sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Wyeth quer aprovação para utilizar Tygacil no tratamento da pneumonia

A farmacêutica Wyeth submeteu uma candidatura de aprovação suplementar à Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) para comercializar o Tygacil (Tigeciclina) enquanto tratamento para a pneumonia. O antibiótico é actualmente utilizado em pacientes com infecções complicadas da pele e tecidos moles e infecções complicadas intra-abdominais.

De acordo com o laboratório a candidatura já foi aceite pela FDA que vai analisar a nova indicação proposta pela Wyeth para utilizar o Tygacil em pacientes que sofrem de pneumonia adquirida na comunidade, uma infecção pulmonar grave com risco de morte significativo.

Dois ensaios clínicos que envolveram a participação de 846 doentes demonstraram que o medicamento curou cerca de 90 por cento dos pacientes hospitalizados com pneumonia adquirida na comunidade. A taxa de sucesso para o Levaquin (levofloxacina), o tratamento habitualmente utilizado nestes casos, situa-se nos 86 por cento, afirmou a Wyeth.

O fármaco insere-se na classe das glicilciclinas, antibióticos que são eficazes no combate a algumas bactérias que desenvolveram resistência a outros antibióticos.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, CNN Money, Infarmed, Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Sem comentários: