sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Reduzir a pressão sanguínea beneficia pacientes em diálise

Investigadores australianos referiram que baixar a pressão sanguínea protege os pacientes em diálise contra eventos cardiovasculares major e morte.

O estudo, publicado na “The Lancet”, também revelou que o tratamento com fármacos para baixar a pressão sanguínea deve ser considerado regularmente para os pacientes que se submetem a diálise.

O Dr. Vlado Perkovic, do Instituto George para Saúde Internacional em Sidney, na Austrália, referiu que as pessoas que se submetem a diálise, devido a doença renal crónica, estão em elevado risco de eventos cardiovasculares e morte.

Todos os anos entre 10 e 20 por cento dos pacientes em diálise morrem, sendo que cerca de metade destas mortes se deve a causas cardiovasculares.

O Dr. Perkovic e colegas reviram sistematicamente oito ensaios aleatórios que avaliaram o efeito de baixar a pressão sanguínea em 1 679 pacientes adultos em diálise e que envolveram 495 eventos cardiovasculares.

No geral, as descobertas demonstraram que o tratamento com fármacos para baixar a pressão sanguínea foi associado a uma redução do risco das complicações cardiovasculares, da mortalidade por todas as causas e das mortes cardiovasculares, em comparação com os pacientes de controlo.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/26/Low_blood_pressure_aids_dialysis_patients/UPI-12721235625712/

Sem comentários: