quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Antioxidantes podem ajudar a aliviar dores da pancreatite

Investigadores indianos referiram que os suplementos antioxidantes podem aliviar efectivamente as dores dos pacientes com pancreatite crónica, uma inflamação do pâncreas de longa evolução.

Num ensaio clínico, publicado na revista científica “Gastroenterology”, 127 pacientes com pancreatite crónica foram distribuídos por dois grupos, tendo uns recebido antioxidantes e outros placebo.

Após seis meses, a redução do número de dias por mês com dores foi significativamente maior no grupo que recebeu antioxidantes, em comparação com o grupo do placebo.

A redução do número de comprimidos analgésicos ingeridos por mês também foi maior no grupo que recebeu os antioxidantes. Também mais do dobro dos pacientes do grupo dos antioxidantes, 32 por cento versus 13 por cento do grupo do placebo, ficaram livres de dores. O efeito benéfico dos antioxidantes no alívio das dores foi notado aos três meses.

De acordo com o autor principal, o Dr. Pramod Kumar Garg, do Instituto de Ciências Médicas All India, em Nova Deli, a dor abdominal, o sintoma predominante dos pacientes com pancreatite crónica, é difícil de tratar. A principal razão para a existência de um tratamento médico basicamente ineficiente é o facto do mecanismo da dor na pancreatite crónica não ser bem compreendido.

O Dr. Garg acrescenta que os investigadores se sentem encorajados pelas descobertas, uma vez que foram observadas melhorias significativas com os antioxidantes, no que diz respeito a todos os parâmetros da dor neste estudo. Adicionalmente, a redução da dor resultou numa menor perda de dias de trabalho, consequentemente proporcionando um ganho funcional em termos de emprego aos pacientes.

O investigador referiu ainda que estas descobertas devem encorajar investigações posteriores nesta área entusiasmante.

Em muitos países, o alcoolismo é a causa mais frequente de pancreatite crónica. Outras causas são uma predisposição hereditária e uma obstrução do canal pancreático devida a uma estenose (estreitamento) do mesmo ou a um cancro do pâncreas.

Isabel Marques
www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D130%26cn%3D1099