segunda-feira, 9 de julho de 2007

AstraZeneca entra em acordo de 200 milhões de libras com a Silence Therapeutics

A AstraZeneca assinou um acordo de colaboração em I&D (Investigação e Desenvolvimento) com a Silence Therapeutics para novas terapêuticas respiratórias, com a duração de três anos. O acordo pode chegar a render até 200 milhões de libras para a Silence Therapeutics.

A Silence Therapeutics e a AstraZeneca irão colaborar conjuntamente na fase inicial de identificação e optimização de novas moléculas siRNA. Esta colaboração tem como objectivo o desenvolvimento e a descoberta das propriedades das moléculas siRNA contra cinco alvos específicos identificados pela AstraZeneca.

A AstraZeneca irá receber uma licença para a tecnologia siRNA da Silence Therapeutics, mediante o pagamento de 7,5 milhões de libras. A Silence Therapeutics irá receber inicialmente um pagamento referente a taxas de acesso de 2,5 milhões de libras, e a AstraZeneca irá ainda comprar 5 milhões de libras de acções da Silence Therapeutics. A Silence Therapeutics também irá receber pagamentos que dizem respeito aos objectivos comerciais atingidos e regalias em qualquer produto comercializado, enquanto que a AstraZeneca será responsável pelo desenvolvimento clínico e comercialização de todos os candidatos desenvolvidos durante o acordo.

O vice-presidente da área de investigação e desenvolvimento da AstraZeneca, Jan Lundberg, sublinhou que a tecnologia siRNA permitirá à AstraZeneca apontar mecanismos de doenças difíceis de tratar por pequenas moléculas e outras abordagens. O acordo inclui uma opção para estender a colaboração a outras doenças.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, Silence Therapeutics

Sem comentários: