quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Estatinas podem ajudar a tratar distúrbio dos vasos sanguíneos no cérebro

Investigadores norte-americanos descobriram que, em ratos, um distúrbio dos vasos sanguíneos no cérebro, que pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, ataques ou paralisia, pode ser tratado com estatinas.

Os investigadores, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Utah, referiram que, se os resultados do estudo em ratos forem confirmados num ensaio piloto com humanos, as estatinas poderiam fornecer um tratamento seguro e pouco dispendioso para a malformação cavernosa cerebral, um distúrbio ainda sem terapia farmacológica conhecida.

Um dos autores do estudo, o Dr. Dean Y. Li, director do Programa de Medicina Molecular da Universidade do Utah, referiu que a cirurgia ao cérebro ou o tratamento com radiação têm sido as únicas opções para os pacientes com malformação cavernosa cerebral.

O Dr. Li acrescentou que, devido aos riscos que estas operações acarretam, os neurocirurgiões mostram-se relutantes em realizá-las, a não ser que o paciente esteja em perigo iminente.

De acordo com o investigador, o estudo propõe uma potencial estratégia para uma simples terapia farmacológica, que poderá custar somente alguns euros por mês na farmácia.

Contudo, os estudos em animais têm primeiro de ser avaliados no ensaio clínico piloto em humanos que está a ser iniciado.

A malformação cavernosa cerebral é um distúrbio no qual os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e enfraquecem, começando a derramar sangue, provocando AVC, dores de cabeça, ataques ou outros problemas.

Os investigadores, que publicaram as descobertas na “Nature Medicine”, suspeitam que as estatinas, tais como o Zocor (sinvastatina), o Lipitor (atorvastatina) e fármacos semelhantes, tratam a malformação cavernosa cerebral ao estabilizar os vasos sanguíneos para que estes não derramem.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/28/Statins_may_treat_blood_vessel_disorder/UPI-99241233129003/

Sem comentários: