segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Combinação de quatro fármacos favorável para cancro do pulmão

Investigadores norte-americanos revelaram que a combinação de dois fármacos de quimioterapia com duas terapias direccionadas demonstrou ser segura e ajudou os pacientes com cancro do pulmão avançado a viver mais tempo.

A combinação de Avastin (bevacizumab), da Roche & Co, Erbitux (cetuximab), da ImClone Systems, carboplatina e paclitaxel pareceu aumentar, em média, dois meses à sobrevivência dos pacientes, de 12 para 14 meses.

Foi a primeira vez que duas terapias direccionadas foram utilizadas conjuntamente com quimioterapia tradicional deste forma. O Dr. Edward Kim referiu ainda que o Avastin e o Erbitux pareceram actuar sinergicamente.

Segundo o Dr. Kim, a base do estudo foi a descoberta de que o Avastin melhora a eficácia da terapia existente, possibilitando assim uma melhoria do regime com Erbitux, carboplatina e paclitaxel.

Os investigadores testaram 110 pacientes com cancro do pulmão, em fase 3 ou 4, num ensaio de segurança e eficácia de Fase II. Os pacientes receberam seis ciclos dos quatro fármacos e posteriormente, como manutenção, infusões contínuas de Avastin e Erbitux.

Os investigadores revelaram, no Simpósio Multidisciplinar em Oncologia Torácica Chicago 2008, que 53 por cento dos pacientes apresentaram uma redução dos tumores e 24 por cento estabilizaram a doença. Em média, os pacientes tiveram sete meses sem crescimento dos tumores e sobreviveram 14 meses.

Os pacientes que anteriormente receberam os três fármacos, sem o Avastin, apresentavam uma média de 5,5 meses sem crescimento dos tumores e 12 meses de sobrevivência geral.

No que se refere a efeitos adversos, quatro pacientes morreram durante o tratamento, sendo o Avastin conhecido por algumas vezes provocar hemorragia interna, e 40 pacientes apresentaram os efeitos secundários habituais, como dor no nervo e baixo número de células sanguíneas.

Embora muitos fármacos sejam utilizados para tratar o cancro do pulmão, quase todos deixam de funcionar eventualmente.

O cancro do pulmão é a principal causa de morte globalmente, com 1,2 milhões de mortes todos os anos e 114 mil anualmente nos Estados Unidos, segundo a Sociedade Americana de Cancro.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE4AC6OI20081113?sp=true

Sem comentários: