quinta-feira, 12 de julho de 2007

Reavaliação do NICE recomenda Alimta para tratamento do mesotelioma

O Alimta, da Eli Lilly & Co., deverá ser financiado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido para uma forma de cancro do pulmão associado à exposição ao amianto.

Na sua avaliação final, o Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) do Reino Unido recomendou que o Alimta (pemetrexed), da Eli Lilly, deve estar disponível no Serviço Nacional de Saúde para determinados pacientes com mesotelioma. A decisão foi tomada após a farmacêutica ter contestado a resolução original de Junho de 2006, de não recomendar o produto para esta situação devido a ser dispendioso.

O director de implementação do NICE, Gillian Leng, explicou que a avaliação inicial das provas sugeria que estas eram insuficientes para demonstrar que o fármaco era melhor do que outros menos dispendiosos. Contudo, Leng acrescentou que, durante o processo de reavaliação, ficou claro um número de factores significativos, o que, tomado em consideração, permitiu que o comité de avaliação independente recomendasse o Alimta como opção de tratamento para a maioria dos pacientes com mesotelioma.

Nas indicações revistas, o NICE recomenda que o Alimta fique disponível para pacientes com mesotelioma pleural maligno que conseguem executar as tarefas diárias, mas cujo cancro está avançado e para os quais a cirurgia não é considerada apropriada. O NICE não recomenda o Alimta para pacientes que estão demasiado doentes para tolerar quimioterapia adicional ao tratamento. As recomendações finais são esperadas para Setembro.

O director-geral da Lilly UK, Andrew Hotchkiss, acrescentou que a avaliação revista mostra que o NICE reconheceu os benefícios que o Alimta pode oferecer em termos de sobrevivência e qualidade de vida. A decisão significa que a maioria das pessoas com mesotelioma poderão agora obter pemetrexed através do Serviço Nacional de Saúde. Um tratamento com o fármaco custa em média 8.000 libras por paciente, quando combinado com o agente de quimioterapia cisplatina. A farmacêutica prevê que o Serviço Nacional de Saúde gaste entre 3,4 milhões e 5,7 milhões de libras por ano com o Alimta.

Mais informações relativas ao Alimta e suas aplicações podem ser consultadas no farmacia.com.pt, no artigo “ALIMTA® útil no tratamento do cancro do pulmão”, publicado no dia 03 de Junho.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg, BBC News

Sem comentários: