sábado, 8 de setembro de 2007

Vírus Tropical chega à Europa

Nos últimos dois meses a província italiana de Ravenna registou cerca de 200 casos de contagio com o vírus Chikungunya, uma doença infecciosa tropical, transportada para a Europa pelo mosquito Aedes albopicuts. Esta é a primeira vez que uma doença tropical chega à Europa e motivou já um alerta do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC).

Um idoso de 83 anos terá morrido na sequência das picadas deste insecto e um outro homem está internado em coma, existindo fortes suspeitas de que tenha também sido picado pelo mosquito.

Conhecido como “a doença que paralisa”, o vírus provoca febres, dores crónicas, rigidez nas articulações e inchaços dos membros, podendo mesmo ser mortal. Após a picada ocorre uma infecção que dura entre três a cinco dias e a recuperação pode durar entre uma a 10 semanas.

Depois dos casos detectados em duas aldeias perto da cidade de Cervia, na região de Emilia Romagna, a 200 quilómetros de Roma, o ECDC decidiu emitir um alerta, de forma a exortar os turistas europeus, que viajem para a região, para o uso de repelentes e de redes mosquiteiras.

Apesar do alarmismo os habitantes da região não receiam o pior, pois como relembra o escritor Carlo Lucarelli, que vive na área afectada, "esta é uma zona que já teve de lidar com a malária. Atenção, sim, mas sem exagerar".

A Índia é o pais tropical com mais casos registados, só no ano passado foram detectados mais de 1 milhão de casos de infecção com o Chikungunya, para o qual não existe tratamento nem vacina.

Inês de Matos

Fonte: Diário de Noticias, Sol

1 comentário:

ptcp disse...

Este assunto já foi publicado na sexta-feira. Pode repetir temas já publicados mas terá de acrescentar algo relevante ao artigo já publicado ou abordá-lo por uma perspectiva diferente.