sexta-feira, 8 de junho de 2007

Primeiro medicamento para emagrecer sem receita médica, disponível a 15 de Junho

Foi hoje aprovada, pela Administração de Alimentos e Drogas norte-americana (FDA), a comercialização do primeiro medicamento para emagrecer, sem receita médica.

O Alli, estará à venda a partir de 15 de Junho e, quando combinado com uma dieta baixa em calorias e gorduras, pode permitir um emagrecimento de até 50 por cento do peso.

“Não é a pílula mágica”, garante Sylvia Meléndez-Klinger, nutricionista, no entanto este medicamento destinado a adultos com excesso de peso, pode proporcionar não só significativas perdas de peso, como também a prevenção de problemas de saúde, associados à obesidade, como a diabetes, o colesterol ou os problemas cardiovasculares.

Este medicamento deverá bloquear 25 por cento da gordura dos alimentos, devendo ser tomado três vezes ao dias, de acordo com as refeições.

A obesidade é considerada a grande epidemia dos novos tempos, atingindo uma parte muito significativa da população mundial. O Alli, poderá representar uma nova esperança para quem sofre de excesso de peso, uma vez que, de acordo com estudos do FDA, este é um medicamento seguro e eficaz, que actua apenas ao nível dos intestinos, não produzindo efeitos no coração ou sistema nervoso.

Uma dieta rigorosa e um estilo de vida saudável e activo, são factores determinantes para o sucesso deste novo medicamento para emagrecer.

Inês de Matos

Fonte: Portugal Diário

HIV na gestação


As doenças sexualmente transmissíveis,podem ocasionar doenças importantes no feto,chegando até à morte fetal.


O vírus de HIV é uma dessas doenças,de modo que,todas as gestantes devem realizar testes para a sua identificação.
Esses testes são extremamente importantes, uma vez que, existem tratamentos que comprovadamente reduzem a hipótese de transmissão durante a gravidez.
O exame é um exame de rotina na avaliação pré-natal e é feito mediante um exame de sangue onde são identificados os anticorpos contra o vírus de HIV e os testes positivos são confirmados.
Essa confirmação é essencial para o acompanhamento durante a gestão e após o nascimento.
As gestantes portadoras deverão ser acompanhadas,durante o pré-natal,pelo obstetra e pelo infecciologista.
O medicamento AZT diminui o risco de transmissão para o feto.
Na opinião do infecciologista Juvencio José Duailibi Furtado, cada caso deve ser analisado isoladamente. “Quem já toma os remédios deve continuar, quem acabou de descobrir deve iniciar o tratamento de acordo com as orientações médicas. Em geral, o maior risco de transmissão ocorre no período periparto, por volta da 32ª semana de gestação”.
Quanto aos recém-nascidos de gestantes positivos,esses são tratados após o nascimento.
As mães devem procurar substitutos para o leite materno pois não devem amamentar e a lactação deve ser inibida.
Na maioria das crianças não há sinais ou sintomas de infecção logo ao nascimento.
Devem assim, fazer o acompanhamento recomendado pelo Ministério da Saúde, até comprovar a sua situação sorológica.
Estima-se que 15 a 30% das crianças nascidas de mães seropositivas com o HIV adquirem o vírus durante a gestão,parto ou através da amamentação.

Sandra Cunha

Fontes:www.aids.goc.br, "Saúde da família"Grande Enciclopédia Médica,volume VII

Ossos de vidro, uma doença pouco falada mas real

Designada de osteogénese imperfeita ou ossos de vidro, a doença é hereditária e incurável, mas existe tratamento de forma a amenizar os sintomas. Tem como principal indício a fragilidade óssea devido a deficiências de colagénio, responsável por toda a estrutura primária do nosso corpo. Tal facto, faz com que muitas vezes as crianças ao nascerem tenham múltiplas fracturas que provocam deformações e nanismo. A inteligência é normal se o cérebro da criança não for lesionado.
Ao longo da vida, os portadores desta doença podem ter centenas de fracturas, levando ao encurvamento dos ossos, em especial dos braços e pernas. Em alguns casos a deformação impede o indivíduo de andar.
O tratamento consiste em infusões anuais de pamidronato dissódico. A medicação é feita por via venosa e exige que o doente fique três dias internando. Quando existe uma melhoria, a medicação é alterada para o alendronato dissódico, que é tomado por via oral, todos os dias ou semanalmente. Este tratamento permite ao doente não ficar internando.
Estes medicamentos amenizam os sintomas e proporcionam uma melhor qualidade de vida, sempre que o tratamento seja feito continuamente.

Liliana Duarte

Fonte: Portal Farmácia On-line

IBM apresenta software que prevê propagação de epidemias

A IBM anunciou que vai lançar um programa informático, em código aberto, que será capaz de prever a propagação de doenças infecciosas no mundo. O software, de seu nome Spatiotemporal Epidemiological Modeler (STEM), será doado pela multinacional IBM a cientistas e autoridades sanitárias de todo o mundo com o intuito de ajudar a planear com a máxima eficácia a resposta às emergências de saúde.

Joseph Jasinski, director da IBM e responsável pelo projecto, afirma que «o STEM permitirá às autoridade sanitárias prever a propagação de doenças, tal como prevê a chegada de uma tempestade ou furacão». Por ser em código aberto, Os programadores informáticos poderão modificar o software, dependendo das doenças ou das populações. «Até agora tem sido difícil simular cenários de crises sanitárias à escala global. O STEM permite fazer isso», acrescentou Jasinski em comunicado.

O programa, que esteve em desenvolvimento durante três anos, funciona com qualquer sistema operativo e permite criar uma representação gráfica da doença a partir da população, dados geográficos, localização dos aeroportos ou rotas migratórias dos pássaros. Pela primeira vez, será possível criar, com rapidez, modelos epidemiológicos para prever como uma doença infecciosa, como a gripe das aves, se propagará ao longo de um determinado período.

O STEM está disponível em http://www.eclipse.org/ohf/components/stem/, e é uma das tecnologias que será utilizada na Global Pandemic Initiative, uma colaboração entre a IBM e outras 20 instituições de saúde de todo o mundo.

Paulo Frutuoso
Fontes: Diário Digital, Lusa

O apoio de tratamentos da Medicina da Reprodução permite ao Estado poupar nos custos a longo prazo

Após a análise do estudo apresentado no 3º Congresso Português de Medicina da Reprodução, realizado em Maio, João Silva Carvalho,especialista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR),referiu que" o estado português pouparia milhões de euros se apoiasse os tratamentos da Medicina da Reprodução contra a Infertilidade,uma vez que, as consequências inerentes aos tratamentos da Infertilidade (por vezes repetidos mais do que uma vez), como as gravidezes duplas e triplas, e os cuidados Neonatais custam mais.
De acordo com esse estudo, cada parto custa ao Estado cerca de 1.600 euros, cada cesariana cerca de 3.500 euros e os internamentos em serviços de Neonatologia (durante aproximadamente 22 dias) custam cerca de 420 euros por dia.
Os governos Europeus já adoptaram este método mas o nosso Estado ainda não tomou essa iniciativa.

Sandra Cunha

Fonte:LUSA

Hospital realiza rastreio de surdez

O Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM), em Viana do Castelo, recebeu um aparelho de otoemissões que lhe foi oferecido no âmbito da «Missão Sorriso», graças as esta oferta vai começar a fazer, um rastreio da surdez neonatal.

O director do Serviço de Pediatria do CHAM, Rei Amorim, refere que a falta do aparelho inviabilizava a realização daquele rastreio nos recém-nascidos. «O aparelho de otoemissões foi atribuído esta semana e estamos na fase de formação do pessoal, sendo certo que em breve começaremos a fazer o rastreio», garantiu.

O Centro Hospitalar do Alto Minho recebeu também uma bomba extractora de leite, para mães com bebés internados, e a «nova geração» do aparelho de fototerapia destinado a tratar a icterícia nos recém-nascidos.

A icterícia manifesta-se na cor amarela da pele e no branco dos olhos dos bebés e é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. «Mas a doação de maior valor foi, sem dúvida, o novo equipamento da sala de recém-nascidos da maternidade, desde mobiliário, ar condicionado a banheiras. O equipamento de que dispúnhamos era muito antigo, estava lá desde a criação do hospital», acrescentou, ainda, director do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Alto Minho.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: JN

Crianças hospitalizadas após ingestão de comprimidos

Uma criança de 10 anos, aluna da EB 1 do Arco de Baúlhe, esteve durante três dias e meio internada na Unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave por ter ingerido medicamentos em excesso. A ingestão desses comprimidos deu-se durante a manhã e o início da tarde da última segunda-feira e houve mais crianças a inalar.
O medicamento era um tranquilizante que tornou sonolentas as três crianças.

Este caso, vem juntar-se a outros que têm marcado a vivência escolar desta menina que está já referenciada pela Segurança Social. Aliás, antes de habitar em Olela, Cabeceiras de Basto, Patrícia vivia com o pai e a madrasta na freguesia de Ribas, Celorico de Basto, e já aí o serviço local da Segurança Social acompanhava o caso bem de perto.

Trata-se de uma criança que, alegadamente, tem vários problemas e que começa aos poucos a mostrar um comportamento muito agressivo, fruto do ambiente familiar onde vive. Quem convive de perto com esta menina afirma também que ela tem alguns problemas de alimentação e muitas vezes são os professores da escola ou pessoas conhecidas que lhe vão colmatando algumas carências.A madrasta já foi por diversas vezes chamada à escola para ser alertada para o tipo de roupa que a menina veste, principalmente nos meses mais frios de Inverno.

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cabeceiras não tem conhecimento oficial deste caso e a Segurança Social local não esteve disponível para o abordar.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: JN

Nestlé investiga relação entre nutrição e Alzheimer

O programa Nutriactiv tem como objectivo descobrir a ligação que existe entre a nutrição e doenças como Alzheimer. A multinacional do secto da alimentação, Nestlé, quer assim produzir produtos com características que contribuam para o bem-estar dos doentes.

No estudo estabeleceu-se uma relação entre a perda de peso, frequente nos portadores de Alzheimer, e a evolução da doença. Depois foram testados dois grupos diferentes. «O programa Nutriactiv foi testado em pessoas dementes que vivem em ambiente familiar em comparação com um grupo de doentes que não participaram no programa», explica o director da Fundação Instituto Catalão do Envelhecimento, Antoni Salvá.

Laurent Freixe, director geral da Nestlé Espanha, salientou que «com este programa a empresa dá mais um passo no compromisso histórico assumido para investigar tudo o que está relacionado com a nutrição, a saúde e o bem-estar das pessoas».


O estudo é o resultado do trabalho de equipa entre investigadores da Nestlé Nutrição e especialistas na área do envelhecimento e problemas relacionados com Alzheimer.

Sara Pelicano

Fontes: Pm Farma

Após doze minutos no aeroporto o INEM encontra a vítima Marta Ferreira

O INEM defende-se afirmando que chegou ao aeroporto cinco minutos depois do início da chamada feita para o 112, após as acusações de atraso em socorrer a manager dos Xutos & Pontapés.

O Semanário SOL, contactou o assessor do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Pedro Coelho dos Santos, afirmou que, depois de chegar ao aeroporto da Portela, os paramédicos demoraram cerca de doze minutos a encontrar a casa de banho onde estava Marta Ferreira.

Pedro Santos quis ressalvar que a partir do momento em que a chamada de socorro foi efectuada o INEM respondeu com dois meios: uma ambulância que chegou ao aeroporto cinco minutos depois do início da chamada e uma viatura médica que chegou sete minutos depois da mesma.

Já no aeroporto os técnicos do INEM queixaram-se de falta de coordenação dos funcionários da segurança e dos polícias que estavam no local, visto que «ninguém sabia a localização exacta da vítima». Segundo informações a que Pedro Santos teve acesso, isto fez com que a assistência médica passasse ainda por «oito casas de banho até chegar à certa».

Vai realizar-se na próxima semana uma reunião do INEM com a administração do Aeroporto de Lisboa onde o assunto vai ser discutido, visto que, segundo o assessor do INEM, «já não é a primeira vez que isto acontece». A reunião vai tentar apurar o que pode ser feito para que situações destas não voltem a acontecer.

Já ontem, em declarações à Lusa, o vocalista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, havia posto em causa a actuação dos meios médicos do próprio aeroporto: «O mais chocante foi a falta de assistência de um aeroporto como este, onde não havia hoje um médico nem máquinas de reanimação».

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: SOL

Grupo dos Chefes das Agências de Medicamentos (HMA) da UE em reunião

Os Chefes das Agências de Medicamentos dos Estados membros da UE reúnem-se duas vezes por semestre conjuntamente com representantes dos países da Área Económica Europeia (EEA – Islândia, Liechtenstein e Noruega), da Comissão Europeia e da Agência Europeia de Medicamentos, a EMEA.

A Presidência Portuguesa do Conselho da UE orienta as duas reuniões a ter lugar nos dias 10 e 11 de Julho no INFARMED, em Lisboa, e nos dias 6 e 7 de Novembro no Funchal, Madeira.

São discutidas questões da natureza política e estratégicas relacionadas com a autorização, a segurança e a qualidade dos medicamentos de uso humano e veterinário. São igualmente discutidas medidas de melhoria da eficiência e de desempenho da rede Europeia do medicamento e adoptados programas conjuntos de divisão e partilha de trabalho.

O grupo assegura:

- Apoio ao sistema comunitário através da contribuição com recursos profissionais e científicos de elevada qualidade.
- A formulação de uma perspectiva equilibrada no funcionamento dos procedimentos de autorização Europeus bem como nas suas implicações para as agências dos Estados membros. - Capacidade de liderança e uma visão global do procedimento de Reconhecimento Mútuo no âmbito do sistema Europeu.
- Reflectir e propor soluções práticas para fazer face aos problemas que emergem no sistema, os quais afectam os Estados membros.
- Um mecanismo para a comunicação de perspectivas das Autoridades Competentes dos Estados membros com a Comissão Europeia e com a EMEA.
- Reunir-se duas vezes por semestre, transitando a presidência do grupo para o Estado membro que detém Presidência da UE, e o respectivo secretariado assegurado pelo mesmo Estado membro.

Se as circunstâncias não o permitirem, os Estados membros deverão acordar entre si a presidência do grupo e o secretariado. A responsabilidade da continuidade dos trabalhos depende dos Chefes das Agências de Medicamentos dos Estados membros responsáveis pelas Presidências anterior, actual e futura da UE.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Infarmed

VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Imunohemoterapia

O Hotel Mélia Ria, em Aveiro, vai acolher o Congresso anual da Associação Portuguesa de Imunohemoterapia, nos dias 12 e 13 de Outubro.

No programa do Congresso incluí Estratégia para Optimização de Consumo de Sangue: Papel do Imunohemoterapeuta, Estratégia para Optimização de Consumo de Sanguem, Doenças Emergentes na Transfusão, Estratégia em Pediatria, entre outros assuntos.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Website do congresso

Sites de saúde visitados por mais de 1/5 dos internautas domésticos

Segundo um estudo, efectuado pela Marktest, no primeiro trimestre deste ano, os sites de saúde foram acedidos por mais de um quinto dos internautas que navegaram na Internet, a partir de sua casa. Nos primeiros três meses do ano, foram cerca de 653 mil os residentes, em Portugal continental, com mais de 4 anos, que acederam a sites temáticos relacionados com saúde. Este número corresponde a 21,6% do total de internautas.

Neste último trimestre, de Abril a Junho, foram visitadas cerca de 6 milhões de páginas destes sites, uma média de 10 por utilizador, com cerca de 80 mil horas de navegação, o que dá uma média de 7 minutos por utilizador.

No primeiro trimestre de 2007, o site www.manualmerck.net liderou o ranking, no primeiro trimestre de 2007, quer em utilizadores únicos, querem páginas visitadas ou tempo dispendido, recebendo, neste trimestre, 254 mil visitantes diferentes, que visualizaram cerca de 1,8 milhões de páginas, com cerca de 21 mil horas de navegação.

O site www.medicosdeportugal.iol.pt foi o segundo site com mais visitantes (186 mil utilizadores únicos) e tempo despendido (9 676 horas), enquanto o www.roche.pt foi o segundo com mais páginas visitadas (714 mil).


Paulo Frutuoso
Fonte: Diário Digital

Commonwealth Biotechnologies anuncia o fim da aquisição da Tripos Discovery Research

A Commonwealth Biotechnologies Inc. (CBI), anunciou a conclusão do processo de aquisição da Tripos Discovery Research Ltd (TDR), líder mundial em química medicinal e combinatória.

A transacção, aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração, coloca a CBI numa posição estratégica, no acesso ao mercado britânico e prevê a aquisição da totalidade de acções da TDR.

De acordo com Paul D'Sylva, director executivo da CBI, esta aquisição está prevista na nova estratégia da CBI, cujo objectivo passa pela expansão dos serviços de descoberta e desenvolvimento de medicamentos, na área da química pré-clinica. “Com as capacidades e recursos técnicos e comerciais adicionais que a TDR traz, a CBI prevê que poderá desenvolver uma franquia de serviços de descoberta de medicamentos poderosa, robusta e diversificada que atende ao crescente mercado global de descoberta de medicamentos”, adianta.

A aquisição da totalidade de acções em circulação da TDR, deverá passar pelo pagamento imediato de 350 mil dólares, aos quais se seguirá o pagamento de 1,8 milhões de dólares, em títulos e facturas.

Richard Freer, presidente da CBI, mostra-se satisfeitos com o potencial da aquisição e espera que o crescimento dos lucros e receitas da CBI, sejam em breve uma realidade, uma vez que "a TDR é amplamente reconhecida como uma das principais companhias de serviços de descoberta de medicamentos, do mundo. Com esta transacção, o grupo da CBI oferece agora produtos e serviços de descoberta abrangentes nas três principais classes de medicamentos de produtos biológicos, peptídeos e pequenas moléculas”.

A CBI passa agora a controlar o capital da TDR, cujos serviços e produtos são complementares às ofertas de produtos biológicos e peptídeos customizados, oferecidos pela CBI.

Inês de Matos

Fonte: Reuters

PróFarmácia: venda de medicamentos on-line

Sabia que pode comprar medicamentos pela Internet? PróFarmácia é o nome de um lugar virtual de venda de alguns produtos químicos e naturais. A liderar o top dos mais vendidos estão dois fármacos para a disfunção eréctil – Viagra e Cialis.

À pergunta “É uma farmácia on-line?”, a resposta dos mentores do site é peremptória: “Não, a ProFarmácia não é uma farmácia, é um canal de revenda de produtos naturais e químicos fornecidos por parceiros que trabalham com uma rede de médicos e farmacêuticos na Europa.”
De acordo com a empresa liderada por profissionais de farmácia – e sediada nas Seychelles – os produtos da ProFarmácia (PF) são “seleccionados e de alta qualidade” e “provêm de farmácias e ervanárias licenciadas na Europa.”
Na categoria dos químicos, o potencial comprador encontra uma vasta gama de produtos para a disfunção eréctil, controle de peso, queda de cabelo e prevenção da gripe.
No rol dos fármacos naturais, a PF tem à disposição estimulantes sexuais, estimulantes de memória, medicamentos para insónias e, também, para controlo do peso.
Afiliado da empresa Transpharmacy, Ltd, os mentores do portal de vendas ressalvam que é esta que deve assumir “todas as responsabilidades do foro médico e farmacêutico relacionado com a venda de medicamentos.”
Os “utentes” têm ainda ao dispor informação (posologia/reacções adversas/contra-indicações) de fontes oficiais – que a PF avalia como fontes “credíveis” – sobre os produtos que tem em venda. No entanto, também neste âmbito, a empresa exime-se de qualquer responsabilidade “por eventuais erros na informação.”
A PróFarmácia garante que trabalha em conjunto com os seus clientes, no intuito de “passar uma mensagem de competência, dinamismo e seriedade”, asseverando aos consumidores que “podem depender, confiar e usufruir.”

Os mais vendidos
Medicamentos para a disfunção eréctil (Viagra e Cialis) e para a terapêutica da obesidade (Xenical) perfilam na montra dos químicos mais vendidos.
Relativamente aos produtos naturais, o Vigorin (estimulante sexual para homens) lidera a lista seguido do Sleep Now (para tratamento de insónias).

Encomendas
De modo a poder efectuar compras na ProFarmácia é apenas necessário efectuar o registo no site. Porém, este processo é dispensável para a simples navegação pelo site e visualização dos seus conteúdos.
O envio de encomendas está disponível para Portugal Continental e Ilhas em local designado pelo comprador, sendo que, para encomendas a serem entregues em Portugal Continental, a PF esclareceu que varia de três a sete dias, “em função das características da encomenda (destino, quantidade, disponibilidade).”

Confidencialidade
E se houver algum pudor em comprar o que quer que seja, descanse porque, a PróFarmácia prima pela confidencialidade: “Informações pessoais contidas nas nossas bases de dados jamais serão disponibilizadas a entidades terceiras”, garantem, reforçando que “não só os clientes podem estar seguros do tratamento confidencial das encomendas no momento da transacção como também no acto de entrega sendo o conteúdo da embalagem completamente isolado.”

Raquel Pacheco
Fonte: www.profarmacia.com

Novo plano de Contingência já em vigor

Atenta aos alertas do Instituto de Meteorologia de Portugal, foi activado no passado dia 15 de Maio, pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), o Plano de Contingência para Ondas de Calor, que contra com três níveis crescentes de alerta. O primeiro nível, que corresponde a temperaturas normais para a época do ano, terá a manutenção das medidas gerais. O segundo nível corresponde a temperaturas que podem provocar efeitos na saúde. Contará com um reforço a nível de resposta das unidades prestadoras de cuidados de saúde. O terceiro e último nível, é considerado o mais grave uma vez que poderá trazer fortes consequências para a saúde. Neste nível, as autoridades podem transportar as pessoas que se encontram mais debilitadas, como idosos e crianças.
A grande novidade deste plano é a monitorização da procura das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em caso de aumento súbito das temperaturas.
Este plano vai-se manter em vigor até o dia 30 de Setembro e pretende definir os alertas a nível regional, pelas Administrações Regionais de Saúde.
Prevê-se que assim, exista uma maior eficácia na gestão de informação e dos recursos necessários.
De recordar que, as ondas de calor em 2006 causaram 1.300 óbitos e prevê-se que este ano seja ainda pior.


Liliana Duarte
Fontes: Agência Lusa
Revista Notícias Magazine

Cientistas analisam capacidade abortiva do Misoprostol

Aprovado em mais de 85 países desde 1985
Cientistas analisam capacidade abortiva do Misoprostol

É um medicamento para tratamento e prevenção da úlcera gástrica e está indicado em mais de 85 países, mas ao longo dos últimos anos tem sido utilizado sobretudo para induzir o aborto, especialmente o ilegal, sendo mesmo comercializado online por alguns sites que defendem a interrupção voluntária da gravidez. Cientistas da Organização Mundial analisaram a eficácia abortiva do Misoprostol e divulgaram as condições em que a sua toma produz mais facilmente aquele efeito.

Conscientes de que, quando administrado em doses elevadas, o Misoprostol induz o aborto e pode provocar perdas de sangue ou assepsia que podem levar à morte da mulher, razão por que é contra-indicado na gravidez, os investigadores da OMS concluíram que o Misoprostol tem maior eficácia para efeito abortivo se for tomado por baixo da língua a cada três horas, ou por via vaginal, de 12 em 12 horas. Uma pesquisa divulgada pela revista científica «The Lancet» abre caminho ao consenso relativamente à forma mais adequada para a administração do fármaco com intuito de provocar o aborto, tendo por base um estudo que acompanhou 2.046 mulheres grávidas, que foram divididas em quatro grupos.
Um grupo tomou Misoprostol por via vaginal a cada três horas e outro de 12 em 12 horas. Nos outros dois grupos o fármaco foi administrado por via sub-lingual com intervalos de três ou 12 horas. Nas tomas de 12 em 12 horas a gravidez persistiu em nove por cento das mulheres que ingeriram o medicamento por via oral e em quatro por cento das que o tomaram por via vaginal. Nos casos de administração a cada três horas a gravidez continuou em seis por cento dos casos em que o Misoprostol foi ingerido por baixo da língua e em quatro por cento das mulheres que o introduziram na vagina, justificando a conclusão dos especialistas de que o Misoprostol é mais eficaz na interrupção da gravidez quando ingerido por baixo da língua a cada três horas ou aplicado por via vaginal a cada 12 horas.
No site do medicamento (www.misoprostol.com) é salientado o facto de ele ter sido indicado em mais de 85 países desde que foi lançado no mercado, em 1985, e que, embora na generalidade dos países seja autorizado apenas no tratamento da úlcera péptica e de infecções do foro gástrico, em França, no Brasil, na Tailândia e no Egipto está autorizado em tratamentos na área da Ginecologia e da Obstetrícia.

Carla Teixeira
Fontes: Lusa, Wikipédia, Misoprostol.com

«Amor, Sexo e Crime»


Nos dias 25, 26 e 27 de Junho, a Universidade do Minho, em Braga, acolhe um congresso internacional sobre o contributo da psicologia para a resolução de casos envolvendo vítimas e criminosos sexuais.

De acordo com fonte da comissão organizadora do evento, durante o congresso “procurar-se-á que os profissionais e estudantes tenham um contacto mais aprofundado com a investigação produzida aquém e além fronteiras respeitante a vítimas e agressores sexuais, sejam eles menores ou adultos”, informando que, são esperados também contributos de profissionais do terreno, nomeadamente do contexto prisional, da reinserção social e da avaliação de perfis criminais, entre outros.
“Existe, assim, a preocupação de levar junto de um público especializado, e simultaneamente curioso, um saber e um saber-fazer que contribuam para o aumento do conhecimento sobre a problemática da criminalidade sexual nas suas múltiplas vertentes, de forma séria e rigorosa”, esclarece a organização.
O congresso é aberto a qualquer participante, tendo como principais destinatários: psicólogos, médicos, técnicos de serviço social, professores, juristas, magistrados, sociólogos, profissionais dos serviços prisionais e da reinserção social, estudantes de direito, de psicologia, de serviço social, de sociologia.
Segundo a mesma fonte, o evento “procurará ainda dar a conhecer o que se vai fazendo em Portugal no âmbito da investigação, avaliação e intervenção na criminalidade sexual.”
«Abuso sexual e violação; Avaliação de agressores sexuais; Avaliação em contextos penitenciários; Avaliação de menores agressores; Avaliação Pletismográfica; Avaliação de vítimas de violência sexual; Castração cirúrgica e química; Construção e avaliação de perfis criminais; Enquadramento cultural da violência sexual; Estilos de pensamento e vida criminal; Intervenção com ofensores sexuais; Investigação policial de crimes sexuais; Lei e crimes sexuais; Mulheres agressoras; Parafilias; Sexologia forense e Tratamento penitenciário de agressores sexuais» são os temas que vão estar em cima da mesa, numa altura em que, disparam na opinião pública portuguesa os casos envolvendo vítimas e criminosos sexuais.

Raquel Pacheco
Fonte: UM

Portugueses com doença de Crohn com site

Os portugueses com a doença de Crohn têm agora a seu dispor uma comunidade on-line, que permite uma ligação entre doentes e profissionais de saúde que lidam diariamente com as Doenças Inflamatórias do Intestino.
A companhia biofarmacêutica UCB Pharma e a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino apresentaram o site Eu&Crohn, no Congresso Nacional de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, ontem, dia 7 de Junho,em Vilamoura (Tivoli Marinotel).
O site Eu&Crohn, já se encontra disponível e é a primeira plataforma em português dedicada exclusivamente à informação e sensibilização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), nomeadamente a Doença de Crohn e a colite ulcerosa.
Estas doenças, que podem surgir em qualquer idade, atacam sobretudo na juventude, sendo que a média de idade para diagnóstico é de 27 anos.
Esta comunidade pretende dar assim uma oportunidade aos doentes, de trocaram experiências e esclarecerem as suas dúvidas e contém um fórum de discussão com permanente actualização sobre dados da doença.
Esta doença caracteriza-se por uma inflamação constante no intestino. Os sintomas da doença incluem diarreia persistente, dores abdominais e perda de apetite/peso, febre e hemorragias rectais.

Juliana Pereira
Fonte: sapo

IPO ainda sem local definitivo

O Ministério da Saúde fez saber que o processo de transferência do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa para outro local ainda está em fase de estudo, logo ainda não tomou nenhuma decisão, ao contrário do que tem sido noticiado.
A reacção do Ministério surge depois do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, anunciar à comunicação social que está disposto a fornecer ao Ministério um terreno, em Oeriras, a custo zero.
O terreno com 12 hectares, oferecido numa tentativa deslocalização do organismo, ainda não existe uma decisão, o Ministério diz apenas que as negociações com Oeiras decorrem já há muito tempo, mas ainda se trata de um processo em aberto.
O candidato do PS às eleições para a Câmara de Lisboa, António Costa, já fez saber que não pretende abrir mão do instituto de Lisboa, e lamenta que a autarquia da capital se tenha «deixado ultrapassar por Oeiras» e espera que «o próximo executivo ainda vá a tempo».


Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital

Novas regras para os desempregados

Em Portugal, os desempregados que se encontram isentos do pagamento de taxas moderadoras nos serviços de Saúde, podem não ter mais essa regalia, noticia hoje avançada pelo Jornal de Negócios.
A publicação faz esta referência, como uma das sete recomendações do relatório final da comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao qual o jornal teve acesso.
O relatório, que foi entregue em Fevereiro, deste ano ao ministro da Saúde, Correia de Campos pretende que a isenção apenas seja atribuída considerando «apenas critérios de capacidade de pagamento e necessidade continuada de cuidados de saúde».
O actual regime no SNS, faz com que todos aqueles que estão desempregados e inscritos nos centros de emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), não paguem qualquer tipo de taxa moderadora.
O Ministério da Saúde ainda não fez qualquer comentário, sobre esta noticia avançada hoje.


Juliana Pereira
Fonte: Diário Digital
Eli Lilly perde direito sobre patente do Zyprexa no Canadá e Alemanha
Farmacêutica vai recorrer da decição

A Eli Lilly anunciou que a empresa tem intenções de recorrer das sentenças proferidas pelos tribunais canadianos e germânicos que deram permissão às farmacêuticas concorrentes para produzir equivalentes genéricos ao Zyprexa naqueles países. No entanto, James Kelly, um analista da Goldman Sachs acredita que os genéricos vão começar a produzidos antes da Eli Lilly ter possibilidades de ganhar o apelo.

O laboratório prevê que a concorrência não tenha um impacto significativo nos lucros e confirmou uma previsão anterior sobre os rendimentos previstos para este ano. As vendas da Eli Lilly, que lidera o mercado dos medicamentos para a esquizofrenia e doença bi-polar com o Zyprexa, renderam, em 2006, 4.2 mil milhões de dólares norte-americanos.

Os representantes da Eli Lilly consideram que as decisões dos tribunais apresentam “graves falhas” e que a empresa deverá ser recompensada pelos danos causados pelas vendas dos genéricos caso o recurso lhe seja favorável. Os medicamentos genéricos custam, por norma, menos 70 por cento do que os seus congéneres de marca.

De acordo com o vice-presidente sénior e conselheiro geral da Eli Lilly, Robert A. Armitage, “caso não sejam invertidas, estas decisões põem em causa a protecção da propriedade intelectual no Canadá e na Alemanha”. O mesmo responsável disse ainda que as patentes da empresa noutros países não são afectadas com estas deliberações.

Marta Bilro

Fonte: First World, Bloomberg, Eli Lilly, Market Watch, TheStreet.com

Segundo gene ligado ao Alzheimer identificado

De acordo, com um estudo divulgado na quarta-feira,identificaram um gene que aumenta a probabilidade de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer caso já estiver predisposta a este tipo de doença.
A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, de instalação insidiosa, com agravamentos progressivos, lentos e irreversíveis
O estudo identificou o gene ao examinar o DNA de 1,4 mil pessoas, metade delas com Alzheimer. A variante genética identificada, GAB2 ,parece inicialmente ser benigna, mas, quando colocada ao lado de uma variante do gene APOE, principal marcador genético para a doença, aumenta as probabilidades de desenvolvimento do estado degenerativo.
Os pesquisadores acreditam que a variante GAB2 potencializa o efeito do APOE4 ao fortalecer a formação de uma das duas proteínas que obstruem o cérebro dos pacientes com Alzheimer.
Com base nessa pesquisas e em anteriores,os cientistas do Transnational Genomics Research Institute (TGen) em Phoenix, Arizona, consideram que o GAB2 pode funcionar em condições normais para compensar os efeitos negativos do APOE4 em adultos, mas que a variante deste gene carece de efeitos protectores.
Estima-se que, em Portugal, mais de 70.000 pessoas sofrem de Doença de Alzheimer.
O diagnóstico é difícil sendo feito por exclusão de outras doenças com características semelhantes e ainda não hánenhum tratamento eficaz para a cura da doença nem possibilidade de prevenção.

Sandra Cunha

Fontes:AFP,APFADA

Infarmed promove medicamentos genéricos

No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia
Infarmed promove medicamentos genéricos

Um seminário sobre medicamentos genéricos em Portugal e na Europa, agendado para o próximo dia 21 no Centro de Congressos do Estoril, dá o pontapé de saída para uma série de actividades com que, ao longo do segundo semestre deste ano e todo o ano de 2008, o Infarmed pretende promover a utilização dos fármacos sem marca comercial.

Subordinado à temática «A qualidade como princípio», o simpósio é organizado em parceria com a Associação Portuguesa dos Medicamentos Genéricos (Apogen), e constitui, segundo o secretário-geral daquela entidade, “o primeiro passo para uma campanha mais vasta de promoção dos medicamentos genéricos”, que no segundo semestre de 2007 e ao longo de 2008 fará recurso a imprensa, meios audiovisuais e mobiliário urbano para passar a mensagem.
Em declarações ao portal «Farmácia e Medicamento», António Telleria Teixeira disse que a APOGEN se associou à iniciativa do Infarmed, autoridade nacional do medicamento e produtos de saúde, no que definiu como “uma conferência dirigida essencialmente aos profissionais de saúde, designadamente aos médicos e aos farmacêuticos”, mas que se insere na campanha mais vasta, que terá seguimento em muitas e variadas actividades. No encontro, continuou o responsável, marcarão presença especialistas do Reino Unido, da Polónia e da Bélgica.
O simpósio no Estoril marca uma espécie de antevisão de um programa que terá o seu arranque oficial a 1 de Julho, primeiro dia da presidência portuguesa da União Europeia, e que se desenrolará não apenas em território nacional, mas em todo o espaço da Europa comunitária, no que fonte do Infarmed entende constituir “uma importante oportunidade para a promoção de temas como a inovação farmacêutica, as terapias à base de células humanas, a segurança e a qualidade dos fármacos, a informação e transparência, entre outros”.
O programa de actividades inclui a realização de uma conferência internacional em Novembro deste ano, especialmente dedicada à inovação farmacêutica, que terá a coordenação das presidências portuguesa, alemã e eslovena da UE, e que contará com a participação da Comissão Europeia e da Organização Mundial de Saúde. Os genéricos atingiram em Fevereiro último a sua maior quota de mercado de sempre em Portugal (17,04 por cento), num crescimento de 29 pontos percentuais face a igual período de 2006. No entanto, para o próximo ano o Infarmed coloca a fasquia ainda mais elevada, e avança como objectivo uma quota de mercado na ordem dos 20 por cento, segundo informou o seu presidente, Vasco Maria.
De acordo com o Infarmed, os genéricos já dominam o mercado de substâncias activas (que inclui genéricos e medicamentos de marca) em áreas de tratamento de úlceras, depressão, colesterol e em alguns antibióticos e anti-inflamatórios não esteróides. Na área terapêutica da diabetes há um genérico com quota de mercado superior a 90 por cento. Em Março havia no mercado nacional 3.321 medicamentos genéricos, correspondentes a 13.887 diferentes formas de apresentação.

Carla Teixeira
Fonte: contactos telefónicos

Partir comprimidos ao meio pode ser prejudicial

Um estudo feito por farmacêuticos de manipulação, no Brasil, verificou que partir um comprimido ao meio pode ser prejudicial para a saúde porque, existe uma alteração, quer no peso, quer no teor do princípio activo dos comprimidos.
No estudo pode ser visto que, a divisão de comprimidos mostra uma variedade de aspectos favoráveis e desfavoráveis. Se o produto for de libertação sustentada, ou seja, de libertação durante todo o dia no organismo, a posologia não fica garantida, o que pode comprometer o tratamento e a saúde do doente.
Partir ou dividir comprimidos, normalmente ocorre quando o doente quer obter uma dose pretendida pelo médico, mas que não se encontra disponível à venda. Nas crianças e idosos, acontece porque muitas vezes porque não conseguem tomar medicamentos líquidos, e necessitam de doses mais baixas.
No entanto, partir um comprimido nem sempre é fácil. São duros, o que dificulta a divisão em partes iguais, ou seja, nunca sabemos ao certo a dose que estamos a tomar. Por isso quando pensar em dividir um comprimido, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Liliana Duarte
Fonte: Portal Farmácia On-Line

Farmacologia em destaque no Euroanaesthesia 2007

Arranca amanhã, em Munique, na Alemanha, a edição 2007 do Euroanaesthesia, um congresso anual promovido pela Sociedade Europeia de Anestesiologia desde 2005, que conta com a participação de milhares de especialistas e profissionais do sector da Saúde. Este ano um dos temas em destaque é a farmacologia.

A terceira edição do Congresso Europeu de Anestesiologia, que tem início amanhã e termina na próxima terça-feira na cidade alemã de Munique, pretende dar ênfase à área da farmacologia, com um painel internacional de oradores convidados, que deverão abordar temas de particular interesse para a classe farmacêutica, como os efeitos das interacções medicamentosas na anestesia, as propriedades dos novos produtos disponíveis no mercado e as perspectivas de futuro para o sector.

Criado em 2005, três anos após a fusão na Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA, sigla de European Society of Anaesthesiology) das três anteriores agências europeias do sector – além daquela entidade havia ainda a Academia Europeia de Anastesiologistas e a CENSA –, o Euroanaesthesia pretende assumir-se como um um fórum multidisciplinar de discussão entre especialistas, contando, em cada nova edição, com milhares de participantes oriundos de todo o continente europeu e com colaborações de peritos do resto do mundo.

Numa nota publicada no site oficial, o presidente da ESA, Peter Simpson, remontou aos anos de 2005 e 2006 para, recordando os encontros de Viena e Madrid, atestar a história bem sucedida do congresso depois da fusão das três agências europeias anteriores à nova entidade. Para a edição deste ano o responsável garante que foi concebido “um programa atractivo e diversificado”, frisando a presença de peritos de nomeada internacional que serão capazes de dar a conhecer a mais actualizada informação disponível, bem como os últimos desenvolvimentos conseguidos na que diz respeito à área da investigação.

No âmbito do encontro em Munique deverá ser igualmente debatido, segundo Peter Simpson, o “estado da arte” na prática clínica europeia, como complemento de um programa que inclui ainda cursos de reciclagem e demonstrações, pelas empresas líderes de mercado naquela área, dos novos produtos disponíveis e dos que ainda se encontram em fase de pesquisa. O presidente da ESA congratula-se ainda pelo apoio expresso pela Sociedade Alemã de Anestesiologia ao evento, enaltecendo o entusiasmo daquela entidade na preparação do congresso.

Carla Teixeira
Fonte: Sociedade Europeia de Anesteseologia

Cientistas divulgam que Células embrionárias sem recurso a embriões

Cientistas conseguiram recolher estaminais de banais células de pele de adulto, a SIC Notícias explica esta manhã, na sua edição on-line, que fabricar células estaminais embrionárias sem recorrer a embriões ou a ovócitos.

Cientistas norte-americanos e japoneses conseguiram abrir o caminho para acabar com os debates éticos sobre a investigação científica em embriões.

Esta semana nas revistas científicas Nature e na nova publicação especializada Cell Stem Cell, as equipas de investigadores, conseguiram obter o equivalente a células estaminais embrionárias a partir de banais células da pele adultas reprogramadas.

Estas experiências foram feitas em ratos mas os cientistas querem agora reproduzir os mesmos resultados a partir de células humanas. Se o conseguirem, conseguirão revolucionar não só a investigação neste domínio, como também os debates éticos associados a esta questão.

As células estaminais embrionárias (CEE) são células apenas presentes na fase embrionária da vida e que têm a capacidade de dar origem a qualquer tecido ou órgão que formarão o organismo.

Razão pela qual sobre elas recaem as maiores esperanças de terapias para numerosas doenças como a diabetes, Parkinson ou lesões na espinal medula.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: SIC On-line

Pazopanib eficaz no tratamento do cancro do rim e do ovário

O tratamento com o inibidor da angiogénese da GlaxoSmithKline, Pazopanib, demonstrou resultados positivos na aplicação em pacientes com carcinoma de célula renal avançado, cancro do ovário e sarcoma de tecidos moles. O estudo foi apresentado durante o 43º Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla inglesa), em Chicago.

O fármaco, que ainda se encontra em investigação, é administrado por via oral e actua sobre o receptor do factor de crescimento endotelial vascular (VEGFR), o receptor do factor de crescimento derivado das plaquetas (PDGFR) e o receptor c-kit, proteínas importantes no processo de angiogénese.

De acordo com o comunicado divulgado pela farmacêutica britânica, o estudo da fase II sobre carcinoma celular renal apresentou uma taxa de respostas preliminar às 12 semanas de 27 por cento nos 225 pacientes envolvidos. Para além disso, permitiu a estabilização da doença em 46 por cento dos pacientes, com um índice total de controlo da mesma de 73 por cento.

A explicitação dos efeitos secundários mais frequentes não foi esquecida pelo laboratório, entre os quais se destacam a diarreia, cansaço, alterações à coloração do cabelo, náuseas ou hipertensão. Foi também detectada uma incidência reduzida de síndrome de mão e pé (10 por cento), erupção (12 por cento), hemorragia (9 por cento) e mucosidade (5 por cento). Para o vice-presidente do departamento de Desenvolvimento Clínico Mundial do Centro de Desenvolvimento de Medicina Oncológica da GlaxoSmithKline, Debasish Roychowdhury, os resultados são claros e confirmam o potencial do Pazopanib enquanto opção terapêutica futura “no cancro de células renais, ou possivelmente, em muitos tipos de tumor diferentes”.

A eficácia do tratamento foi também testada em pacientes com cancro de ovário, trompa de Falópio ou peritoneal, ou em pacientes cuja terapia convencional tenha falhado. Nestes casos, o Pazopanib manteve-se até à progressão da doença, à interrupção devido a efeitos secundários ou à retirada do consentimento.

Foi observada a actividade biológica (medida com a diminuição de CA-125, um marcador biológico da actividade clínica) em 9 dos 22 pacientes disponíveis (41 por cento) que apresentaram recaídas. Diarreia, náuseas, dor abdominal, cansaço e vómitos estiveram no quadro de efeitos secundários mais comuns.

No que diz respeito ao estudo sobre o sarcoma de tecidos moles (Soft Tissue Sarcoma, STS), na primeira fase da investigação foi avaliada a actuação de Pazopanib em quatro tipos: o leiomiosarcoma (tecido muscular liso), o liposarcoma (tecido adiposo), o sarcoma sinovial e sarcomas de outros tecidos moles. Ficou demonstrada actividade em todos os tipos de sarcoma excepto no liposarcoma.

Marta Bilro

Fonte: PM Farma, saludalia.com

Humira aprovado para a Doença de Crohn na Europa

A farmacêutica Abbott recebeu a aprovação da Comissão Europeia para o Humira no tratamento da forma mais grave da doença de Crohn. Depois de, em Fevereiro, a norte-americana FDA ter aprovado a sua administração para aquela patologia, e de o referido fármaco estar já a ser utilizado nos Estados Unidos e na Europa para o tratamento da artrite reumatóide, da psoríase e da espondilite anquilosante, esta é uma boa notícia para aqueles doentes crónicos.

Tal como o «Farmácia e Medicamento» tinha já noticiado, o adalimumab (princípio activo do Humira) mostrou ser capaz de reduzir em 60 por cento em apenas um ano o risco de internamento nos doentes de Crohn, renovando a esperança numa melhor qualidade de vida e sobrevivência à doença, e assumindo-se como terapia mais eficaz do que alguns dos tratamentos anteriormente disponíveis, a que alguns pacientes desenvolveram resistência. Depois de, no início de Maio, ter recebido do comité científico da Agência Europeia do Medicamento autorização para ser usado no tratamento desta doença, o Humira tornou-se o primeiro medicamento biológico auto-administrado com aquela finalidade.

A Doença de Crohn consiste numa patologia grave, que afecta mais de um milhão de pessoas só na Europa e na América do Norte. Em Portugal são registados 200 a 300 novos casos por ano. Podendo ser diagnosticada a qualquer momento da vida do paciente, surge mais comummente em adolescentes e adultos jovens, que poderão ter de ser hospitalizados em virtude de sintomas como febre, vómitos e diarreias, obstrução intestinal e infecções, que muitas vezes tornam necessária a intervenção cirúrgica. Ainda sem causa conhecida, o surgimento da Doença de Crohn poderá estar associado à alimentação e ao desenvolvimento urbano e industrial, uma vez que é mais prevalente em sociedades mais desenvolvidas.

Carla Teixeira
Fontes: Forbes, First Word, Tribuna Médica Press, PM Farma e site do Humira

GlaxoSmithKline garante segurança do Avandia

Responsáveis do laboratório farmacêutico GlaxoSmithKline vieram agora a público garantir que os reguladores do mercado norte-americano do medicamento estão do seu lado na convicção de que o Avandia, indicado para o tratamento da diabetes, é seguro, e que o resultado das análises feitas em Maio, que de acordo com o «New England Journal of Medicine» davam conta de um risco acrescido em 43 por cento de os pacientes submetidos àquele tratamento sofrerem um ataque cardíaco, foram “empoladas” pela imprensa.

O laboratório e a Food and Drug Administration, a autoridade norte-americana para o sector do medicamento, reuniram-se em Washington na última quarta-feira com o objectivo de analisar aquele problema. O volume de prescrições daquele fármaco sofreu um decréscimo considerável depois de ter sido divulgada a notícia dos seus possíveis riscos, mas os responsáveis da GlaxoSmithKline em Londres garantiram que procederam a análises do produto, e que aqueles resultados não encontraram confirmação. De acordo com aquela fonte, o estudo realizado internamente aferiu que o medicamento dobra o risco de enfraquecer o coração, mas sem aumentar as hipóteses de doença cardíaca ou morte do paciente.

“Existem agora quatro estudos diferentes, que mostram não haver diferenças entre o Avandia e outros tratamentos para a diabetes”, enfatizaram aqueles especialistas, asseverando que nos Estados Unidos “a agenda política sobrepôs-se à ciência, o que veio tornar mais difícil a explanação dos dados de forma correcta e a resolução da questão junto da opinião pública. O volume de vendas do Avandia garantiu mais de três mil milhões de dólares em todo o mundo durante o ano passado, num total que representa sete por cento dos lucros da Glaxo. De acordo com a empresa, seis milhões de americanos consumiram aquele fármaco em algum momento das suas vidas.

Dados das entidades de saúde dos Estados Unidos apontam para a existência de cerca de 21 milhões de diabéticos no país, a maioria dos quais sofre de obesidade e revela pouca propensão para a prática de exercício físico. A diabetes afecta cerca de 171 milhões de pessoas em todo o mundo e quase 500 mil portugueses. É tida como a quarta principal causa de mortalidade prematura nos países desenvolvidos, sendo responsável por três milhões de mortes por ano à escala global. Portugal é, apesar desta realidade, o país da Europa com menor taxa de insulinização, ou seja, os doentes diabéticos portugueses iniciam normalmente a terapêutica por via oral e só começam o tratamento com insulina numa fase mais adiantada da doença, quando por vezes já se encontram em estado crítico.

Carla Teixeira
Fontes: Blomberg, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Médicos na Internet, Associação Portuguesa de Podologia, Jornal do Centro de Saúde

Investigadores britânicos identificam raízes genéticas de sete doenças

Um grupo de 200 investigadores, pertencentes a 50 centros de investigação do Reino Unido, realizaram o maior rastreio genético de sempre a um grupo de sete doenças de elevada incidências na população mundial.

O projecto, que procedeu ao rastreio da artrite reumatóide, diabetes tipo 1 e 2, doença coronária, hipertensão, doença de Crohn e doença bipolar, foi desenvolvido pelo consórcio Wellcome Trust Case Control Consortium (WTCCC), ao longo de dois anos.

De acordo com Peter Donnelly, super-coordenador do projecto e director do WTCCC, os resultados foram "verdadeiramente espectaculares", marcando mais um importante passo na aplicação da investigação genética, às exigências da saúde.

O sucesso do projecto ficou a dever-se às descobertas alcançadas. Os investigadores chegaram a novas variações genéticas na origem da doença bipolar, descobriram quatro novas regiões nos cromossomas motivadores da diabetes de tipo 1 e, entre outras descobertas, identificaram três novos genes causadores da doença de Crohn.

Os resultados desta investigação, publicados ontem na revista Nature, representam uma preciosa ajuda no conhecimento das causas destas doenças e abrem portas a estudos mais detalhados sobre a sua genética.

De acordo com a explicação de Peter Donnelly, "ao identificar os genes que estão na base destas patologias, o nosso estudo permite compreender melhor como a doença acontece, que pessoas estão mais em risco e, a prazo, desenvolver terapias mais eficientes".

De facto, os resultados alcançados permitem que se desenvolvam testes de despiste de propensão genética para estas doenças, identificando os indivíduos em situação de risco e actuando de forma preventiva.

Por outro lado, abre-se caminho ás terapias personalizadas, adaptadas às especificidades genéticas do doente ou a um alvo concreto, mediante medicação correctiva, como acontece com as proteínas produzidas em excesso, por um gene mutante.

A tecnologia utilizada no rastreio, foram os chips de informação genética, capazes de armazenar milhões de pedaços de informação do ADN, dentro de um espaço minúsculo.

Inês de Matos

Fonte: Diário de Noticias

Estado pode economizar se apoiar tratamentos da Medicina da Reprodução

Segundo João Silva Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), o estado português poderia poupar milhões de euros se apoiasse os tratamentos da Medicina da Reprodução contra a Infertilidade.

Estas conclusão tem por base um estudo apresentado no 3º Congresso Português de Medicina da Reprodução, realizado no passado mês de Maio, onde Silva Carvalho referiu que as consequências dos tratamentos da Infertilidade, como as gravidezes duplas e triplas, e os cuidados Neonatais, custam mais ao Estado do que se este custeasse os tratamentos dos casais inférteis.

Apesar de este método já ter sido adoptado por governos europeus, o Estado português ainda não o adoptou, apesar dos números demonstrarem que seria possível uma poupança considerável nos custos a longo prazo.

De acordo com dados do estudo apresentado, cada parto custa ao Estado cerca de 1.600 euros, cada cesariana cerca de 3.500 euros e os internamentos em serviços de Neonatologia (durante aproximadamente 22 dias) custam cerca de 420 euros por dia, o que, no total e comparativamente aos custos dos tratamentos de Infertilidade, são valores mais elevados.


Paulo Frutuoso
Fonte: Lusa, MNI - Médicos na Internet

Universidade de Coimbra anuncia Unidade de Investigação Clínica em Cardiologia

Os Hospitais da Universidade de Coimbra anunciaram a criação de uma Unidade de Investigação Clínica em Cardiologia (UICC), uma iniciativa pioneira que irá proporcionar tratamentos inovadores aos doentes e contribuir para o progresso neste domínio.

Segundo uma nota divulgada pela universidade, a unidade, criada no Serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), irá apoiar "todos os ensaios clínicos e outros projectos de investigação a desenvolver neste serviço, desde a fase de apreciação das propostas até à sua implementação, visando simplificar e acelerar a sua aprovação pelas entidades competentes, bem como facilitar o recrutamento de doentes e o seu seguimento clínico".

O comunicado conclui dizendo que, "desta forma será possível oferecer a um número crescente dos seus doentes a oportunidade de, em primeira mão e de forma gratuita, usufruir de tratamentos inovadores, contribuindo em paralelo para o progresso do conhecimento científico na área das doenças cardiovasculares".

A criação desta nova estrutura resulta do forte empenho por parte da Cardiologia dos HUC e da Clínica Universitária de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) na investigação científica.

Paulo Frutuoso
Fonte: MNI- Médicos na Internet

Cientista português distinguido pela Sociedade Europeia de Oftalmologia

A Sociedade Europeia de Oftalmologia (SEO), vai distinguir este sábado, 9 de Junho, em Viena, na Áustria, o investigador português José Cunha-Vaz com a Medalha Helmohltz, prémio europeu que distingue, de 4 em 4 anos, toda uma carreira científica.

O laureado vai anunciar na conferência, que fará na cerimónia de abertura do Congresso da SEO, em Viena, um novo método de mapeamento multimodal da mácula, que vai contribuir para o diagnóstico precoce da degenerescência neovascular macular relacionada com a idade.

O Professor José Cunha-Vaz tem 68 anos e é Professor Catedrático e Director do Serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Presidente do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI), da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Presidente do Conselho de Administração da AIBILI (Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem) e Coordenador da Rede Europeia de Centros de Excelência de Ensaios Clínicos do Instituto Europeu da Visão.

Paulo Frutuoso
Fonte: Jornal Digital

UE aprova utilização de Remicade em crianças com Doença de Crohn

A Comissão Europeia aprovou uma nova aplicação para o anti-inflamatório Remicade (infliximab) que permite o tratamento da Doença de Crohn severa activa, em pacientes pediátricos com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos. Para que tal aconteça é necessário que este grupo de pacientes não tenha reagido ao tratamento aplicado convencionalmente, onde se incluem a administração de corticosteróides, a terapia imunomoduladora e de nutrição primária, ou que apresentem intolerância à terapêutica aplicada.

A decisão anunciada pelo laboratório farmacêutico Centor e pelo grupo Schering-Plough Corporation, surge em consequência do parecer positivo emitido em Março através do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla inglesa) para a Agência Europeia do Medicamento (EMEA).

Salvatore Cucchiara, um especialista da Unidade de Pediatria, Motilidade Gastrointestinal e Endoscopia da Universidade de Nápoles, considera que esta é uma decisão importante, uma vez que a Doença de Crohn provoca um grande impacto na vida das crianças com esta patologia. “O infliximab proporciona aos médicos uma nova opção de tratamento que pode fazer frente às características particulares desta doença complicada e difícil de tratar entre a população pediátrica”, acrescentou.

O Remicade é a primeira e única terapia biológica aprovada pela União Europeia destinada ao tratamento da Doença de Crohn, que provoca infecções do tracto intestinal, causando diarreia, dores abdominais, perda de apetite e de peso e febre. Em casos mais raros podem também surgir atrasos no crescimento que originam malformações.

Marta Bilro

Fonte: PM Farma, www.euecrohn.pt, www.emea.europa.eu

Europa adopta Livro Branco da Obesidade disponível na Internet

Segundo avançou o Público, a Comissão Europeia adoptou na semana passada, um Livro Branco da Obesidade com propostas para lidar com as questões de nutrição e de problemas de saúde relacionadas com o excesso de peso.

O objectivo será garantir que os cidadãos possam escolher o que comem e promover a actividade física.
Isto implicará uma modificação das receitas pela indústria alimentar de forma a incluir menos gorduras, sal e açúcar.
Desde a década de 80, a prevalência da obesidade na União Europeia mais do que triplicou e na maioria dos países da UE, mais de 50 por cento dos cidadãos têm excesso de peso.
Entre esses dados,estima-se que três milhões de crianças sejam obesos.
Este facto é preocupante, tal como a nutricionista,Cláudia Silva,explicou à farmacia.com.pt pois"é nas crianças e adolescentes que recorremos o risco de virmos a ter adultos obesos”.
A obesidade é de facto uma preocupação em Portugal mas,tal como a farmacia.com.pt teve a oportunidade de demonstrar numa reportagem anterior, ela não é a única consequência de uma alimentação desequilibrada porque além das doenças como o diabetes ,começam a surgir em Portugal alguns problemas com a anorexia e hiper anorexia nervosa.
Os dados do Instituto Nacional de Saúde revelam que não é só o número de indivíduos com excesso de peso que tem vindo a aumentar, mas que, igualmente, o numero de indivíduos com um peso extremamente baixo, comprovando a existência de uma alimentação insuficiente, excessiva ou desequilibrada na maioria dos indivíduos.
O livro espera, contrariar esses dados e formar os Europeus sobre uma alimentação saudável.

E porque nunca é tarde demais para aprender,não hesite em consultar o documento em :http://ec.europa.eu/dgs/.health_consumer/index_en.htm

Sandra Cunha

Fontes :Público,MNI e reportagem anterior "Alimentação em Portugal"