segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Exercício físico e cálcio diminuem risco de síndrome metabólica

Investigadores norte-americanos revelaram que adoptar sessões diárias de exercício físico e uma dieta rica em cálcio pode ajudar a reduzir o risco de síndrome metabólica, que aumenta o risco cardíaco.

O autor do estudo, Adam Reppert, dietista clínico do Hospital Swedish Covenant, em Chicago, referiu que a síndrome metabólica é um conjunto de sintomas, incluindo elevado perímetro abdominal, pressão sanguínea elevada, níveis elevados de colesterol e insensibilidade à insulina, que juntos são sinal de um risco significativamente mais elevado de doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Num inquérito telefónico em 2005, 5.077 adultos do Illinois forneceram informações relativamente a condições de saúde, hábitos de exercício e ingestão de fruta, vegetais e outras fontes de cálcio.

Os investigadores descobriram que a síndrome metabólica era mais prevalente nos mais velhos, na população menos favorecida, nas pessoas com menos escolaridade e naqueles que praticavam menos actividade física, consumiam menos frequentemente alimentos ricos em cálcio e tinham hipertensão ou hipercolesterolemia.

O estudo, publicado na “American Journal of Health Promotion”, descobriu que os adultos que relataram pouco, ou nenhum, exercício físico diário tinham aproximadamente o dobro do risco de desenvolver a doença e que os adultos que não consumiam alimentos ricos em cálcio regularmente tinham um risco cerca de 1,5 vezes maior de desenvolver síndrome metabólica, em comparação com os que seguiam dietas ricas em cálcio.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2008/11/07/Exercise_calcium_cuts_metabolic_syndrome/UPI-54801226083371/

Sem comentários: