sexta-feira, 13 de março de 2009

Estudo: Sutent eficaz contra cancro pancreático raro

Um estudo do fármaco Sutent (sunitinib), da Pfizer Inc, revelou que o medicamento retardou a progressão de uma forma rara de cancro pancreático, que afecta milhares de pessoas a nível global, tendo por isso sido terminado mais cedo.

Uma comissão independente de segurança, que monitorizou o estudo de última fase, recomendou a sua terminação, após concluir que os pacientes tratados com Sutent permaneceram livres da progressão da doença durante mais tempo do que aqueles que receberam placebo mais cuidados de suporte.

Os pacientes do estudo sofriam de tumores avançados das células das ilhotas pancreáticas, também conhecidos como tumores neuroendócrinos. Estes tumores ocorrem em células especializadas do pâncreas que segregam uma variedade de hormonas, incluindo insulina e enzimas envolvidas na digestão.

Outros tipos de cancros pancreáticos ocorrem nos ductos do pâncreas, pequenos tubos que transportam as enzimas digestivas produzidas no pâncreas para o intestino delgado.

Esta forma de cancro pancreático do estudo refere-se a apenas cerca de 5 por cento de todos os casos de cancro do pâncreas, mas cresce e espalha-se mais lentamente do que outros tipos de cancro pancreático.

Contudo, quando a cirurgia para a remoção do cancro não é possível, ou quando o cancro volta após a cirurgia, a esperança de vida é apenas de alguns anos e os pacientes podem experienciar sintomas difíceis, tais como níveis elevados de insulina potencialmente fatais e úlceras do estômago.

O Sutent actualmente está aprovado para o tratamento do cancro renal avançado e para tumores do tracto gastrointestinal.

Dada a tendência claramente favorável, os pacientes que receberam Sutent no ensaio vão continuar a receber o fármaco e aqueles que receberam placebo terão agora a opção de receberem o fármaco.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/03/12/eline/links/20090312elin010.html

Sem comentários: