quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vírus cancerígenos mudam material genético para enganar defesas

Os vírus causadores de alguns tipos de cancro modificam o seu material genético para enganar as defesas do organismo, indica um estudo publicado na revista “Genome Research”. A pesquisa espanhola sugere que estas alterações epigenéticas podem estar igualmente presentes em vírus como o da sida ou da gripe.

O objectivo da investigação foi descobrir porque é que alguns indivíduos portadores de vírus oncogénicos os eliminam, outros evoluem para uma infecção, outros acabam por desenvolver um tumor cancerígeno e tentar ver quais as alterações no genoma que estão implicadas neste processo.

A equipa de investigadores realizou um mapa completo de metilação do ADN - um tipo específico de modificação química do material genético a partir de vários tipos de vírus relacionados com tumores - tratando-se da primeira análise completa que se fez do epigenoma de um ser vivo completo, como é um vírus.

Manel Esteller, coordenador do estudo, explicou que ao comparar o metiloma em portadores assintomáticos do vírus em pacientes com uma infecção activa e em pacientes que estão a desenvolver um cancro, verificou-se que nos primeiros resultados não estava metilado, que ao desenvolver-se uma infecção começava a metilar e que ao ter um tumor o genoma do vírus estava muito metilado.

Estes resultados permitiram que a equipa concluísse que a metilação é um mecanismo que o vírus recorre para se esconder do organismo, o que lhe permite perpetuar-se nas células.

Raquel Garcez

Fonte: http://genome.cshlp.org/content/early/2009/02/10/gr.083550.108.full.pdf+html?sid=19d209ad-7820-48be-8e8c-863b7d3ae1fa

Sem comentários: