domingo, 14 de outubro de 2007

Reduzir impacto das embalagens de medicamentos
Prémio Valormed formalmente criado

Foi formalmente criado, na passada sexta-feira, o Prémio Valormed, que tem a chancela da empresa homónima, que trabalha na área da gestão dos resíduos de embalagens e de medicamentos fora de uso. O galardão, cuja criação surge enquadrada num protocolo firmado entre a Valormed e a Universidade Nova de Lisboa, pretende acima de tudo incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos ou de projectos que minimizem o impacto ambiental daquele tipo de lixo.

José Carapeto, director-geral da Valormed, disse, em declarações ao portal Ambiente Online (www.ambienteonline.pt) que "a formação, a educação e a sensibilização ambiental junto do público" constituem uma "característica fundamental" da acção da empresa. O protocolo com a UNL dá, na opinião daquele responsável, um passo mais além na prossecução desses objectivos, pretendendo funcionar como um "incentivo à comunidade científica e empresarial para que apresente estudos e projectos tendentes a minimizar o impacto ambiental dos produtos colocados no mercado pelo sector farmacêutico". A fim de monitorizar a apresentação desses projectos a empresa pretende criar uma comissão que coordenará e acompanhará as actividades desenvolvidas. Desse órgão farão parte elementos representantes das duas entidades signatárias do acordo.
De acordo com informações avançadas pela Valormed, 98 por cento das farmácias portuguesas integram o projecto ambiental de recolha de resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso concebido e implementado pela empresa. A notoriedade alcançada por aquele projecto permitiu, já no ano passado, que a Valormed celebrasse um protocolo com a Universidade de Coimbra, tendo igualmente como objectivo a promoção, em parceria com a academia universitária, de iniciativas para sensibilização da sociedade nas áreas da educação ambiental em saúde pública e do desenvolvimento sustentável.

Carla Teixeira
Fonte: Ambiente Online, Valormed

Sem comentários: