segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

FDA aprova Intelence para o tratamento do VIH

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) aprovou a comercialização do Intelence (TMC 125, etravirina), fármaco para o tratamento do VIH da Johnson & Johnson, para ser utilizado em combinação com outros anti-retrovirais, em adultos com infecção por VIH-1 que demonstraram resistência a tratamentos anteriores. O fármaco é o primeiro da classe dos inibidores não-nucleosídeos da trancriptase reversa (NNRTI, em inglês) a ser aprovado nos Estados Unidos nos últimos dez anos.

A aprovação baseia-se em dois estudos aleatórios, duplamente cegos, e controlados por placebo, que demonstraram que 60 por cento dos pacientes adultos infectados com VIH-1 que receberam Intelence, e que já tinham recebido tratamentos anteriormente, apresentaram uma carga viral reduzida a níveis indetectáveis após 24 semanas, em comparação com os 40 por cento dos pacientes que receberam placebo. A Johnson & Johnson acrescentou que fármaco é o primeiro NNRTI a demonstrar actividade antiviral em pacientes com vírus resistente aos NNRTIs.

Medicamentos de diferentes classes atacam o vírus em diversos estádios dos seus ciclos de infecção e duplicação. Os NNRTI bloqueiam uma enzima chave que o VIH utiliza para se duplicar. A etravirina pode reduzir a quantidade de VIH no sangue e aumentar os glóbulos brancos que ajudam a combater outras infecções. Também pode reduzir o risco de morte ou infecções que podem ocorrer com um sistema imunitário enfraquecido.

Os pedidos para aprovação do fármaco também foram apresentados à Agência Europeia do Medicamento (EMEA), e às autoridades reguladoras da Suíça, Canadá, Rússia e Austrália, estando sob avaliação.

Dezenas de milhares de pacientes em todo o mundo têm resistência aos NNRTIs e podem ser candidatos para receber o Intelence.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Reuters, The Associated Press

Sem comentários: