quinta-feira, 5 de julho de 2007

GlaxoSmithKline planeia entrar no mercado de vacinas japonês

A GlaxoSmithKline Plc. quer entrar no mercado de vacinas do Japão com o Cervarix, para o cancro cervical, e está a desenvolver mais três inoculações para possível comercialização no país.

A Glaxo está a conduzir ensaios clínicos do Cervarix no Japão, com o objectivo de comercializar o fármaco no país, caso seja aprovado. O presidente da unidade de vacinas da Glaxo, Jean Stephenne, revelou que a farmacêutica também poderá lançar ensaios de vacinas para a gripe, doença pneumocócica e rotavírus, no Japão.

Para além disso, a Glaxo está a negociar com o governo japonês a possibilidade de fornecer o país com vacinas sazonais da gripe e pré-pandémicas. Se o governo pretender armazenar a vacina, como protecção contra uma pandemia provocada pela gripe das aves, a Glaxo irá procurar parceiros locais.

Os regulamentos que requerem que as vacinas sejam testadas em pacientes japoneses, antes que possam ser comercializadas no país, atrasam frequentemente a sua introdução. Segundo Stephenne, a população do Japão não beneficia tão rapidamente com as vacinas como as pessoas que vivem na América do Norte ou na Europa.

O mercado de vacinas japonês, no ano passado, estava avaliado em cerca de 64,7 mil milhões de ienes (529 milhões de dólares), de acordo com a unidade japonesa da IMS Health Inc., uma companhia que segue as tendências da indústria farmacêutica global.

As vacinas pré-pandémicas, juntamente com as vacinas para o cancro cervical, rotavírus e doença pneumocócica, estão na terceira e última fase de estudos necessários para a aprovação nos Estados Unidos.

O Cervarix, que recebeu autorização para ser comercializado pelos reguladores australianos em Maio, no Japão está na segunda fase de um processo de três. Este fármaco tem o potencial de gerar cerca de 1,5 mil milhões de dólares por ano para a Glaxo até 2010 e 5 mil milhões por ano enquanto estiver no seu auge, de acordo com dados de uma pesquisa, datada de 15 de Maio do analista Navid Malik da Collins Stewart, em Londres.

A Glaxo não deu indicações acerca de quando irão começar os estudos no Japão para as outras três vacinas.

Informações mais detalhadas acerca do Cervarix podem ser consultadas no farmacia.com.pt, no artigo “Cervarix protege contra lesões pré-cancerígenas”, publicado no dia 29 de Junho.

Isabel Marques

Fontes: Firstword, Bloomberg

1 comentário:

Rui Borges disse...

A referência a outra notícia é excelente!!