domingo, 22 de março de 2009

Álcool é o maior factor de risco de alguns cancros

Investigadores canadianos referiram que o álcool é o maior factor de risco de cancro relacionado com o acetaldeído, que ocorre frequentemente no tracto digestivo superior.

Os investigadores do Centro para Dependência e Saúde Mental, em Toronto, e do Laboratório de Investigação Química e Veterinária de Karlsruhe, na Alemanha, referiam que o acetaldeído está amplamente presente no ambiente, é inalado através do ar e fumo do tabaco, ingerido através do álcool e alimentos e produzido no organismo humano durante o metabolismo das bebidas alcoólicas.

A investigação indicou que este químico orgânico tem um papel significativo no desenvolvimento de determinados tipos de cancros, especialmente do tracto digestivo superior, e está actualmente classificado como um possível carcinogénico pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo, publicado na “Addiction”, descobriu que o risco derivado da ingestão de acetaldeído apenas através de bebidas alcoólicas pode exceder os limites de segurança habituais para consumidores excessivos de álcool.

O estudo de avaliação de risco descobriu que a exposição média ao acetaldeído derivada das bebidas alcoólicas resultou num risco de cancro ao longo da vida de 7,6/10 000.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/03/20/Alcohol_greatest_risk_factor_some_cancers/UPI-71681237602618/

Sem comentários: