terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Investigadores identificam hormona relacionada com depressão pós-parto

Um estudo revelou que os níveis aumentados da hormona libertadora da corticotropina (CRH), que é produzida pela placenta, identifica as mulheres que apresentam risco de desenvolver uma depressão pós-parto.

A Dr. Ilona S. Yim, da Universidade de Califórnia, em Irvine, revelou que a elevada incidência e as graves consequências da depressão pós-parto fazem da identificação das mulheres em risco um objectivo importante de investigação.

Os investigadores salientaram que diversas evidências associam a CRH, uma hormona chave envolvida na regulação de muitas outras hormonas, a sintomas depressivos a seguir ao parto.

Os investigadores, para analisar melhor esta questão, conduziram um estudo, no qual os níveis da hormona no sangue foram medidos diversas vezes, ao longo da gravidez, em 100 mulheres, tendo iniciado na semana 15. Dezasseis mulheres desenvolveram depressão pós-parto.

Os autores relataram que o nível de CRH placentário à semana 25 era um forte indício de depressão pós-parto.

O grupo de investigadores sugeriu que fazer a detecção da CRH placentária é um meio plausível para prever uma depressão pós-parto.

Os investigadores referiram, na “Archives of General Psychiatry”, que, como tipicamente é colhido sangue para detectar a diabetes gestacional entre as semanas 24 e 28, uma possível detecção da depressão pós-parto poderá ser completada ao mesmo tempo.

Adicionalmente, os dados também sugerem que o poder indicativo da CRH placentária pode ser aumentado através da avaliação das mulheres, relativamente aos sintomas de depressão, durante o meio da gravidez.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/02/02/eline/links/20090202elin028.html

Sem comentários: