domingo, 22 de março de 2009

Chá verde pode ajudar a manter as gengivas saudáveis

Um novo estudo sugere que uma chávena de chá verde por dia pode ajudar a prevenir doença das gengivas.

Os investigadores da Universidade de Kyushu, em Fukuoka, no Japão, descobriram que, entre japoneses de meia-idade, a probabilidade de sofrer de doença das gengivas diminuía à medida que a ingestão de chá verde aumentava.

Os investigadores relataram na “Journal of Periodontology” que, por cada chávena diária que os homens bebiam, o risco de apresentarem sinais de doença das gengivas, incluindo retracção gengival, gengivas que sangram facilmente, diminuía.

Contudo, as descobertas não significam que o chá verde é um substituto da consulta do dentista. O Dr. Yoshihiro Shimazaki referiu à Reuters Health que a relação entre o chá verde e as baixas probabilidades de doença das gengivas foi moderadamente reduzida, sendo um bom cuidado oral geral o mais importante.

Para este estudo, os investigadores examinaram 940 homens, com idades entre os 49 e os 59 anos, procurando sinais de doença das gengivas. Os homens também completaram um questionário relativamente aos hábitos de fumar e beber, hábitos de lavagem dos dentes e ingestão de chá verde.

No geral, o estudo descobriu que as probabilidades de doença das gengivas diminuíam à medida que a ingestão de chá verde aumentava, mesmo tendo os outros factores de estilo de vida em consideração.

Contudo, os investigadores não possuíam informações relativas à dieta alimentar dos homens, sendo que estudos anteriores sugeriram que determinados alimentos e nutrientes, como cereais integrais, fibra e vitamina C, podem proteger contra doença das gengivas.

De acordo com o Dr. Shimazaki, se o chá verde em si combate realmente a doença das gengivas, pode dever-se à sua concentração de compostos antioxidantes chamados polifenóis.

A doença das gengivas ocorre devido a infecções bacterianas, sendo que investigações laboratoriais sugerem que os polifenóis do chá verde podem inibir esses germes e os danos que estes provocam.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/03/20/eline/links/20090320elin001.html

Sem comentários: