terça-feira, 10 de março de 2009

Dieta alimentar pode fazer parte do tratamento da esquizofrenia

Um investigador canadiano sugere que algumas pessoas com esquizofrenia podem ser ajudadas através da análise da bioquímica individual, deficiência de nutrientes, dieta e alergias.

O Dr. Abram Hoffer, um psiquiatra de Toronto, referiu que alguns estudos demonstraram que a predisposição para a esquizofrenia é herdada e, embora pouco se possa fazer em relação aos factores genéticos que podem levar ao início da esquizofrenia, as modificações nutricionais podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e a retardar a progressão da doença.

O investigador referiu que muitas pessoas que sofrem de esquizofrenia têm níveis baixos de açúcar no sangue, isto é, hipoglicemia, e alergias. As alergias alimentares mais comuns encontradas nas pessoas com esquizofrenia são aos açúcares, produtos lácteos e trigo.

O Dr. Hoffer revelou ainda que acredita que o tratamento ortomolecular, que significa as moléculas exactas na quantidade certa, é efectivo em 80 por cento ou mais dos pacientes com esquizofrenia e que este é o melhor tratamento desenvolvido até agora.

Para corrigir as moléculas do corpo é necessário oferecer ao corpo as peças com as quais ele próprio é feito. A medicina ortomolecular caracteriza-se por administrar, como terapêutica, vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, enzimas, pré e próbióticos e hormonas.

O Dr. Jonathan Prousky, médico naturopata e conselheiro de saúde ortomolecular, referiu que os especialistas em medicina ortomolecular utilizam planos de nutrição adaptados às necessidades de saúde dos indivíduos, de modo a garantir uma dieta que tem as quantidades apropriadas de vitaminas e nutrientes, necessários para prevenir o início da doença ou para tratar uma doença existente e desequilíbrios.

No tratamento da esquizofrenia, um especialista em medicina ortomolecular irá normalmente prescrever uma dieta especial juntamente com vitaminas e minerais, particularmente vitamina B3, de acordo com as necessidades individuais do paciente.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/03/09/Diet_may_be_part_of_schizophrenia_therapy/UPI-20841236625015/

Sem comentários: