quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Ácido lipóico pode reduzir risco de doenças cardiovasculares

Estudo norte-americano em ratos revela que suplementos de ácido lipóico podem inibir a formação de lesões arteriais, baixar os triglicerídeos, e reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e ganho de peso.

Os investigadores, do Instituto Linus Pauling e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Oregon, e da Universidade de Washington, descobriram que os ratos que receberam suplementos de ácido lipóico simplesmente escolheram comer menos do que o grupo de controlo que não recebeu suplementos, sugerindo uma redução do apetite.

Noutro teste, os ratos que receberam suplementos ganharam menos peso do que os ratos do grupo de controlo, que receberam quantidades idênticas de comida, sugerindo uma taxa metabólica mais elevada e níveis de actividade aumentados.

O estudo, publicado na “Circulation” da “American Heart Association”, descobriu que os suplementos de ácido lipóico reduziram a formação de lesões ateroscleróticas em dois tipos de ratos, que são amplamente utilizados para estudar doenças cardiovasculares, em 55 e 40 por cento, respectivamente. Os suplementos foram também associados a menos de cerca 40 por cento de ganho de peso, e níveis mais baixos de triglicerídeos.

Os suplementos de ácido lipóico podem ser uma abordagem promissora para prevenir o ganho de peso, e para baixar o risco de doenças cardiovasculares em humanos. Os autores do estudo concluíram que o ácido lipóico pode ser um útil adjunto na prevenção e tratamento de doenças vasculares ateroscleróticas.

Os cientistas afirmaram que o seu estudo em ratos não pode ser directamente extrapolado para além do laboratório, mas sugere fortemente que o suplemento de ácido lipóico pode ser útil como estratégia de intervenção não dispendiosa, mas efectiva.

As quantidades utilizadas na investigação não poderiam ser obtidas através de qualquer dieta normal e, para consumo humano, podem equivaler a suplementos de cerca de 2 000 miligramas por dia, mas até a níveis dietéticos baixos e normais, o composto pode ter um papel chave na energia metabólica, segundo os investigadores. O ácido alfa lipóico é um nutriente, que ocorre naturalmente, encontrado em baixos níveis em vegetais com folhas verdes, batatas e carnes, especialmente órgãos, tais como rins, coração, fígado.

Segundo os investigadores elevados níveis de ácido lipóico podem também actuar como um antioxidante, e ajuda a normalizar sinalização de insulina e metabolismo da glucose. Segundo Balz Frei, professor e director do Instituto Linus Pauling, todas estas descobertas também reforçam a necessidade de mais estudos humanos completos, o que será o próximo passo da investigação, em estudos clínicos aleatórios, duplamente cegos, durante os próximos cinco anos com a Universidade de Saúde e Ciência de Oregon.

Isabel Marques

Fontes: www.upi.com, www.thaindian.com, ScienceDaily

Sem comentários: