no diagnóstico

Estudo sobre responsabilidade social das farmácias
Farmacêuticos ajudam doentes no diagnóstico

Os farmacêuticos portugueses sabem que a venda de medicamentos não deixa de ser um negócio. No entanto, na sua actuação diária privilegiam o sentimento de que prestam um serviço à comunidade. A satisfação da necessidade do utente é tida como essencial na dispensa do fármaco e no aconselhamento ao doente.

Um estudo encomendado pela Ordem dos Farmacêuticos a três especialistas do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) permitiu concluir que metade dos utentes que procuram aconselhamento nas farmácias admite que o contacto com o farmacêutico já lhes evitou pelo menos uma ida ao médico durante os últimos seis meses. A investigação, subordinada à temática da responsabilidade social das farmácias, foi feita pelos investigadores Francisco Nunes, Luís Martins e Alzira Duarte e apresentado na última quinta-feira. O objectivo essencial do estudo foi o de determinar o grau de reconhecimento da responsabilidade social por parte dos farmacêuticos e dos clientes, além de avaliar a dimensão social da identidade das farmácias portuguesas. Desenvolvido ao longo do primeiro trimestre deste ano, o relatório envolveu cerca de 1.400 farmacêuticos e 1.200 clientes.
Os três investigadores concluíram que as farmácias são vistas, por 80 por cento dos utentes inquiridos, como espaços de aconselhamento, sendo que grande parte deles refere ter pedido pelo menos um conselho ao farmacêutico nos últimos seis meses. Daqueles, metade garante mesmo ter evitado pelo menos uma ida ao médico na sequência do aconselhamento farmacêutico, enquanto um por cento dos inquiridos diz mesmo ter deixado de consultar um clínico em sete a 10 ocasiões. O relatório argumenta que, “se atendermos ao perfil dos clientes das farmácias, podemos inferir que o aconselhamento do farmacêutico retirou das consultas considerável número de utentes”. No entanto, o estudo sublinha não ser demonstrável, de forma evidente, em que medida a alteração da trajectória mais normal do doente tem implicações directas na melhoria da saúde das populações.
Sobre a percepção do público, a qualidade do serviço nas farmácias foi avaliada de “forma extremamente positiva” e diferenciada de outras entidades, como centros de saúde, hospitais ou consultórios médicos. A relação entre o cliente e o farmacêutico caracteriza-se, à luz dos dados agora divulgados, por forte confiança, aliada a um sentimento de personalização. Os clientes atribuem elevado nível de reputação às farmácias, sendo a satisfação global com o serviço e a lealdade face às farmácias “muito elevadas”. De acordo com este estudo, 45 por cento dos inquiridos foi 11 ou mais vezes à mesma farmácia nos últimos seis meses, oito foram sete a 10 vezes e 30 indicam quatro a seis visitas ao mesmo estabelecimento naquele período, valores justificados pelo facto de a maioria dos entrevistados (60 por cento) ser portadora de uma doença crónica.
O texto diz ainda que, em regra, as farmácias portuguesas orientam a sua acção à luz de uma ideia de promoção da saúde e não tanto para a mera função de dispensa de medicamentos. Os farmacêuticos portugueses observaram nas farmácias “sinais de um sistema empresarial competitivo”, mas com “maior intensidade” definiram os seus locais de trabalho como “espaços profissionais ao serviço da comunidade”. Na avaliação dos desempenhos daqueles estabelecimentos, os profissionais deram nota elevada. Em geral, avaliaram de forma positiva a reputação percebida, o que traduz a sua percepção quanto à contribuição social das farmácias. Da mesma forma concluíram que a satisfação dos clientes será menor se as farmácias reduzirem o seu nível de envolvimento na comunidade e o investimento na preparação dos seus profissionais.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Rastreio do cancro da pele no Porto

Um rastreio gratuito do cancro da pele vai realizar-se na próxima semana no Porto, numa iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro que visa alertar para os perigos desta doença, com mais de 10 mil casos anuais em Portugal.


Para permitir a detecção precoce de novos casos, o rastreio estará disponível nas manhãs de segunda e terça-feira nas instalações do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro, na zona da Areosa, no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo.
Segundo dados oficiais, um em cada cinco doentes com melanoma morre desta espécie de cancro da pele e que mais de metade dos casos ocorrem em pessoas com menos de 40 anos.
No entato, 90% dos casos têm cura, desde que o tumor seja diagnosticado na fase inicial, diminuindo as possibilidades de cura com o atraso no diagnóstico e no tratamento.
As pessoas que correm maiores riscos de contrair cancro cutâneo são as de pele clara, cabelos louros ou ruivos, olhos claros e muitos sinais ou sardas.
Em Portugal, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, «a situação não é dramática, mas mantém-se preocupante», atendendo a factores como o país ter Sol durante muitos dias do ano e a população ter hábitos de exposição solar.
Na última década, a mortalidade originada por este cancro da pele aumentou 3% nos homens e 5% nas mulheres. Esta, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, é a mais elevada taxa de aumento anual de mortalidade específica por tumores malignos nas mulheres.

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital e Lusa

Projecto «Nascer Cidadão» é um sucesso

Cerca de 70% de adesão

Dois em cada três bebés nascidos nos hospitais portugueses, foram logo registados nas unidades de saúde, sem que fosse necessário a deslocação à conservatória, tudo através do projecto «Nascer Cidadão», promovido pelo Governo Português.

O balanço foi hoje feito pelo secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, no lançamento do projecto no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, uma das quatro novas unidades que passam a permitir o registo civil dos bebés no local de nascimento.
Este hospital, juntamente, com o Hospital São Francisco Xavier (Lisboa), Padre Américo (Penafiel) e Hospital de São João (Porto) são as outras unidades que disponibilizam a partir de hoje este serviço, já em funcionamento na Maternidade Alfredo da Costa (Lisboa), Maternidade Júlio Diniz (Porto), Maternidade Bissaya Barreto (Coimbra), no Hospital de Faro e no Hospital Garcia da Orta (Almada).
O projecto Nascer Cidadão nasceu nos finais de Março, e tem tido uma forte adesão: «67% das pessoas que tiveram filhos quiseram que o registo fosse feito nessas unidades, o que significa que o trabalho deste projecto foi bem feito», afirmou o secretário de Estado da Justiça, à agência Lusa.
Projecto que visa promover o registo imediato das crianças logo após o seu nascimento, em três dimensões simultâneas: no registo civil, no serviço de saúde e no serviço de segurança social.
O registo electrónico e gratuito dos dados vai permitir que as crianças fiquem automaticamente inscritas no Serviço Nacional de Saúde e na Segurança Social, mas isto só acontecerá em Setembro.
Em Setembro, o projecto Nascer Cidadão vai ser alargado à maternidade Daniel de Matos (Coimbra) e aos hospitais de Braga e Guimarães.
Hoje, Dia Mundial da Criança, o Hospital de Santa Maria, que realiza três mil partos por ano, estreou-se neste projecto com um bebé chamado Gonçalo.

Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital e site da CNPCJR

A doença inimiga do repouso

Espondilite anquilosante afecta 30 a 50 mil portugueses
A doença inimiga do repouso

É uma doença inflamatória crónica da coluna, de causa desconhecida. Nos casos mais graves ocorre a fusão de vértebras e a coluna passa a funcionar como um só osso, diminuindo a mobilidade do doente. A espondilite anquilosante não tem cura, mas o paciente encontra alívio na actividade física.
A comunidade científica ainda não encontrou cura para a espondilite anquilosante (uma doença pouco conhecida da generalidade dos cidadãos, mas que afecta de forma significativa e irreversível o quotidiano daqueles a quem é diagnosticada), e por essa razão há actualmente em Portugal 30 a 50 mil pessoas que sofrem com a patologia, cujos sintomas só podem ser atenuados através da prática de exercício físico. O doente espondilítico tem de tratar-se a si mesmo, seguindo um programa de exercícios definido pelo médico, e a madrugada é normalmente o momento mais penoso, visto que esta é uma doença inimiga do repouso, que afecta sobretudo homens jovens, e que raramente é diagnosticada em indivíduos com mais de 40 anos de idade.
Doença inflamatória crónica sem causa conhecida, a espondilite anquilosante (do grego «spondylos», que significa «vértebra», e «ankylos», que significa «fusão») é uma patologia sistémica de padrão reumatismal que afecta predominantemente as articulações da coluna vertebral e as sacro-ilíacas, embora possa afectar também as articulações dos joelhos e as tíbio-társicas, podendo igualmente envolver outros órgãos (olhos, coração ou pulmões). Em fases mais tardias de desenvolvimento ou em casos de maior gravidade, a doença motiva a fusão das vértebras, fazendo com que a coluna passe a funcionar como um único osso, reduzindo a mobilidade do paciente. É igualmente típica da espondilite anquilosante a inflamação das inserções dos ligamentos, das cápsulas articulares e dos tendões, principalmente ao nível da face plantar do calcanhar e dos contornos da bacia.
Desde 1973 é conhecida da comunidade médica a existência de forte associação entre a espondilite anquilosante e o factor imunogenético HLA-B27: a tipagem é positiva em 90 por cento dos espondilíticos, sendo que na população HLA-B27 positivo há uma susceptibilidade 10 vezes maior para desenvolver aquela doença. O estudo do polimorfismo daquela molécula reveste grande interesse, uma vez que poderá influenciar a especificidade das ligações peptídicas e atribuir diferentes características bioquímicas e funcionais à molécula. O estudo da distribuição geográfica dos subtipos HLA-B27 em indivíduos doentes e saudáveis contribui para a determinação de zonas da molécula relacionadas com a patogénese da doença.
O secretário-geral da Associação Nacional da Espondilite Anquilosante explicou ao «Farmácia e Medicamento» que os doentes espondilíticos se sentem esquecidos pelo Governo, no que diz respeito às comparticipações nas farmácias e às listas de espera para intervenções cirúrgicas, e defendeu a criação de um fundo autónomo do Ministério da Saúde para optimizar a distribuição dos fármacos de que aqueles doentes precisam para viver com menos dor. Frisando que é necessário "chamar a atenção dos governos para o facto de a doença não ser tão rara quanto se pensa", Jorge Nunes preconizou ainda a "implementação de um sistema de tratamento" dos espondilíticos em Portugal, explicando que Espanha há muito tempo "se organizou" nesse sentido.
O responsável da ANEA recordou ainda que "o Governo tem feito muitos cortes nas farmácias hospitalares", e "os budgets dos hospitais não podem ser ultrapassados", aproveitando para criticar o facto de os hospitais só cuidarem dos doentes agudos, esquecendo aqueles que se debatem com doenças crónicas que, em casos como o da espondilite anquilosante, são altamente penalizadoras da qualidade de vida do doente. Jorge Nunes pediu por isso um "debate profundo" sobre a prescrição aos espondilíticos de medicamentos biológicos que, embora sejam caros, constituem a única solução para os casos mais graves, onde todos os analgésicos falharam. As reivindicações dos doentes foram recentemente debatidas num seminário no Estoril e serão agora entregues ao Ministério da Saúde, de quem Jorge Nunes espera "um sinal de esperança".

Carla Teixeira
Fonte: contacto telefónico

Gabinete do Secretário de Estado da Saúde publica Programa do Medicamento Hospitalar

O Gabinete do Secretário de Estado da Saúde publicou o livro intitulado Programa do Medicamento Hospitalar.

A publicação do estudo resulta da identificação de um conjunto de objectivos que o grupo de trabalho, coordenado por Rui Crujeira, considerou fundamentais para a implementação de uma correcta política do medicamento em meio hospitalar.

Esses objectivos foram os seguintes:

  • Promoção de práticas centradas nas necessidades dos doentes, optimizando os resultados em saúde que advém da utilização do medicamento;
  • Desenvolvimento de mecanismos de gestão de risco que assegurem um aumento da segurança e eficiência do plano terapêutico;
  • Capacitar e fomentar a formação dos profissionais de saúde envolvidos no plano terapêutico;
  • Contribuir para o controlo efectivo da despesa hospitalar com medicamentos;
  • Criar condições que permitam melhorar a racionalização e a monitorização sistemática e compreensiva do consumo de medicamentos;
  • Assegurar o envolvimento de toda hierarquia hospitalar no processo de mudança;

Consulte o documento:

Programa do Medicamento Hospitalar



Fonte: Portal do Governo

ABRAÇAR EM PORTUGUÊS


15º aniversário da ABRAÇO - Dia 5 de Junho de 2007

Convite para participar na Marcha Cívica de 9 de Junho no âmbito do programa das Comemorações e Eventos do 15º Aniversário da ABRAÇO sob o lema: "ABRAÇAR EM PORTUGUÊS"


No próximo dia 5 de Junho, a ABRAÇO concretiza 15 anos de plena actividade em Portugal, sempre em prol de uma Sociedade mais justa, mais equalitária, com qualidade de vida para as pessoas afectadas ou infectadas pelo VIH/SIDA e com maior Responsabilidade Social.


A nossa actividade ultrapassou barreiras culturais, fronteiras geográficas e hoje participamos, mundialmente, em diversas acções relacionadas com o VIH/SIDA.


É pois com orgulho que afirmamos sem pejo que a Abraço é uma referência nacional e internacional na área do VIH/SIDA e por isso mesmo queremos assinalar estes 15 anos de actividade envolvendo todos quantos queiram connosco celebrar e, simultaneamente, sensibilizar toda a comunidade para esta temática ao nível da prevenção.


Neste âmbito e porque o envolvimento de toda a sociedade é importante, vimos convidar a vossa EMPRESA E AMIGOS a participarem na Marcha Cívica/Desfile de 9 de Junho do 15º Aniversário da ABRAÇO, que irá ter início às 16,30 horas na Praça do Marquês de Pombal, seguindo-se de um desfile na Avenida da Liberdade e encerrando com um espectáculo na Praça da Figueira no qual contamos com a vossa animação.


Esperando que nos honrem com a aceitação do nosso convite uma vez que este representa o nosso reconhecimento e agradecimento por podermos convosco contar, subscrevo-nos com consideração,



Margarida Martins


(Presidente da Direcção)

VI Congresso de Nutrição e Alimentação



Vai a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, conjuntamente com a Associação Espanhola de Dietistas e Nutricionistas, realizar o VI Congresso de Nutrição e Alimentação e o II Congresso Luso-Espanhol de Alimentação, Nutrição e Dietética, que terão lugar entre os dias 27 e 29 de Setembro de 2007, no Europarque - Santa Maria da Feira.

O referido evento de âmbito internacional, contará com a participação de especialistas de renome e destina-se a todos os profissionais cuja intervenção se relaciona com a nutrição, prevendo-se que seja uma iniciativa bastante participada e uma referência no panorama ibérico da nutrição.


Fonte: Skyros Congressos

Novo medicamento contra o cancro é activado por laser



Investigadores do Instituto do Cancro de Ontário, Canadá, comprovaram pela primeira vez que células cancerosas podem ser destruídas por um novo medicamento que é accionado pela luz de um raio laser. O processo é chamado de terapia fotodinâmica (PDT: "Photodynamic Therapy").

O novo medicamento é formado por nano partículas fotossensíveis que são injectadas no organismo numa formulação inicialmente inerte. Quando elas se alojam nas células do tumor, a luz de um laser torna-as activas. Isso impede que o medicamento afecte as células normais.

Quando o laser activa o medicamento, ele produz uma reacção com o oxigénio que destrói as células. A grande vantagem do novo tratamento é que a activação é muito precisa, evitando danos de tecidos saudáveis.

"O processo realmente consiste no controle da capacidade da droga de produzir essa forma reactiva de oxigénio," explica o Dr. Gang Zheng. "Pela primeira vez, utilizando modelos de ratos e células isoladas, nós demonstramos que é possível limitar o dano colateral às células vizinhas normais usando esta técnica."

Agora os investigadores vão efectuar testes noutras cobaias e aprimorar o projecto do medicamento. Os testes clínicos em pacientes deverão demorar ainda cerca de dois anos.

Fonte: University Health Network