sábado, 13 de outubro de 2007

Infarmed deixa medicamentos sem vigilância

Despedimento da directora de Farmacovigilância terá originado a paragem do serviço há já duas semanas

Está parada, há duas semanas, a vigilância sobre a segurança e as reacções adversas dos medicamentos (RAM). A notícia foi ventilada pelo semanário «Sol» e terá sido refutada pelo Infarmed, entidade nacional responsável pela farmacovigilância.

Segundo as informações avançadas por aquele semanário, o serviço terá deixado de funcionar na sequência do despedimento, em Setembro, da directora do departamento de Farmacovigilância.

O «Sol» divulga ainda que, num acto de “solidariedade” para com a directora despedida, “a maioria dos médicos que colaboravam com aquele sector decidiu demitir-se.”

A farmacovigilância é um serviço público da responsabilidade da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed). No sentido de obter uma reacção do Infarmed, o farmacia.com.pt contactou fonte daquela entidade, mas a tentativa revelou-se infrutífera. No entanto, em declarações àquele jornal, o Infamed terá asseverado que “o serviço continua a funcionar normalmente.”

Raquel Pacheco
Fonte: Sol

1 comentário:

Rui Borges disse...

Esta notícia tem de ser explorada.

A ex-directora do departamento em questão é a Dra. Regina Carmona.

Irei tentar arranjar o seu contacto pessoal. A pesquisa nas páginas amarelas dá o seguinte número de telefone: 218 480 261.

Eu próprio fui colaborador do infarmed durante dois anos, donde saí Maio passado em ruptura com o Director do departamento de Medicamentos de Uso Humano. Eu próprio posso contribuir com alguma informação muito relevante.

Factos: houve de facto o afastamento da pessoa em causa, e o Infarmed não cumpre literalmente a sua função no controlo e avaliação dos medicamentos, principalmente por falta de recursos humanos.

Excelente a sua perspicácia.

Rui Borges