segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FDA alerta para efeitos adversos de Zyprexa e Lamisil em crianças

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA), numa revisão de segurança, indicou que o fármaco antipsicótico Zyprexa (olanzapina), da Eli Lilly, e o medicamento antifúngico Lamisil (terbinafina), da Novartis AG, devem ser monitorizados relativamente a potenciais riscos de efeitos adversos na população pediátrica.

No que diz respeito ao Zyprexa, os reguladores relataram que não surgiram novos sinais de segurança como parte desta revisão. Contudo, esta alertou que a população pediátrica não está livre dos eventos adversos provocados pela terapia com olanzapina.

Os reguladores recomendaram uma revisão da informação de prescrição do fármaco, de modo a incluir o potencial risco de efeitos metabólicos que têm sido observados, tanto em adultos como em crianças que tomaram o fármaco.

Actualmente, o Zyprexa está aprovado para pacientes com mais de 18 anos, não sendo recomendada a administração de olanzapina a crianças e adolescentes. A rotulagem do medicamento já inclui uma referência relativa ao risco de aumento de peso nesta população.

A FDA também recomendou que seja efectuada uma investigação adicional relativamente aos eventos psiquiátricos relatados entre os pacientes tratados com Lamisil, incluindo depressão, ideias suicidas e dor auto-infligida.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=3009C82B57874FE79377B9798AEED452

Sem comentários: