quarta-feira, 4 de março de 2009

Probióticos podem ajudar algumas pessoas com fadiga crónica

Investigadores suecos relataram que os suplementos que contêm bactérias boas podem ajudar algumas pessoas que sofrem de síndrome de fadiga crónica a sentirem-se melhor, mas podem também fazer com que outras se sintam pior.

A co-autora do estudo, a Dra. Birgitta Evengard, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, referiu à Reuters Health que vale a pena tentar. A Dra. Evengard referiu que recomenda aos seus pacientes com síndrome de fadiga crónica que experimentem tomar os probióticos testados no estudo e que parem se se começarem a sentir pior, mas que tentem tomá-los durante três semanas se se sentirem melhor ou se não notarem um efeito imediato.

As evidências apontam cada vez mais para a necessidade de um tratamento individualizado para a síndrome de fadiga crónica. A causa desta doença, caracterizada por fadiga debilitante que não melhora com descanso e pode piorar com actividade física e mental, continua desconhecida, apesar de existirem evidências de que possa estar envolvida uma disfunção no sistema neuro-hormonal ou no sistema imunitário.

Dado que existe uma ligação próxima entre os intestinos e o sistema imunitário, assim como o sistema nervoso central, os investigadores decidiram testar se os probióticos, que podem restaurar o equilíbrio normal das bactérias no sistema digestivo, podem ajudar os pacientes com síndrome de fadiga crónica.

Os investigadores primeiro observaram 10 mulheres e cinco homens com síndrome de fadiga crónica que não foram tratados durante duas semanas. Posteriormente, os participantes tomaram dois decilitros de Iogurte Natural Cultura Dophilus, duas vezes por dia, durante quatro semanas, sendo depois seguidos durante mais quatro semanas.

O estudo, publicado na “Nutrition Journal”, revelou que seis dos pacientes relataram melhorias dos sintomas, enquanto um paciente referiu que os sintomas pioraram. Quatro das mulheres relataram uma melhoria da sua saúde física e duas referiram que a saúde mental tinham melhorado no final do estudo. Um homem relatou melhoras da saúde física e outro homem referiu melhoras da saúde mental.

A Dra. Evengard referiu que para alguns pacientes foi uma diferença dramática, acrescentando que o desafio para o futuro será descobrir quem irá ou não beneficiar da utilização de probióticos.

Os probióticos são bactérias amigáveis que fortalecem o maior sistema de defesa do corpo humano, os intestinos, contra reacções inflamatórias, diarreia, stress, doenças infecciosas e acção dos antibióticos. Os probióticos são organismos vivos que, quando ingeridos em concentrações adequadas, são benéficos para a saúde do consumidor.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/02/27/eline/links/20090227elin025.html

Sem comentários: