quarta-feira, 11 de julho de 2007

Abuso de medicamentos no Inverno prejudica visão

Conjuntivite alérgica predisposta à catarata e glaucoma, alerta oftalmologista

O abuso de medicamentos no Inverno prejudica a visão. Quem o diz é o oftalmologista do instituto brasileiro Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, que aponta os antibióticos e corticosteróides como os principais "vilões".

“O uso abusivo de antibióticos e corticosteróides pode causar graves problemas à saúde dos olhos porque mascara doenças. Uma conjuntivite alérgica ou viral, pode ficar predisposta à catarata e glaucoma, além de tornar o organismo resistente a outros medicamentos”, alertou Queiroz Neto.

Segundo o oftalmologista brasileiro, no Inverno a descida de humidade do ar duplica a incidência da síndrome do olho seco. “A menor produção da lágrima diminui a defesa dos olhos que ficam mais susceptíveis a contaminações das suas porções externas – córnea e conjuntiva”, explicou, considerando que “equacionado a isso, a cefaleia, febre, tosse, dor de garganta e doenças respiratórias típicas desta época do ano levam ao uso abusivo de antibióticos e corticosteróides, porque a maioria das pessoas não sabe distinguir reacções alérgicas da gripe de uma constipação que não chega a ser uma infecção.”

Principais vilões: antibióticos e corticosteróides

“O erro mais comum cometido por três em cada 10 pacientes é usar colírio antibiótico para tratar conjuntivite viral ou alérgica”, destacou Queiroz Neto, sustentando que “o tratamento de conjuntivite viral que, geralmente, dura 15 dias, chega a necessitar de três a quatro meses de acompanhamento médico, com a agravante de o antibiótico não fazer efeito e tornar a pessoa resistente ao fármaco.”

De acordo com o especialista, nos casos mais graves “o tratamento é feito com lágrimas artificiais, colírios anti-inflamatórios hormonais ou não hormonais”, ressalvando que “não é só o uso tópico de antibióticos que cria barreiras para a acção dos princípios activos de antibióticos.”

De referir que, as alergias oculares também podem aparecer na forma mais branda de conjuntivite sazonal que, em geral, pode ser tratada com compressas geladas, desde que recomendadas por um oftalmologista.

O oftalmologista brasileiro reforçou ainda que a toma prolongada de grandes quantidades de antibiótico, - que, no caso dos olhos, é usado para combater a conjuntivite bacteriana - “pode complicar o tratamento de uma infecção ocular”, concretizando que, por norma, “as conjuntivites virais desaparecem em cinco dias como uma resposta natural do organismo que ganhou imunidade.”

Outra grave consequência do abuso de antibióticos e corticosteróides é alterar a defesa do organismo, apontou Queiroz Neto. Recorde-se que, o FARMACIA.COM.PT publicou, esta semana, uma reportagem sobre a resistência aos antibióticos.

Raquel Pacheco

Fonte: Revista Fator/BBC

Sem comentários: